Filmes

Crítica

Zoolander | Crítica

O Rei da Comídia

18.01.2002, às 01H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H12

Efetivamente, o ator e diretor Ben Stiller manda e desmanda na atual comédia norte-americana. Seja no humor inteligente de "Tenha Fé" ("Keeping the Faith", de Edward Norton, 2000) e "Entrando numa Fria" ("Meet the Parents", de Jay Roach, 2000) ou no nonsense rasgado de "Quem Vai Ficar com Mary?" ("Theres Something About Mary", de Bobby e Peter Farrelly, 1998), Stiller fatura prestígio e altas bilheterias. Em "Zoolander" (2001), o seu sucesso mais recente, ele produz, escreve, dirige, atua e ainda escala pais, esposa e amigos para o elenco.

Baseado num personagem de televisão criado por Stiller em 1996, "Zoolander" faz parte da segunda categoria, os filmes destinados ao besteirol descarrilhado e desgovernado. Derek Zoolander (Stiller), modelo masculino, faz anos acumula o posto de mais bonito do mundo da moda. Seu reinado, entretanto, fica ameaçado com o surgimento de um adversário, Hansel (o hilário Owen Wilson, ótimo como o coadjuvante "escada"). As mudanças atordoam Zoolander, que começa a questionar a subserviência dos modelos e a falsidade da indústria. Com a ajuda da jornalista Matilda Jeffries (Christine Taylor, esposa de Stiller), Zoolander desafia o seu agente, Maury Ballstein (Jerry Stiller, o pai, comediante experiente) e os costureiros mais poderosos, como o excêntrico Mugatu (Will Ferrell).

A crítica ao mundo da moda se faz presente, mas o que importa na história são os detalhes, as tiradas que marcam o talento de Stiller. Uma trilha sonora inspirada, cheia de hits dos anos 80 (de Michael Jackson a Wham!), se junta ao exército de estrelas em pequenas participações, como David Duchovny e Bowie, só pra ficar na quarta letra do alfabeto. Aliás, Duchovny faz o seu melhor papel no cinema, num momento antológico. Claro, sob o aspecto narrativo, algumas falhas são perceptíveis, como a queda durante o clímax, depois de um desenvolvimento exemplar. Mas nada que comprometa, principalmente quando as piadas isoladas divertem bem e uma simples careta de Stiller garante todo o espetáculo.

Nota do Crítico
Ótimo
Zoolander
Zoolander
Zoolander
Zoolander

Ano: 2001

País: EUA

Classificação: 12 anos

Duração: 89 min

Direção: Ben Stiller

Elenco: Ben Stiller, Owen Wilson, Christine Taylor, Will Ferrell, Milla Jovovich, Jerry Stiller, David Duchovny, Jon Voight, Donald Trump, Christian Slater, Tom Ford, Cuba Gooding Jr., Steve Kmetko, Tommy Hilfiger, Natalie Portman, Lenny Kravitz, Gwen Stefani, Heidi Klum, Mark Ronson, Paris Hilton, David Bowie, Tyson Beckford, Fred Durst, Lance Bass, Lil' Kim, Garry Shandling, Claudia Schiffer, Veronica Webb, Lukas Haas, Justin Theroux, Andy Dick, Jennifer Coolidge, Nora Dunn, James Marsden, Patton Oswalt, Victoria Beckham, Sandra Bernhard, Stephen Dorff, Winona Ryder, Vince Vaughn, Billy Zane, Fabio, Alexander Skarsgård, Judah Friedlander, Nathan Lee Graham

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.