Em um evento especial dedicado a imprensa, tivemos a chance de experimentar o próximo personagem que virá como DLC para Street Fighter V, a kunoichi Ibuki. Originária de Street Fighter III, a lutadora foi parte do elenco de Super Street Fighter IV e retorna com um visual diferente do seu habitual.

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Em SFV, Ibuki é mais nova que a sua contraparte de 1999, daí a aparência colegial. Se existe algo nessa vida, é a certeza que ela só quer ter uma vida normal, como as suas amigas. No entanto, Ibuki precisa se dedicar ao seu treinamento ninja e aos deveres do seu clã, coisa que ela não é muito chegada.

Apostaria todas as minhas ficha que essa mentalidade foi a linha guia para o trabalho da personagem no game. Mais focada em suas traquitanas, a nova Ibuki trabalha muito bem o espaço entre os lutadores. Duas de suas ferramentas mais importantes nos jogos passados, o Neck Breaker e o Tsumuji, não existem mais. Ao invés disso, a personagem trabalha com kunais limitadas que podem ser arremessadas de inúmeras maneiras, inclusive todas ao mesmo tempo.

Quando todas as kunais forem utilizadas, é preciso recarregá-las com um comando, e isso a deixa vulnerável por um curto período de tempo. É possível recarregar uma por vez, ou todas de uma vez (o que demora um pouco mais). O jeito de pensar a personagem muda por completo, já que é preciso levar em consideração a quantidade de armas que ela tem disponível para um determinado combo, por exemplo.

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Os ataques normais funcionam bem, tanto de perto quanto de longe. Ibuki é equipada com um excelente overhead que pode servir como o início de um combo, se o tempo de ativação for correto. Seus target combos são bastante eficientes e podem ser cancelados em certos movimentos especiais. Causam menos dano que combos em links, mas são eficientes no preenchimento da barra de stun.

Ibuki tem um grande potencial para combos com juggles, o que faz dela uma máquina de "resets", aqueles combos que não combam de verdade, mas quase sempre enganam os adversários. O timing é essencial e apesar de parecerem fáceis, as combinações mais longas e devastadoras da personagem são um tanto complexas.

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Isso porque seu V-Trigger, Isshaku Horokudama, é uma bomba com um temporizador de três velocidades, controladas de acordo com a posição da alavanca na hora do acionamento. A explosão é potente e a bomba pode ser chutada por ambos os jogadores até explodir. A ferramenta é essencial para iniciar uma sequência de juggles para aumentar o dano da personagem.

Tenrai é o nome do seu V-Skill, que é um disparo de energia da palma de sua mão. O poder e distância do golpe podem aumentar de acordo com o tempo que os botões são pressionados. Funciona muito bem para punir ataques dos adversários no vazio.

Com a confusão do seu lançamento, é capaz da Ibuki ser proibida de aparecer no Evolution 2016, devido ao pouco tempo do seu lançamento em relação ao torneio. O que seria uma pena, já que tem muita gente de olho na personagem.

De uma forma ou de outra, as coisas vão mudar em Street Fighter V daqui para frente.