Assista Agora

DC Universe Online | Crítica

MMO do universo de Batman, Superman e Mulher-Maravilha tem qualidade, mas peca nos quesitos fundamentais do gênero

Flávia Gasi
14 de Fevereiro de 2011

DC Universe Online

DC Universe Online

PS3, PCs

Ação / MMO

Bom
DCUO
DCUO
DCUO
DCUO

A primeira pontuação necessária para este texto é que uma análise de um MMO (Massive Multiplayer Online) é, invariavelmente, falha. Exatamente por conta do conceito do gênero, que permite que modificações sejam realizadas a qualquer momento. Ou seja, assim como as aplicações de remendos em um jogo online, o artigo deveria sofrer renovações constantes. De qualquer forma, é factível discorrer sobre o que DC Universe Online dedica aos seus jogadores, até agora.

Logo de cara, dá para perceber o esmero na produção, disponível para PCs e PlayStation 3, já que o sistema de criação de personagens é carnudo – de fato, antes mesmo de escolher tipos de combate, poderes e movimento, você se sentirá tentado a criar vários heróis e vilões, somente para fazê-los diferentes a cada turno. Ainda mais com os belos desenhos do quadrinista Jim Lee, que conduziu o projeto. Mesmo que a customização permita criar um personagem bem diferente daqueles já conhecidos do universo DC Comics, o novato sempre é agraciado por um mentor. No meu caso, minha vilã de pelagem demoníaca azul usa uma arma ágil, é acrobática, tem poderes psionicos, e é agalardoada pela feiticeira-deusa Circe. Porém, vale a pena notar que há um pequeno desbalanceamento na questão de movimento: quem escolhe passear pelo mundo às custas de poderes como voo ou supervelocidade ganha uma facilidade no game, enquanto a acrobacia demanda mais do jogador.

E vale a pena perambular pelas ruas de Metropolis e Gotham City, nem que seja somente para notar a beleza dos gráficos e se deparar com cenários famosos. DC Universe Online, afinal, é um jogo feito para apreciadores de quadrinhos, com uma centena de detalhes interessantes que podem passar despercebidos pelos jogadores nem tão envoltos pela mitologia DC. Há uma preocupação em manter o enredo dentro do cerco das possibilidades, por exemplo. Na trama, Lex Luthor associa- se a um bando de vilões e faz um ataque em massa aos heróis. Quando a vitória é certa, Brainiac invade o planeta com um exército de robôs que dizima todos que contenham superpoderes. Luthor escapa, viaja para o passado para alertar os heróis, enquanto bombardeia o mundo com uma energia passível de transformar pessoas comuns em extraordinárias, conferindo-lhes os poderes dos heróis e vilões que pereceram.

Outro ponto alto é a mecânica criada para o console, que funciona perfeitamente bem. Não há “point´n´click”, ou seja, você não gasta tempo tentando mirar no ponto certo da tela. Na verdade, e isto depende da sua personalização, a jogabilidade fica bem parecida com um jogo de ação ou aventura: você aperta botões para atacar, soltar magias, criar combos e capturar pilhagens de inimigos derrotados. O combate é simples, intuitivo, fácil, e você pode mudar seu uniforme, sem alterar seu visual.

Se compararmos DC Universe Online a outros MMOs, em termos de PvE (jogador contra o ambiente), PvP (jogador contra jogador) e exploração, é no último item que o jogo realmente supera a concorrência, com um universo caprichado e uma franquia bem aproveitada. Porém, apesar de muito divertido – especialmente no começo – o game funciona quase como um palco para um MMO: ele apresenta potencial para tal, mas não cumpre algumas funções básicas.

Veja bem, passar de nível é absurdamente fácil. E quanto mais explora-se novas missões, mais atinge-se o ponto em que é necessário uma vivência social – como enfrentar uma instância ou demandas em grupo. Aqui há dois problemas onerosos: não há como conversar como seus amigos, sem tomar muito tempo; a janela de “chat” é a pior que já vi em tempos. Isso sem contar que navegar pelo menu é uma tarefa que requer "superpaciência". Quando os personagens falam, não há um balão de texto – o que é bem bizarro para um game baseado em HQs –, e é bem comum ver pessoas berrando: “Como faço seilaoque??” pelas ruas.

