Filmes

Crítica

Sem Direito a Resgate | Crítica

Adaptação do romance de Elmore Leonard tenta evitar a sina de ser prelúdio de Jackie Brown

25.02.2015, às 15H24.
Atualizada em 08.11.2016, ÀS 09H06

Embora Sem Direito a Resgate (Life of Crime) seja esperado por muita gente como um prelúdio de Jackie Brown, o filme do diretor Daniel Schechter não tenta emular Quentin Tarantino nem se filiar à blaxploitation (ou mesmo se situar marcadamente nos anos 1970). Seu longa-metragem se aproxima mais de outras tramas criminais de Elmore Leonard que se tornam comédias de reviravolta no cinema, como O Nome do Jogo.

O próprio produtor de Sem Direito a Resgate, Michael Siegel, já havia adaptado Leonard antes em O Nome do Jogo, e a trama aqui - baseada no romance The Switch, de 1978 - se presta bem aos desencontros cômicos e amorosos que beiram a comédia screwball. Acompanhamos a tentativa de sequestro de Mickey (Jennifer Aniston), mulher do empresário corrupto Frank Dawson (Tim Robbins). O fato de Frank não ter muito interesse em rever a esposa e muito menos pagar o resgate é o que aciona os desencontros.

Mos Def e John Hawkes vivem os sequestradores, Ordell e Louis, papéis vividos por Samuel L. Jackson e Robert De Niro em Jackie Brown. Enquanto Hawkes parece mesmo antever os trejeitos de De Niro na forma de andar e nos seus silêncios dramáticos, o Ordell de Mos Def só tem em comum com o de Jackson o talento junto às mulheres. Ator com ótimo timing cômico, o rapper não traz ao papel o mesmo senso de ameaça do Ordell de Jackie Brown.

(Nesse ponto, Sem Direito a Resgate definitivamente não tem nada de blaxploitation: o Ordell de Mos Def é o negro come-quieto que se contenta em atuar pelas beiradas, oposto do negro afirmativo de Jackson, que toma o sistema de assalto e o molda à sua imagem.)

Ao deixar de lado Jackie Brown e se concentrar no texto de Elmore Leonard, Schechter faz um bom trabalho ao tentar reproduzir, na montagem, o conhecido ritmo dos romances do escritor, que encadeiam viradas à base de diálogos rápidos e econômicos. Em Sem Direito a Resgate, alguns cortes são bem arriscados (planos parecem saltar de um a outro, em alguns momentos, como pequenas elipses) para dar velocidade à ação. Isso fica claro nas cenas expositivas e com narração em off; a ideia é forçar o público a acompanhar a passada larga.

Essa montagem que acelera e deixa lacunas na ação, e que aliada aos diálogos rápidos pode desnortear o espectador mais desatento, é o principal atrativo de Sem Direito a Resgate, ademais uma comédia policial bastante inofensiva que, no fim, parece evitar muitos paralelos com Jackie Brown não por cautela mas por desambição.

Nota do Crítico
Bom
Sem Direito a Resgate
Life of Crime
Sem Direito a Resgate
Life of Crime

Ano: 2013

País: EUA

Classificação: 14 anos

Duração: 98 min

Direção: Daniel Schechter

Roteiro: Daniel Schechter, Elmore Leonard

Elenco: Jennifer Aniston, Mos Def, Isla Fisher, Will Forte, Mark Boone Junior, Tim Robbins, John Hawkes

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.