Frankenweenie | "É um dos meus filmes mais pessoais", diz Tim Burton sobre a animação [ATUALIZADO]

Stop motion 3D preto e branco estreia em novembro no Brasil

Natália Bridi
28 de Maio de 2012

poster
frank
tim
Tim Burton no set de Frankenweenie

Tim Burton (Alice no País das Maravilhas) falou aos nossos parceiros do Collider sobre Frankenweenie, longa-metragem da Disney em stop motion 3D e preto e branco, que adapta seu curta de 1984.

[Atualizado com um novo pôster da animação]

No novo filme, Burton amplia o universo do jovem Victor Frankenstein, colocando em cena outros "monstros", como Drácula e Lobisomem. "Quando fizemos o curta, pensamos 'sem muitos problemas isso poderia ser transformado em um longa'. Foram alguns anos até se adicionar a mistura Abbott and Costello Meet Frankenstein [filme de 1948 onde a famosa dupla encontra além do monstro do título, Drácula e o Lobisomem], que é algo que veio naturalmente, provavelmente depois do curta. O núcleo sempre foi o mesmo, e eu queria manter o núcleo. É o centro da história. Nós só tentamos adicionar outras coisas, o mais naturalmente possível. Uma das coisas que eu tinha interesse em fazer era dar mais atenção à sala de aula e às crianças, as políticas das crianças, a rivalidade e os experimentos entre as crianças. Aquele mundo parecia combinar com esse mote de House of Frankenstein [filme de 1944 que também reúne Frankenstein, Drácula e Lobisomem]. Mas tentamos desenvolver isso naturalmente, para que não parecessem duas histórias separadas. A raiz de tudo é a história original do menino e seu cachorro", declarou.

Segundo Burton, o filme é um dos seus trabalhos mais pessoais, unindo sua experiência com animais de estimação e seu amor por histórias de monstros: "Lembro daquela primeira relação com um animal de estimação, onde há aquele amor incondicional. Você sai da sala e quando você voltaé como se tivesse longe há anos. E então, pois animais geralmente não vivem muito, é foi primeira experiência pura e minha primeira experiência com a morte. Foi uma combinação poderosa das duas coisas. Foi daí que surgiu a história. A ideia de nunca esquecer o trauma emocional de perder aquela relação, mas facilmente relacionando-a com a história de  Frankenstein, que é outro amor. Foi fácil casar as duas coisas sem parecer forçado".

Por se tratar de um filme pessoal, o diretor reuniu no elenco de vozes atores com quem já havia trabalhado anteriormente, como Martin Landau (Ed Wood), Martin Short (Marte Ataca!), Catherine O’Hara (O Estranho Mundo de Jack, Os Fantasmas se Divertem) e Winona Ryder (Os Fantasmas se Divertem, Edward Mãos de Tesoura), apesar de não contar com seus habituais parceiros, Johnny DeppHelena Bonham Carter: "É uma coisa tão pessoal que quis fazer o possível para deixar mais pessoal ainda. Sempre, as vozes precisam ser as certas. Com Martin e Catherine, eles são tão bons. Foi por isso que fiz com que fizessem três vozes cada. Para mim, há uma grande energia nisso. E Winona, eu não a via há anos. A mesma coisa com Martin.. Uma coisa assim só pode tornar a coisa mais pessoal".

Quanto à técnica escolhida, stop motion ao invés de computação gráfica, Burton diz que as imperfeições da técnica analógica servem para dar personalidade ao filme. "A tecnologia pode suavizar as linhas. Tínhamos bonecos tão bons em A Noiva Cadáver que as pessoas acharam que eram feitos no computador, o que não é verdade. Mas uma vez que você começa a suavizar as linhas, começa o problema. Toda técnica tem suas virtudes. Há boas animações em computação gráfica, boas animações tradicionais, e boas animações de qualquer forma. O que você espera é que o que você gosta de uma técnica, que você não perca suas particularidades. Tentamos fazer com que nossas limitações de orçamento trabalhem a nosso favor".

Com roteiro de John August (Peixe Grande), Frankenweenie estreia em 5 de outubro nos EUA e em 2 de novembro no Brasil. Veja, na galeria, as novas imagens do filme.

Leia mais sobre Frankenweenie



Comentários (16)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Alerson Alerson (28/05/2012 15:36:27)   1324 0
Esse parece ser melhor do que Sombras da Noite.



Gilberto Gilberto (28/05/2012 15:20:38)   311 1
Vo conferir



Lucas Lucas (28/05/2012 11:53:02)   5462 2
Essa é uma das animações que mais aguardo esse ano.


Camila Camila (28/05/2012 12:58:05)   45 1
Eu tb Lucas! Eu adoro os filmes do Tim Burton!


Nelson Nelson (28/05/2012 11:37:13)   181 2
De longe, o projeto mais promissor do Burton desde há um bom tempo, acredito que ele se redima e se reinvente depois dessa, volta às origens sempre ajuda.



IgorLiraVox IgorLiraVox (28/05/2012 11:27:24)   1860 -1
Um filme de Burton.....

é um filme de Burton!!!!

Como não ver um filme dele e não achar pessoal????

A projeção ja começa e você sabe quem o fez......

E isto é bem, Pessoal......


Jamerson Jamerson (28/05/2012 11:54:44)   370 0
como eu falei, ele coloca a sua cara nos filmes


Eduardo Eduardo (10/05/2012 14:58:41)   -1 -6
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


sem avatar Felipe (10/05/2012 09:53:31)   0 0
nossa eu ja assisti o original e muito bonitinho podem procurar ele e todo em preto e branco e e com pessoas de verdade e claro o Frankenweenie e um bull terrier muito lindo procurem e bem legalzinho o original aposto que quando este for lançado rapidinho vai sair o original



Jamerson Jamerson (10/05/2012 09:21:47)   370 3
será um filmaço! talvez o Burton ganhe o Oscar


Stuart Stuart (10/05/2012 15:32:46)   985 0
Tomara!!!!!ele devia ter levado por a noiva-cadaver(nada contra wallace e gromit!)


xMarcosx xMarcosx (10/05/2012 08:20:20)   62 2
Estou mais confiante nesse filme do que em "Dark Shadows"


Jamerson Jamerson (10/05/2012 09:26:08)   370 0
tambem acho. Frankenweenie sim é um filme do Burton, já o Dark Shadows é filme do Depp que chamou o Burton pra dirigir.


sem avatar Venerável Victor (10/05/2012 00:43:56)   86 -2
Todo os filmes pessoais do Burton, nossa desde o PRIMEIRO, conseguem ser melhores que os por necessidade econômica, que também são bons, lógico, to esperando esse. http://osantuario.com/2012/05/10/hit-monkey-o-macaco-mais-perigoso-do-mundo/



Publicidade

Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.