Filmes

Crítica

O Massacre da Serra Elétrica 3D - A Lenda Continua | Crítica

Sequência/reboot dá novo fôlego à série, mas tropeça no entendimento de maníaco clássico do cinema

16.05.2013, às 18H29.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H47

Era mesmo esperado que a melhor coisa de O Massacre da Serra Elétrica 3D - A Lenda Continua fosse a introdução do filme, que converte para a estereoscopia trechos do clássico de 1974, dirigido por Tobe Hopper.

O Massacre da Serra Elétrica 3D - A Lenda Continua

None

O Massacre da Serra Elétrica 3D - A Lenda Continua

None

A abertura serve para ambientar o público que desconhece o legado do longa-metragem, que se inspirou na história do maníaco norte-americano Ed Gein, fazendo um recorte pré-créditos com cenas que dão um panorama do original. O novo filme começa imediatamente após o clímax do terror setentista, apresentando uma dezena de novos personagens, e segue em um caminho que ignora completamente todas as continuações.

Vinte anos depois desses eventos conhecemos Heather, personagem vivida por Alexandra Daddario, que descobre ter herdado um casarão no interior do Texas de uma avó que sequer desconfiava ter. Ela parte então com alguns amigos ao lugar - e os segredos da cidade e seus moradores não demoram a surgir.

O Massacre da Serra Elétrica 3D - A Lenda Continua é ao mesmo tempo uma sequência e um reinício para a série. Apesar de começar absolutamente convencional (cinco jovens bonitos entrando em uma casarão fechado é a farinha de trigo do filme de maníaco), o filme dirigido por John Luessenhop (Ladrões) logo adquire algumas camadas que injetam novidade à franquia. Nada que seja completamente inesperado, mas ao menos os roteiristas Debra Sullivan e Adam Marcus criam um universo mais elaborado para a série, que abre oportunidades pelo menos curiosas e com potencial, se bem desenvolvidas.

Já os fãs do gore devem apreciar as (lamentavelmente poucas) mortes promovidas por Leatherface (Dan Yeager) - motosseras ficam lindas em 3D -, mas fica a ressalva do novo status quo do psicopata. Maníacos são maníacos... e se icônicos vilões forem entendidos como anti-heróis, o que sobrará para o futuro do gênero? Ao enxergar Leatherface como uma força domável, O Massacre da Serra Elétrica 3D - A Lenda Continua abre um precedente questionável. Não pode existir redenção para forças da natureza.

O Massacre da Serra Elétrica, 1974

Nota do Crítico
Bom
O Massacre da Serra Elétrica - A Lenda Continua
Texas Chainsaw 3D
O Massacre da Serra Elétrica - A Lenda Continua
Texas Chainsaw 3D

Ano: 2013

País: EUA

Classificação: 18 anos

Duração: 92 min

Direção: John Luessenhop

Roteiro: Adam Marcus, Debra Sullivan

Elenco: Alexandra Daddario, Dan Yeager, Bill Moseley, Marilyn Burns, Tania Raymonde, Trey Songz, Scott Eastwood, Richard Riehle, Shaun Sipos, Thom Barry, Keram Malicki-Sánchez, Sue Rock, Paul Rae, Gunnar Hansen, John Dugan, Dodie Brown, Kari J. Kramer, Sam McKinzie, James MacDonald

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.