Desde sua introdução ao universo dos games, em 2001, o Master Chief tornou-se um dos ícones dos games, sendo sinônimo da marca Xbox. Entretanto, ao contrário de outros personagens que atuavam como garotos-propaganda de seus consoles à época, o Chief já surgiu como um personagem complexo e com uma história densa, contada não apenas pelos games como também por um rico universo expandido.

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Abaixo, relembramos toda a trajetória do SPARTAN-II John-117 e os eventos que fariam dele o herói reverenciado por toda a humanidade - e, por consequência, um dos personagens mais icônicos da história dos games.

O começo

Master Chief, ou John-117, nasceu em 7 de março de 2511 em Elysium City, uma das cidades do planeta Eridanus II. Com apenas seis anos de idade, ele foi selecionado pela doutora Catherine Halsey como um dos possíveis candidatos ao programa de supersoldados SPARTAN-II. As aptidões físicas e mentais ideais de John, aliadas a uma vontade incontrolável de vencer, foram confirmadas no teste final: ao se encontrar com o garoto, Halsey pediu que ele acertasse o lado no qual a moeda cairia em um cara ou coroa. John pegou a moeda em pleno ar e acertou o resultado.

Nos registros oficiais, o pequeno John morreu aos seis anos de idade. No podcast Hunt the Truth, lançado este ano, descobre-se que a UNSC o raptou, junto com outras 74 crianças, substituindo-os por clones.

Anos de treinamento

John e as demais crianças foram levadas ao planeta Reach, onde foram informadas de seu novo propósito de vida: defender a humanidade, a Terra e todas as suas colônias. Todos tiveram números atrelados aos nomes - sendo assim, o garoto se tornou John-117. O processo de treinamento, chefiado pelo oficial Franklin Mendez, era draconiano, mas fez John aprender o valor do trabalho em equipe e ficar próximo de outros dois candidatos: Kelly-087 e Samuel-034.

As habilidades de liderança de John foram logo identificadas pela UNSC. Para Halsey, ele poderia liderar todo o grupo de Spartans; Mendez, por sua vez, acreditava que este papel ficaria com outro garoto, Kurt-051. Aos oito anos de idade, John consolidou sua posição em uma missão na qual todos foram deixados em uma floresta remota e o último que chegasse à nave de resgate deveria ser abandonado, com punições severas para quem o desobedecesse. John organizou o grupo, eliminou as ameaças e fez questão de ser o último a entrar na nave.

John se torna SPARTAN-II

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A operação de implantes cibernéticos e melhoramento genético que tornava os candidatos a SPARTAN-II em supersoldados era perigosa: apenas 33 pessoas passaram pelo procedimento sem nenhum tipo de sequelas (30 morreram). John foi um dos que sobreviveu e, com isso, ganhou força, reflexos, visão e resistência óssea sobre-humanas. Após o processo de engenharia genética e cibernética, John começou a fazer missões para a UNSC: primeiro, contra rebeldes no sistema Eridanus (onde está seu planeta natal), e depois no início da guerra contra a aliança alienígena Covenant, em Chi Ceti IV, Circinius IV (onde falou pela primeira vez para ser chamado de Master Chief), Sigma Octanus IV, entre outros.

A queda de Reach (Halo: Reach)

Durante a invasão Covenant que acabou resultado na destruição completa de Reach, onde ficava o QG da UNSC e um dos principais postos militares da humanidade, John recebeu a armadura Mark V Mjolnir, que tinha suporte a inteligência artificial. Foi aí que John foi apresentado a Cortana, que viria a se tornar uma de suas melhores amigas. Após isso, os dois foram colocados em um teste suicida e, à beira da morte, conseguiram prevalecer.

Em seguida, John foi enviado com Linda e James para a órbita de Reach, para um dos geradores das estações de defesa orbital do planeta, para destruir um banco de dados que continha a localização de todas as colônias da humanidade. O trio enfrentou uma emboscada dos Sangheili, na qual James foi jogado no espaço e Linda sofreu graves ferimentos. Chief, com o auxílio de alguns soldados, voltou à nave UNSC Pillar of Autumn, onde foi colocado em suspensão criogência. Para evitar que o Covenant descobrisse o paradeiro de um planeta humano, a nave ativou um protocolo de segurança, pulando no slipspace rumo a um paradeiro desconhecido.

A chegada ao Halo 04 (Halo: Combat Evolved)

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Aqui, se iniciam os eventos do primeiro Halo quando a Pillar of Autumn surge na órbita de uma estranha estrutura de proporções planetárias em forma de um anel chamada Halo. A nave é seguida pelos Covenant e, quando está prestes a ser tomada, Master Chief é despertado de seu sono criogênico e é enviado ao Halo com alguns soldados da UNSC, com a tarefa de proteger Cortana, a guardiã de informações estratégicas sobre a humanidade. Durante a luta contra os Covenant, a dupla chega à sala de controle do Halo e descobre que o local foi construído pelos Forerunners, uma raça alienígena antiga venerada pelos Covenant como deuses.

