Filmes

Notícia

Uma Mente Brilhante | Morre John Nash, matemático que inspirou o filme

Nash e sua esposa Alicia foram vítimas de um acidente de carro

24.05.2015, às 11H15.

John Nash, matemático vencedor do prêmio Nobel de economia de 1994 que inspirou o filme Uma Mente Brilhante, faleceu neste sábado, 23 de maio. Segundo o NJ, Nash sofreu um acidente de carro ao lado de Alicia Nash, sua esposa, e nenhum dos dois sobreviveu. John tinha 86 anos e Alicia 82.

None

De acordo com declaração da polícia, o casal estava viajando de taxi quando o motorista perdeu controle durante uma ultrapassagem e bateu no guard rail da estrada, ejetando os Nashes do carro. Eles não usavam cinto de segurança. O motorista do taxi foi levado ao hospital mais próximo com lesões não-fatais.

Nash sofria de esquizofrenia do tipo paranoica e acabou se tornando, ao lado de Alicia, defensores da atenção à saúde mental após seu filho, também John, ter sido diagnosticado com a mesma doença.

Russell Crowe, indicado ao Oscar pela interpretação de Nash em Uma Mente Brilhante, tuitou sobre a morte do casal: "Chocado... meu coração está com a família de John & Alicia. Uma incrível parceria. Mentes brilhantes, corações brilhantes". Confira:

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.