Filmes

Crítica

Música, Amigos e Festa | Crítica

Embalado por EDM e com cara de clipe, longa só acerta quando foca na música

14.10.2015, às 19H32.

Como vários filmes que tentam vender os ideais americanos de sucesso no cinema, Música, Amigos e Festa (We Are Your Friends) fala sobre a jornada de um jovem talentoso em busca do estrelato. Aqui, ele é Cole (Zac Efron), um jovem que tenta emplacar a carreira de DJ, acompanhado por um grupo de amigos que, como todos os jovens, almejam o lifestyle de festas, drogas e curtição eterna enquanto precisam lidar com a realidade de mal terem dinheiro no bolso.

O longa tenta fugir das estruturas convencionais das típicas histórias de azarão de Hollywood ao dar importância quase igual entre o ponto principal do filme (a carreira de Cole) e todo o resto (o ambiente em que vive e as pessoas que ele conhece) - “o melhor momento da noite é quando tudo está prestes a começar”, recita o coadjuvante Esquilo (Alex Shaffer). Mas, nesta estratégia, o roteiro atira para todos os lados. Sendo assim, é natural que o filme erre muito, mas os momentos em que acerta são ótimos.

No caminho de Cole rumo ao estrelato, temos o relacionamento entre ele e seu grupo de amigos de infância: o tímido Esquilo, o amigão com coração grande e cérebro pequeno Mason (Jonny Weston) e o aspirante a ator e traficante Ollie (Shiloh Fernandez). Em uma noite na boate onde ganham dinheiro para levar garotas toda semana, Cole dá a sorte de se encontrar com o veterano DJ de sucesso James (Wes Bentley, que rouba a cena), que o acolhe como pupilo. O protagonista, é claro, acaba se apaixonando pela namorada do mestre, Sophie (Emily Ratajkowski).

Não contente em lidar com a ascensão do protagonista - supostamente o que gira a trama -, os anseios de seus colegas e um triângulo amoroso, o longa ainda tenta explorar o lado “vida real” quando o quarteto de jovens, desesperados por dinheiro, aceitam um emprego numa obscura imobiliária comandada por Paige (Jon Bernthal, também ótimo). Com tantos lados para seguir, o longa não se aprofunda em nada: o relacionamento entre todos os personagens é tão raso quanto suas descrições e as tentativas de comentário social, por muito pouco, não caem no moralismo barato.

“Se você é um DJ, tudo o que precisa é de um laptop, talento e uma música”, diz Cole logo na abertura do filme. Em sua estreia como diretor de longas, Max Joseph faz uma montagem ágil, misturando a linguagem de documentário de música com o ritmo acelerado de um lyric vídeo - com direito, inclusive, a legendas escancaradas de frases impactantes.

É quando esta linguagem se une à música que o longa faz mais sentido: seja na primeira festa que Cole e James vão juntos, onde uma viagem de fenilciclidina faz o jovem DJ enxergar tudo em cel-shading, ou na combinação magistral de som e imagem utilizada na cena em que o rapaz explica para Sophie como animar uma festa. No fim das contas, Música, Amigos e Festa é como vários outros longas que têm a música eletrônica como pano de fundo: só o que é importa é aproveitar a vibe.

 

Nota do Crítico
Regular
Música, Amigos e Festas
We Are Your Friends
Música, Amigos e Festas
We Are Your Friends

Ano: 2015

País: Reino Unido, França e EUA

Classificação: LIVRE

Direção: Max Joseph

Roteiro: Max Joseph, Meaghan Oppenheimer

Elenco: Vanessa Lengies, Zac Efron, Emily Ratajkowski, Jon Bernthal, Jonny Weston, Wes Bentley, Shiloh Fernandez, Zac Efron, Wes Bentley, Nick Rotteveel, Alessandro Lindblad, Jon Abrahams, Nick Rotteveel, Alessandro Lindblad

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.