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A luta entre a UNSC e os Covenant acabam libertando uma ameaça muito maior: o Flood, uma espécie parasita que devora todo tipo de vida pela frente. Livres pela primeira vez após centenas de milhares de anos, o Flood destrói as forças de ambos os lados e acaba ativando o protocolo de emergência do Halo, uma inteligência artificial chamada 343 Guilty Spark, que encarrega Chief de ativar os sistemas de defesa do local. Após batalhar hordas do Flood e chegar perto de ativar o Halo, Cortana descobre que o local é, na verdade, uma arma que eliminaria toda a vida da galáxia, matando, assim, os Flood por inanição. Ao descobrir isto, ambos decidem destruir o Halo sobrecarregando o núcleo da caída Pillar of Autumn. Enfrentando os Covenant, as defesas levantadas pelo 343 Guilty Spark e o Flood, a dupla consegue sobrecarregar o núcleo da nave, detonar o Halo e fugir em uma nave Longsword.

A batalha da Terra (Halo 2)

Após escapar com vida do Halo, Chief consegue resgatar alguns dos sobreviventes do combate em Reach: primeiro, em criotubos flutuando ao redor dos destroços do Halo (entre eles, sua amiga Linda-058). Juntos, eles capturam a nave Covenant Ascendant Justice e, depois, vão para Reach, onde resgatam mais sobreviventes. Então, eles partem para Eridanus, eles descobrem que o Convenant prepara um enorme invasão à Terra. John, Linda e os Spartan-IIs Will-043 e Grace-093 decidem fazer um ataque furtivo e conseguem sabotar os motores da Undying Hierophant, uma das principais naves da frota. Depois, a Ascendant Justice também é sacrificada, mas as naves Covenant são destruídas.

De volta à Terra, iniciam-se os eventos de Halo 2: Chief recebe a armadura MJOLNIR Mark VI e é condecorado a bordo de uma estação espacial como um herói da humanidade, mas a cerimônia é interrompida quando quinze naves Covenant entram na órbita do planeta. Chief consegue impedir parte do ataque ao desativar uma bomba na estação espacial onde estava e arremessá-la de volta á frota Covenant, sendo resgatado pela nave da UNSC In Amber Clad.

Chief é então levado a Velha Mombasa, no leste da África, para tentar invadir a nave do Profeta do Arrependimento, um dos líderes dos Covenant. Após uma longa batalha contra os Covenant na cidade africana, Chief descobre a nave inimiga, que entra no slipspace. A UNSC segue os alienígenas, e acaba se deparando com um novo Halo.

Lá, Cortana e Chief descobrem que a intenção do Profeta do Arrependimento é ativar o Halo. O herói recebe a missão de neutralizá-lo antes que seja tarde. O Profeta é localizado junto a um templo onde subitamente surgem diversas naves dos Covenant e a capital da aliança, High Charity. Chief consegue eliminar o Profeta, mas o templo onde eles estavam é bombardeado e ele acaba afundando em um lago.

Chief é capturado pela Gravemind, a consciência central dos Flood. Là, ele se encontra pela primeira vez com o outro protagonista de Halo 2, Thel ‘Vadam, o Árbitro, um dos principais guerreiros dos Sangheili. Como o Flood tinha um objetivo em comum com o Chief - prevenir a ativação do Halo -, o herói relutantemente forma uma aliança com o Flood e invade High Charity em busca do Index, vital para a detonação da arma. Chief enfrenta os Covenant e o Profeta da Verdade, que, antes de morrer, revela ter ordenado uma invasão à Terra. Sem conseguir recuperar o Index, Chief parte para casa, segurando-se no topo de uma nave inimiga, enquanto Cortana fica para detonar o Halo.

O clímax da guerra (Halo 3)

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Duas semanas depois, começam os eventos de Halo 3. Chief chega clandestinamente à Terra e é resgatado pela UNSC, quando descobre que o Árbitro foi expulso dos Covenant e agora é aliado dos humanos. Juntos, o Árbitro e Chief derrotam hordas dos Covenant até chegarem aos arredores de Nova Mombasa, onde os alienígenas descobrem a Arca, um dispositivo capaz de ativar todos os Halos da galáxia. Chief e a UNSC são atacados e os Covenants recuam em um portal do slipspace.

Ao mesmo tempo, uma nave infestada pelos Flood cai na Terra. Chief e seus aliados conseguem conter a infestação e descobrem que, dentro da embarcação está um fragmento de Cortana, que informa a Chief sobre a chegada da High Charity, agora tomada pelo Flood, e sobre uma maneira de derrotá-los sem ativar os Halos.

Confiando em Cortana, Chief entra em um portal que o leva ao Halo 00. Lá, o herói abre caminho para o pouso da nave Forward Unto Dawn e, ao lado do Árbitro, descobre que o mecanismo de ativação dos Halos está em uma estrutura central chamada Citadel.

