LEGO Jurassic World não tem segredos se você jogou qualquer outro título da (cada vez maior) série de jogos licenciados dos bloquinhos de montar. Novamente, você vai explorar cenários com poucos desafios, vai se deparar com inúmeros colecionáveis e vai ver novamente as histórias que você já conhece, com uma pitada de inocência e bom-humor. Mas, com outros projetos maiores no caminho, como LEGO Dimensions e LEGO Worlds, a TT Games puxou o freio e entregou um game competente, mas sem a mesma alma de seus antecessores.

None

Além da data de lançamento, o game acompanha o filme Jurassic World no que diz respeito ao senso de reverência e homenagem. Os quatro filmes são contemplados, com 20 capítulos (cinco para cada longa) que recontam tudo o que acontece nos longas da maneira leve de sempre, inventando soluções malucas e criativas, principalmente nos encontros entre humanos e dinossauros.

Na dublagem original em inglês, o game utiliza os arquivos de áudio dos filmes, reaproveitando as vozes do atores para dar mais fidelidade às cenas. O que deveria ser um ponto positivo acaba não funcionando muito bem para o humor do game, já que as falas engraçadinhas aparecem bem menos do que nos títulos LEGO Batman, por exemplo. O jogo continua a arrancar algumas risadas ali e aqui, mas, de modo geral, o humor fica aquém de seus antecessores.

Os capítulos da história são rápidos e não trazem nenhum desafio no que diz respeito à jogabilidade. Os combates dão lugar aos puzzles e, com isso, ficam mais evidentes as habilidades específicas de cada personagem - alguns podem cavar, outros têm acesso e conhecimento aos equipamentos tecnológicos da InGen, e outros ainda têm mais afinidade com o cenário, podendo escalar ou até mesmo mergulhar nos adoráveis montes de excremento que sempre escondem peças necessárias para seguir adiante.

O reaproveitamento também atrapalha o que deveria ser o maior diferencial de LEGO Jurassic World em relação aos seus pares de franquia: poder controlar os dinossauros. O modo de história do primeiro e do quarto filme (você precisa terminá-los para desbloquear o segundo e o terceiro) não nos coloca muito no controle dos dinossauros grandes e os menores, como os velociraptors e compsognatos, têm sua cota de habilidades especiais, mas não chegam a se diferenciar tanto dos personagens humanos. A impressão que fica é que eles são tratados só como mais algumas opções no sempre vasto elenco de bonequinhos disponíveis para jogar, que vai dos personagens dos longas até a membros da equipe como os diretores Steven Spielberg e Colin Trevorrow.

Os dinos ficam mais interessantes quando se termina o modo história - o que, apesar das rápidas fases, leva um pouco de tempo - e se entra no free play e no mundo aberto. No papel, a ideia dos games LEGO cai como uma luva para Jurassic Park, já que só a possibilidade de explorar os cenários dos filmes é sensacional. Não à toa, esta é a parte mais divertida do game, que entrega quatro hubs, um para cada filme da franquia. Andar pelo parque da Ilha Nublar - seja o original, seja a versão disneyficada de Jurassic World - é bem divertido, com várias atividades extras e colecionáveis, ainda que a navegação pelos cenários e os mapas sejam um pouco confusos.

13 fotos

1 de 13
+8 fotos
✖︎

O jogo também não escapa de ter bugs e problemas, o que pode ter indicado um desenvolvimento mais acelerado para que seu lançamento entrasse no cronograma do filme. Em uma das vezes, precisei reiniciar uma das fases porque era necessário mover uma cristaleira para abrir o caminho para todos os personagens, mas ela não saía do lugar. Em várias vezes também fiquei preso no cenário, quando pulei para um local que aparentemente era explorável.

LEGO Jurassic World comprova a universalidade da fórmula dos games LEGO, que podem ser adaptados para praticamente qualquer franquia. Mas faltou no Parque dos Dinossauros o mesmo charme encontrado nas versões blocadas de Gotham, da Terra-Média ou de Hogwarts. O game entrega a competência e as risadas de sempre, mas, mais do que nunca, mostra os sinais de idade do modelo adotado pela TT Games.

LEGO Jurassic World está disponível para PlayStation 4, Xbox One, Wii U, PC, PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo 3DS e PlayStation Vita. A versão testada foi a de PlayStation 4.

Nota do crítico