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Possessão | Crítica

Possessão

10.10.2002, às 00H00.
Atualizada em 03.11.2016, ÀS 11H08

Apesar do título, Possessão (Possession, 2002), de Neil LaBute, não tem nada a ver com suspenses sobrenaturais. Pelo contrário. O filme se inspira em um romance publicado em 1990 pela escritora A. S. Byatt, vencedora do Booker Prize, tradicional prêmio da literatura britânica. Como tema, as coisas que envolvem o amor, além de alguns (pre)conceitos e normas sociais que influenciam casais enamoradas há séculos.

Na Londres contemporânea, em meio às comemorações do centenário do poeta fictício Randolph Henry Ash, o pesquisador norte-americano Roland Michell (Aaron Eckhart), bolsista em uma faculdade de Literatura, descobre manuscritos do poeta intactos. Prestigiado autor da Era Vitoriana, Ash se tornou famoso pelas declarações de amor à sua esposa, mas a carta descoberta por Michell sugere um caso proibido com uma poetisa, Christabel LaMotte. Assim, o norte-americano procura Maud Bailey (Gwyneth Paltrow), uma especialista na biografia de Christabel, para revolver a História.

Conforme as pesquisas avançam, e os dois estudiosos se aproximam, o filme introduz flashbacks que retratam o romance de Ash (Jeremy Northam, o galã hollywoodiano de Gosford Park) e Christabel (Jennifer Ehle), cada vez mais intenso, apesar do purismo da época. Enquanto isso, Maud e Michell, receosos, atravessam discussões sobre relacionamentos fracassados. O objetivo de Possessão fica claro: demonstrar como algumas regras perduram durante séculos, apesar das liberdades sexualis de hoje.

A experiência de LaBute em filmes como Na companhia de homens (In the company of men, 1997) e o ótimo A enfermeira Betty (Nurse Betty, 2000) tornam Possessão um filme interessante, apesar de um tanto adocicado. Habitualmente emparelhado com posições críticas e polêmicas, LaBute evita a armadilha do melodrama, cria um ritmo dinâmico de idas-e-vindas no tempo - e ainda satiriza a rixa entre ingleses e norte-americanos.

Mas há um problema. Em muitos momentos, apesar da qualidade de Gwyneth e de Eckhart, a relação entre Maud e Michell esbarra na superficialidade dos clichês. São diálogos manjados, brigas esquemáticas e reconciliações forçadas. Felizmente, nada que tire o prazer de acompanhar a história proibida da parte passada na Era Vitoriana.

O resultado depende muito do humor do espectador. Ele pode sair achando o filme uma história inventiva, original, leve e romântica na medida. Ou pode sair com a impressão de que ouviu algumas piadas engraçadas, mas no fundo tudo não passava de verniz erudito e esnobe para o amor batido e sem química de Maud e Michell.

Possessão
(Possession) EUA, 2002

Direção: Neil LaBute
Roteiro: David Hwang
Elenco: Gwyneth Paltrow, Aaron Eckhart, Jeremy Northam, Jennifer Ehle, Lena Headey, Holly Aird

Imagens © Warner Bros. Pictures

Nota do Crítico
Bom
Possessão (2002)
Possession
Possessão (2002)
Possession

Ano: 2002

País: EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 102 min

Direção: Neil LaBute

Elenco: Gwyneth Paltrow, Aaron Eckhart, Jeremy Northam, Jennifer Ehle, Lena Headey

Onde assistir:
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