Última Parada - 174

Indicação brasileira ao Oscar tem direção insatisfatória

26/09/2008 - 20:00 - Marcelo Hessel

Quando Sandro do Nascimento tomou reféns dentro do ônibus da linha Central - Gávea, no Rio de Janeiro, em 12 de junho de 2000, era um anônimo. Um de muitos, milhares. Mas como Sandro teve a rara oportunidade de dizer o que queria às câmeras de TV nas cinco horas em que sequestrou o ônibus 174, passou a ter não só uma voz, mas uma história.

Uma história que também deve ser igual a de muitos, com essas tristes coincidências que ainda nos chocam: anos antes de ser assassinado por policiais naquele começo de noite, Sandro escapou da chacina da Candelária porque se fingiu de morto. Isso está narrado em Ônibus 174, documentário que lançou o diretor de Tropa de Elite, José Padilha, e que fundou em 2002 as bases da história que agora é ficcionalizada em Última Parada - 174.

Ainda que as linhas gerais permaneçam lá (o 174, a Candelária, a ajuda de ONGs durante a adolescência, a mãe adotiva), toma-se uma série de liberdades para construir o arco dramático do protagonista - arco esse que o vitimiza, apresentando Sandro (interpretado pela revelação Michel Gomes) como o jovem incompreendido, incapaz de matar alguém, que perde a mãe cedo, é traído pelo parceiro e pela namorada e não consegue sequer ajuda para gravar um rap. Na vida real, o caso do 174 foi tratado oficialmente como assalto à mão armada. No filme do diretor Bruno Barreto, está mais para trágica casualidade.

Durante a primeira exibição do filme no Festival do Rio, Barreto fez questão de elogiar, em suas palavras, o "co-autor do filme", o roteirista Bráulio Mantovani. Veterano de Cidade de Deus, Mantovani dá ao texto o tom coloquial, naturalista, que o público hoje exige. A preparação de elenco segue a excelência do Brasil nessa área. Mas a direção de Barreto é insatisfatória.

Conhecido por suas comédias, ele insere humor em momentos inoportunos (quer pior momento do que a hora da tomada do ônibus?) e faz escolhas estéticas questionáveis, especialmente em duas cenas de sexo de Sandro: na primeira, Barreto fecha o close sobre um daqueles cobertores de sem-teto, como se houvesse naquela imagem cinza sem significado algo a se tirar; na segunda, filma de cima para baixo a cama, e corta seco para uma caixa de pizza sendo aberta - que relação estranha o diretor quer criar entre uma coisa e outra?

O que mais prejudica Última Parada - 174, porém, é um fator externo: o recente lançamento de Linha de Passe, de Walter Salles e Daniela Thomas. Antes de mais nada, ambos os filmes tratam da ausência dos pais, tema que se faz presente em vários filmes "de favela" de uns tempos para cá, como Cidade dos Homens e Show de Bola. Tanto Última Parada - 174 quanto Linha de Passe têm esse forte discurso social anterior à construção das imagens, mas os personagens de Barreto parecem caricaturas perto dos de Salles (o pastor evangélico é só o exemplo mais evidente).

E há, claro, os ônibus. O de Salles simboliza o desejo de mudança. O ônibus de Barreto é o melodramático megafone de uma pessoa que só queria se fazer ouvir. Não quero parecer implicante, mas me parece sintomático do discurso de cada filme que Salles tenha optado por não inscrever o seu na disputa por um lugar no Oscar 2009, enquanto Barreto levou a famigerada indicação antes mesmo da estréia de Última Parada - 174.

Veja também:
Última Parada 174
Última Parada 174
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar. Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

blog comments powered by Disqus
Publicidade

Omeletop As 5+

  • Lidas
  1. 1 - Batman vs Superman - A Origem da Justiça | Bat-sinal, ruínas da mansão Wayne e empresa de Lex Luthor nas novas imagens do filme

    Batman vs Superman - A Origem da Justiça | Bat-sinal, ruínas da mansão Wayne e empresa de Lex Luthor nas novas imagens do filme
    Longa estreia em 2016
  2. 2 - Wolverine | Hugh Jackman publica primeira foto do último filme do herói
  3. 3 - Homem-Formiga | Divulgada primeira foto oficial do uniforme da Vespa
  4. 4 - Esquadrão Suicida | "No final, eu realmente queria matar alguém", diz Cara Delevingne sobre viver a vilã Magia no filme
  5. 5 - Batman vs Superman | Personagem de Tao Okamoto é revelada
  6. Ver todos
Publicidade

Fotos

Colonia-29julho2015-01.jpg
colonia
sobrenatural-capitulo-3_22_uTOUmcvAI0uqWxrnkTnLCEu3OHn.jpg
sobrenatural-capitulo-3
Arrow-4a-temporada-29Jul2015.jpg
Arrow
Caça-Fantasmas-primeira-foto-oficial.jpg
Caca-Fantasmas
Perdido-em-Marte-29julho2015-13.jpg
the-martian
Anthropoid.jpg
anthropoid
Equals-29julho02015-05.jpg
Equals
black-mass.jpg
black-mass
The-Walking-Dead-6a-temporada-29Jul2015-02.jpg
The-Walking-Dead
Spotlight-9fev2015-elenco.jpg
Spotlight
Missao-Impossivel-Nacao-Secreta-22julho2015-16.jpg
Missão Impossível - Nação Secreta
Batman-Vs-Superman-29julho2015-05.jpg
Batman-Vs-Superman
Publicidade