Filmes

Notícia

Tomorrowland combate o futuro de Mad Max, diz roteirista

Brad Bird e Damon Lindelof conversaram com o Omelete sobre o filme com George Clooney e Hugh Laurie

18.05.2015, às 18H10.
Atualizada em 09.11.2016, ÀS 00H00

Com a estreia mundial de Mad Max - Estrada da Fúria na última semana, o público testemunhou o retorno da franquia responsável por estabelecer grande parte dos conceitos modernos sobre apocalipse e afins no cinema. A sétima arte, porém, já viu o futuro com olhos mais otimistas e é esse sentimento que o diretor Brad Bird (Gigante de FerroOs Incríveis, RatatouilleMissão: Impossível - Protocolo Fantasma) e o roteirista Damon Lindelof (LostPrometheus,Além da Escuridão: Star Trek) querem resgatar em Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada é Impossível.

None

Leia nossas primeiras impressões sobre Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada é Impossível

A dupla, que falou com o Omelete durante a última New York Comic Con, criou a sua utopia baseada em uma das atrações dos parques da Disney (mesma origem da franquia Piratas do Caribe). Bird explica, contudo, que o que o atraiu para o projeto não foi o espaço da atração, mas a ideia do lugar chamado Tomorrowland (terra do amanhã, em tradução livre): "A palavra “amanhã” está no centro do furacão. É algo que você teme ou fica aguardando ansiosamente. Existe uma teoria universal de que as pessoas podem ser influenciadas e que a forma como você imagina o seu futuro, pode determinar como ele será".

Foi daí que surgiu esse conceito de um futuro melhor, explica Lindelof: "Este filme começou com uma reunião em que discutíamos o significado da palavra “tomorrowland” no contexto do futuro. Muitos filmes, nos últimos 30 anos, falaram sobre o futuro como uma distopia. Mas a verdade é que não vamos conseguir entender o que vai acontecer. Se os robôs vão nos matar, se estaremos dentro da Matrix ou se teremos Exterminadores do Futuro correndo atrás da gente ou uma grande onda vai acabar com todo o ambiente. Tudo é muito Mad Max Blade Runner . Nunca é um futuro melhor do que este que temos hoje. Mas houve uma época, não muito tempo atrás, nos anos 1960, em que vimos esta bela utopia, um vislumbre de dias melhores. Isso é banal demais ou ainda é possível termos isso? E foi essa questão que nos levou à história que Brad e eu queríamos contar, porque nós gostamos desta ideia de colocar otimistas no papel de pessimistas".

O filme, porém, não implica necessariamente em saltos temporais, conta Lindelof: "Nós não queríamos descartar as viagens no tempo, mas o que podemos dizer é que este filme se passa em vários momentos diferentes do tempo. Um dos filmes que mais nos influenciou aqui foi Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977) porque ali você nunca sabe ao certo o que está acontecendo porque você está junto com o protagonista. Então, há alguns momentos do filme em que talvez os personagens pensem que estão viajando no tempo, mas para nós, a ideia principal é 'e se este mundo existir de verdade?', 'e se Tomorrowland for real?' Onde ele seria? Quem moraria lá? O que se faz por lá? Como chegar até lá? E se algo de errado acontecesse por la? ".

Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada é Impossível estreia em 4 de junho no Brasil.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.