Enquanto isso, a High Charity controlada pelos Flood chega ao Halo 00. Na Citadel, um assassinato inesperado de uma oficial acaba iniciando a ativação dos Halos, o que força Chief e o Árbitro a formar uma aliança inesperada com o Flood. Eles conseguem impedir a detonação da arma, mas logo em seguida são traídos pelos Flood. Chief e o Árbitro mal conseguem escapar, quando finalmente descobrem o plano de Cortana: ativar uma nova versão do Halo destruído no primeiro game. Antes disso, Chief decide cumprir sua promessa a Cortana e vai até High Charity para resgatá-la, em um estado enfraquecido devido as insistentes tentativas de invasão por parte do Flood.

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No Halo reconstruído, Chief, o Árbitro e Cortana enfrentam hordas dos Flood e a 343 Guilty Spark, que queria preservar o Halo. A inteligência artificial é destruida e Chief, o Árbitro e Cortana entram na nave Forward Unto Dawn para escapar. Durante a fuga, o portal do slipspace se rompe e parte a nave ao meio, deixando Chief e Cortana sem rumo. Sem esperanças de ser resgatado, Chief entra num tubo criogênico e pede para Cortana só acordá-lo quando for necessário.

O início da Reconquista (Halo 4)

Após cinco anos à deriva no espaço - e com Cortana exibindo claros sinais de que está entrando no mesmo estado de desobediência a sua programação original -, Chief é subitamente acordado por uma invasão Covenant (embora os alienígenas tivessem assinado um cessar-fogo com a humanidade após os eventos de Halo 3) ao pedaço restante da Forward Unto Dawn.

Chief derrota os invasores e a nave acaba caindo em Requiem, um planeta-escudo (construiído para resistir a detonação de um Halo) estabelecido pelos Forerunners. O herói emite um sinal de socorro para a UNSC e, para permitir a chegada de uma nave, precisa desativar campos gravitacionais artificiais. No caminho, ele se depara com os Prometheans, uma série de máquinas de defesa construídas pelos Forerunners.

Eventualmente, Chief acidentalmente desperta o Didact, um antigo guerreiro Forerunner que declara o retorno de sua espécie como donos da galáxia e, consequentemente, guerra contra a humanidade. Como o Covenant sempre viu os Forerunners como deuses, eles rapidamente se aliam a este novo inimigo.

Após isso, a nave Infinity da UNSC aterrissa em Requiem e é rapidamente confrontada pelo Covenant e pelos Prometheans. Chief ajuda na defesa da embarcação e, ao se reencontrar com o exército humano, parte em uma missão para destruir o gerador de gravidade artificial que mantém a nave no solo. No caminho, ele é levado a um caminho que o coloca frente a frente com uma visão da Librarian, outra Forerunner que explica os planos do Didact: involuir a humanidade a meros dados com um artefato chamado Composer.

Chief tenta impedir que Didact deixe Requiem, mas a tentativa não dá certo, iniciando uma caçada que leva ambos até o Halo 03, onde está o Composer. No fim, o vilão consegue o artefato e dá mostras do seu poder, reduzindo soldados Covenant a pó e assimilando suas mentes a máquinas de guerra. Graças a implantes realizado pela Librarian, Chief foi salvo do ataque.

Didact, então, vai até a Terra com o intuito de usar sua nova arma em toda a humanidade, com Master Chief em seu encalço. Entretanto, a UNSC estava preparada, com uma frota pronta para o combate. Embora o exército humano tenha conseguido abrir caminho até o interior da nave Forerunner, o vilão começa a usar o Composer na Terra, dizimando a cidade de New Phoenix, nos Estados Unidos.

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Chief, então, inicia mais um combate contra o Didact. Com a ajuda de Cortana, ele consegue desativar a armadura do alienígena, permitindo um ataque derradeiro com uma bomba nuclear. Utilizando o restante do seu poder, Cortana protege o herói do impacto, dando sua vida para salvá-lo. Após a explosão, Chief é resgatado pela UNSC e, a bordo da Infinity, retira sua armadura pela primeira vez em vários anos.

As consequências da separação

Após a perda de Cortana, Chief voltaria se reencontrar com o Didact em numa missão com o Blue Team, composto por ele, Fred-104, Kelly-087 e Linda-058. A expedição que se iniciou em um Halo acabou levando a equipe a um local onde mais seis Composers estavam sendo construídos. Eventualmente, Chief e seu time conseguiram derrotar o vilão mais uma vez, transformando-o em dados por meio do Composer.

Após a missão, a UNSC pediu a Chief que se afastasse do campo de batalha. Chief recusou e se realistou no exército, continuando no comando do Blue Team. Oito meses após derrotar Didact, Chief e sua equipe são enviados para investigar a Argent Moon, uma nave abandonada da UNSC. Por lá, o herói se depara com uma visão de Cortana, avisando-o que a “reconquista está prestes a começar”. Daí, iniciam-se os eventos de Halo 5: Guardians.