A segunda parte do problema é que os desenvolvedores de DC Universe Online não quiseram gastar tempo explicando como se joga um MMO. Se você, como eu, está acostumado à tríade Tank, Healer, DPS, por favor, jogue comigo. Os jogadores tendem a não desempenhar seu papel específico no grupo durante os dungeons, o que significa que você vai morrer... e muito. O pior é: se o game não elucida, como eles iriam saber? Até onde sei, os superpoderes, como onisciência, ainda não se tornaram uma realidade entre os leitores do universo DC. Não há documentação de como funciona um MMO, nem um tutorial no jogo.

Outro quesito importante em qualquer MMO é a economia: o que você consegue fazer, ou garimpar pelo mundo e como vender esses preciosos bens. DC Universe Online não apresenta variedade de propriedades, nem action houses. Ou seja, não há economia. Depois de atingir o nível máximo permitido pelo título, não há mais muito o que fazer. E como a evolução é rápida, eu me pergunto quem pagaria 15 dólares mensalmente para seguir jogando.

DC Universe Online não é um jogo ruim, longe disso. É uma bela obra de ação e aventura, com gráficos deslumbrantes para o gênero, um monte de referências ao Universo DC, a possibilidade de se unir ao seu herói ou vilão favorito, e um mundo riquíssimo. O problema é que não funciona muito bem como um MMO (e ainda nem citei os bugs): não tem longevidade. Minha recomendação é: pague os 60 dólares, jogue muito por um mês até o último nível e dê adeus. Caso os erros sejam resolvidos, você ficará sabendo aqui no Omelete.

Leia mais sobre DC Universe Online



Comentários (46)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar augusto toshio (31/05/2013 14:16:33)   0 0
essa critica esta muito velha deviam fazer outra.

"O combate é simples, intuitivo, fácil"

quando li isso dei risada, o combate la e totalmente voltado pra player skill até contra mobs, mais no pvp e muita player skill.



jonathan jonathan (18/02/2012 19:30:55)   1173 0
Putz.



Leandro Leandro (24/11/2011 20:00:39)   10 0
Acho que minha paciência com MMO`s já era.

Eu esperava muito mais de um MMO da DC, mas ele é mais do mesmo, apenas.

Concordo com o fato dele ótimo para fãs do universo DC, de HQ's...mas como MMO é só mais um.

Daria um 2, mas o 3 serve, já que eu devo estar cansado demais desses MMO's.



sem avatar Pedro (02/03/2011 01:01:19)   0 0
Querem novidades de MMO? Joguem THE RIFT! Mescla de WoW, Aion, Age of Conan. Gráfico lindo quanto ao Aion, jobabilidade muito semelhante e dinâmica ao WoW e é sanguinolento quanto a Conan. Fica a dica pra galera. Flws.



Jonathan Jonathan (15/02/2011 22:58:14)   24 0
Continuo com o WOW. LEEROY JEKIIIINSSS!!!



Bruno Bruno (15/02/2011 21:43:00)   0 -1
@Ravell, vc acaba de falar uma abobrinha que pode virar lenda sobre o DCUO. ("Então, estava lá no site da DC pra comprar o jogo e é que me deparo com algo que me fez não comprar:
- o dinheiro no jogo utilizado pra comprar itens melhores por ex, é comercializado por dinheiro real.")

Isso não é verdade e vc leu informação errada. Eu tenho o jogo para PS3 e compro e vendo os itens lá com dinheiro in-game. Além do valor pago pelos 30 dias, não gasto um centavo a mais por item ou qualquer outra coisa ali. Mas o próprio site oficial do game é beeeem defasado infelizmente, o que pode ter acarretado a este erro.

Sobre a crítica da Flávia (honestamente não sei quem é) mas me pareceu muito mal feita. Tem suas verdades, mas achei informações que não procedem também, o que é uma lástima considerando o tanto de gente que baseia sua opinião num site como este.

Minha opinião de jogador do DCUO (com personagem no lvl máximo) e ex-jogador do City of Heroes (joguei por um bom tempo) é a seguinte:

Erros:
* Sistema de chat é horrível. Precisa melhorar um pouquinho. Embora eu sempre jogue com meus amigos e sempre utilizamos headset, o que acaba com este problema para nós.
* Bug com headset: do nada o h7 pode bugar e parar de funcionar, aí temos que nos adaptar ao chat. Ruim tbm é ter que ligar o h7 antes de rodar o jogo, deveria reconhecer o acessório com o game ligado tbm.
* Falta de informação: concordo com a Flávia, há uma escassez de informação. Quem não conhece de MMO se perde fácil, e é muito difícil ver um time bem jogado. Fica mais pra smash-button com damagers somente. O site oficial é uma piada, assim como o fórum. Eles não explicam ícones que podem aparecer no mapa, o que é cada coisa, como escrever no chat, etc, etc... Fizeram MUITO marketing e agora sumiram do mapa. Não acha um desenvolvedor pra explicar tudo isso.

