Leon Thompson foi prisioneiro na Ilha de Alcatraz por cinco anos. Hoje (22/7), ele vai bater papo com os telespectadores da TNT no site www.tntla.com, das 20h30 às 22h30.

Conhecido como Whitey, o ex-prisioneiro foi sentenciado a cumprir pena na ilha por assalto a bancos. Ele tem atualmente 80 anos e vive no norte da Califórnia com sua esposa Helen, com quem está casado há 28 anos.

A ilha de Alcatraz, conhecida como A Rocha, serviu como presídio desde meados dos anos 30. Era a prisão mais segura dos Estados Unidos, para onde eram enviados os detentos mais perigosos. Em 29 anos de funcionamento, Alcatraz alojou um total de 1.545 prisioneiros.

Enquanto funcionou, a penitenciária registrou mais de 14 tentativas de fuga, nas quais 34 homens arriscaram suas vidas para escapar. A maioria deles foi recapturada ou morta na tentativa. Entre seus prisioneiros mais ilustres estiveram: Al Capone e George "Machine Gun" Kelly. O efeito corrosivo da água salgada, combinado com o alto investimento destinado aos prisioneiros (US$10 por dia), mais os US$ 5 milhões destinados às restaurações do presídio, fizeram com que o Secretário do Estado dos Estados Unidos na época, Robert F. Kennedy, fechasse definitivamente, no dia 31 de março de 1959, os portões de Alcatraz.

O bate-papo visa promover a última reprise de A rocha (The rock, de Michael Bay, 1996) no canal. O filme começa às 19h15.