Como aposta nostálgica, DuckTales: Remastered é um acerto da Capcom. Os personagens e a trilha sonora do clássico do NES voltam em uma engine de ponta, refeitos na medida para satisfazer os fãs de longa data. Como um título de plataforma moderno, no entanto, o jogo não se diferencia da concorrência ao apostar nas mesmas mecânicas de 20 anos atrás.

ducktales

None

ducktales

None

O trabalho de recriação gráfica da WayForward Technologies, responsável pelo desenvolvimento do game, consegue o equilíbrio perfeito entre os fidelidade e atualização. As fases repetem os nomes, cenários e inimigos do original, mas com modelos mais coloridos e capazes de transmitir o carisma dos personagens envolvidos. Por mais que exista a obrigação da evolução, o jogo a executa sem que o visual HD salte aos olhos, ao mesmo tempo que mantém o clima de 8-bit.

A trilha sonora também segue esse padrão. Da música de abertura aos sons ambiente, DuckTales aposta não só nos jogadores de Nintendinho, mas também nos que assistiram a série de TV da Disney - famosa no país na década de 90. O êxito da Capcom teria sido maior se dublasse o game em português. O inglês britânico dos personagens é ótimo, mas a nostalgia ganharia alguns pontos e as extensas cenas de animação seriam menos cansativas se Tio Patinhas falasse nossa língua. Sem contar que seria mais atrativo aos jogadores mais novos, não tão íntimos dos personagens.

Lembranças e nada mais

Ao apenas revitalizar um clássico, DuckTales: Remastered esquece de olhar os novos jogos de plataforma e, com isso, uma parcela mais jovem do mercado. As mecânicas utilizadas pela Capcom em 1990 no NES se repetem de forma idêntica nesse remake. Não há uma nova maneira de jogar ou se divertir, apenas um viagem reestilizada a um passado feliz.

Derrotar os inimigos é exatamente igual, nada muda. Em alguns pontos, a Way Forward tenta dificultar com chefes mais espertos e uma leve mudança de estratégia de ataques - não é o suficiente para alterar a mesmice. Bom notar, no entanto, que mesmo sem evoluir controles ou combates, DuckTales continua uma experiência satisfatória, se mantendo regular por toda a jornada.

Para os fãs, DuckTales Remastered é obrigatório, um bate-volta de seis horas que vale o investimento pela nostalgia inclusa no pacote. O game reafirma a vitalidade de sua identidade e mecânicas, mas esquece de se reiventar - algo sempre necessário, e por isso o remake não se destaca como o original nos anos 1990.

DuckTales Remastered está disponível para PlayStation Network, Nintendo eShop e Steam - em setembro, o game chega a Xbox Live Arcade.

Nota do crítico