ACERTOS:
* tem SIM conteúdo após o lvl 30, com missões únicas, mais elaboradas e mais difíceis. Fora o PVP que é mais disputado. Esta foi a pior informação errada desta crítica da Flávia. Faltou fazer lição de casa.
* nem 1 mês depois do lançamento oficial e já foi anunciado uma expansão.
* sistema de criação é muito legal, dá pra perder um tempo legal só ali, criando, mas poderiam aumentar as opções de cores para 4 ou 5, assim vc cria um padrão de uniforme e consegue criar detalhes de outras cores. acredito que fixaram em 3 cores pra não ter muito Bozo no mapa.
* extremamente divertido para fãs de HQ, principalmente da DC. é muito legal ver os personagens conhecidos e obscuros por ali, e as vinhetas pós-missão são sensacionais. Só faltou uma opção para ter legenda mesmo, concordo com a Flávia. Meu ingles é razoável, mas perco infos desses filmes por exemplo.
* preço: ok, muitos que só compram game pirata por ser "malandro"- outra discussão que não cabe aqui e agora - devem reclamar do preço, mas agora com a promoção até 01 de março com o desconto para 3 meses de jogo o preço ficou muito bom. todos os amigos que tem o jogo compraram, e em 4 meses (30 grátis + este pack) devem ser o suficientes pra conhecer o game completamente e realmente ter certeza se continuará jogando ou não. Não acredito que a Flávia tenha jogado 1 mês inteiro para fazer esta crítica, e aí muita informação pode passar desapercebida ou ser informada erroneamente, como já aconteceu.

No final, eu achei a crítica muito negativa e discordo da maioria dos pontos. E repetindo, falo como ex-jogador de outro MMO e fã da DC, ou seja, com o mínimo de experiência para poder opinar tbm.

Ah, para os que falam que não se veem comprando 1 game pra jogar 1 mes e encostar, respeito a opinião mas discordo completamente. Se for comprar um game pra jogar 1 mês só nem compra, independente de qual for.

E concordo com o @Matheus, "isso é action adventure mmo". Resumiu bem o jogo. Eu recomendo e muito!



vinicius vinicius (15/02/2011 14:04:14)   16 0
algo me diz que se fosse o Borgo todo mundo ia atacar +1



@alexeyhonorio @alexeyhonorio (15/02/2011 09:19:00)   21 0
Primeiramente, parabéns pela crítica Flávia!

Mas gostaria de acrescentar um ponto que faltou mencionar:

Jogo World of Warcraft e alguns amigos da minha guild no WoW compraram o DC Universe pra testar.

Eu até tava bem animado com o que eles estavam descrevendo do jogo. Mesmo com a confusão em não saber identificar quem faz o que (que vc mesma disse sobre ser tank/dps/healer) e com o problema em chat, o jogo parece bem divertido.

Então, estava lá no site da DC pra comprar o jogo e é que me deparo com algo que me fez não comprar:
- o dinheiro no jogo utilizado pra comprar itens melhores por ex, é comercializado por dinheiro real. :(

Isso me deixou profudamente decepcionado e me fez desistir de comprar o DCUO.

Um abraço,
Ravell



Igor Igor (14/02/2011 22:01:33)   12 0
Gostei muito do conteúdo de sua crítica, Flávia, mas achei o texto um tanto quanto mal escrito. Não exatamente mal escrito, mas fora do padrão de críticas de vídeo-game. Quem escreve deve perceber o público alvo - e aqui é um site de entretenimento. Você deveria ser mais objetiva e menos formal. Usar palavras desconhecidas (não estou falando que você fez isso, mas pareceu procurar sinônimos no Word) no vocabulário geral não faz seu texto melhor, ainda mais quando o resto do texto não acompanha a dinâmica das "palavras eruditas" que você usa. Falo isso porque eu gostei bastante do que você disse e gostaria de ver mais textos seus por aqui (já que cada vez mais a qualidade dos textos do Omelete vem caindo).



