Street Fighter IV está por aí há seis anos. O game não poderia manter até hoje todas as características de sua estreia nos arcades japoneses. Por isso, a Capcom frequentemente lança versões atualizadas. Grandes ou pequenas mudanças refrescam a jogabilidade e fidelizam os fãs por mais alguns anos. A mais recente foi Super Street Fighter IV: Arcade Edition, de 2010.

Mas chegou o momento de dar algo diferente para os fãs outra vez. Ultra Street Fighter IV chega aos arcades em abril e receberá versões ocidentais entre junho e agosto. O game traz novidades, mas sem revolucionar a franquia - como já era esperado.

Ultra Street Fighter IV mostra suas pequenas diferenças logo na seleção de personagem. Na hora de escolher entre os dois combos de ataque principais (Ultras), o jogador tem uma terceira opção: pegar os dois. Assim, o lutador pode usar qualquer um de seus especiais, mas há uma penalidade. O dano tirado por esses golpes será inferior ao que seria feito caso apenas um fosse escolhido.

elena

Com o Double Edition Selection Mode, surge uma opção interessante. Agora, será possível escolher entre versões diferentes do mesmo personagem, com as mesmas regras de balanceamento das edições anteriores do game. Por exemplo, ao escolher Ryu, seleciona se quer o lutador como apresentado em Street Fighter IV, Super Street Fighter IV, Super Street Fighter Arcade Edition, ou a nova versão, de Ultra Street Fighter IV. Obviamente, o recurso não está disponível em games que ainda não tinham determinado personagem. Decapre (nova lutadora), por exemplo, tem Ultra como única opção selecionável.

O recurso promete apimentar as partidas, já que aumenta as possibilidades de escolha, mas pode ser problemático em alguns casos. Não é à toa que um personagem muda de edição para edição. As alterações são feitas para rebalancear o game, evitando que apenas os personagens "apelões" sejam escolhidos. Sagat, por exemplo, era quase onipotente em Street Fighter IV, mas teve seus poderes consideravelmente reduzidos nas edições posteriores. Com o novo modo de seleção, os jogadores poderão usá-lo novamente.

Não é a Cammy de máscara

Ultra Street Fighter IV tem cinco novos personagens. Os velhos conhecidos de Final Fight Poison, Rolento e Hugo voltam. Elena, a capoeirista de pernas longas, também está na lista. Mas nenhum deles gerou tanta comoção quanto o quinto lutador.

decapre

Quando foi divulgada como personagem jogável 10 dias atrás, Decapre não teve uma recepção calorosa dos fãs. Sua aparência é muito semelhante à de Cammy, o que faz um pouco de sentido, já que ambas são clones criados para integrar as Dolls. Estas guerreiras de Shadaloo eram usadas para completar diversos tipos de missões mortais e já apareceram em Street Fighter Alpha 3, assim como nos quadrinhos da franquia.

Cammy deixou o grupo, mas a nova personagem é mostrada como parte dele, uma guerreira com o cérebro condicionado à obediência. Para evitar as acusações de reutilização de modelos, bastava que Decapre prendesse o cabelo de forma diferente, por exemplo. Mudar sua posição inicial de combate e os ataques normais também ajudaria.

Visual à parte, Decapre não é nem um pouco semelhante a Cammy. Seu estilo de ataque prioriza movimentos carregados pelos botões direcionais. Com ela é possível se teleportar para trás do oponente a qualquer momento. O mais interessante é que o adversário terá dificuldade para calcular o local de teleporte, pois a distância pode ser alterada pressionando um dos três botões de soco.

Seu Ultra é uma esfera de energia gigante, que pode servir como recurso ofensivo ou defensivo. O adversário terá dificuldade para saltar sobre o ataque, enquanto Decapre pode atravessá-lo normalmente, ou ainda permanecer em seu interior, usando-o como escudo. Quem espera lutar contra a Cammy vai se decepcionar, pois Decapre exige uma estretégia de luta bem diferente.