TMNT Leo. TMNT Leo. (14/02/2011 21:55:05)   4 -2
Nenhum jogo será melhor que a sequência de halo!



Publicidade
sem avatar Enrico (14/02/2011 20:32:33)   5 0
Bom como foi dito no próprio artigo, a resenha deveria sofrer alterações conforme fossem saindo os "remendos" do jogo.

Como muitos MMO's a economia ou é inexistente ou muito simples, no estágio de teste beta e lançamento do jogo, o mais famoso do gênero o City Of Heroes sofreu diversar alterações nas sua mecânica de economia, auction houses e etc...Mas o Coh ja é um velho senhor em comparação ao DCU. Resta esperar.



edgar edgar (14/02/2011 19:17:28)   143 0
"algo me diz que se fosse o Borgo todo mundo ia atacar"[3]



sem avatar Sérgio (14/02/2011 18:24:58)   5 0
Se eles vão lançar AH em 1 mês e pouco depois do jogo lançado, pq não adiaram o game um pouquinho e já lançassem com AH logo de uma vez?

E, querendo ou não, WoW é um exemplo a ser seguido, inclusive existem várias coisas não implementadas no game que poderiam ser exploradas por outros.

No mais, excelente review Flávia, como sempre indo direto ao ponto, sem "firulas".

Se eu vou jogar? Bom, quando vi os trailers de jogabilidade e etc, fiquei até interessado. Mas depois de ler o review, vi que tem algum trabalho a ser feito ainda. Quem sabe daqui uns 6 meses.



The End The End (14/02/2011 18:08:09)   -2 0
Ja quis experimentar outro MMO, mas por enquanto nao vejo nada que realmente desbanque World of Warcraft.

Mas, estou na torcida por algo novo e bom.



sem avatar Clichê dos Comentários (14/02/2011 14:59:17)   -4 0
É UM ABSURDO! SÓ MESMO NO BRASIL MESMO PARA HERÓIS E VILÕES TEREM QUE LUTAR NA RUA! ÈTUDO CULPA DESSE GOVERNO QUE TÀ AÌ! EU PAGO MEUS INPOSTOS, O TROUXA SOU EU!

E QUE VENHA DC UNIVERSE 2 - FILME DO ANO




Matheus Albano Matheus Albano (14/02/2011 14:56:57)   133 0
Gostei muito da crítica da Flávia [3]
Eu não estava pretendendo comprar mesmo por três motivos:
1-Não gosto muito de MMO
2-Não me empolguei muito com a divulgação
3-Mesmo que eu quisesse comprar não poderia porque minha conexão não é muito boa
É ótimo saber que a Flávia vai continuar fazendo críticas assim podemos ter dois ótimos críticos de games no site e obviamente mais críticas de games não é?
Campanha: faça do omeletv um quinteto com a Flávia Gasi



FRANCISCO FRANCISCO (14/02/2011 14:12:02)   8 0
Eu já sabia! MAS OMELETE CADÊ UMA NOTÍCIA SOBRE RIFT: PLANES OF TELARA! De longe um dos MMORPG mais promissores do ano, nada sobre ele? Amanhã será último Open-Beta, com head start dia 24/02 e lançamento mundial dia 01/03.....o jogo não parece, É cruel, testei nos betas anteriores.....



sem avatar Leonardo (14/02/2011 13:20:45)   -1 0
Eu gostei do game , pra quem falo que lanco 2010 ta bem desatualizado game foi lanca em janeiro de 2011 e a primeira atualizacao sera 1 mes dps (ta bom d+ ate)

E na critica quem falo que nao tem nada pra fazer depois do lvl 30 ta fazendo piada pq eu ja to lvl 30 faiz 3 semanas e nao completei nenhum Tier, as raid e de 1 em 1 semana isso que demora

As Actions House serao implantada nessa nova atualizacao o comercio do jogo sera os Style que ganha feat e outras coisas

E um jogo muito bom mais ainda tem muitos bugs e erros que eles temque se comprometer a corrigir



sem avatar Gabriel (14/02/2011 12:20:43)   5 0
@Renan

Valeu pelo esclarecimento. Realmente estava achando estranho o jogo ter quase 1 ano e as resenhas só aparecerem agora. :P

Esses problemas citados, na verdade, me parecem inerentes a quase todos os MMOs lançados hoje em dia. Acho que são poucos os que valem a pena comprar no lançamento, pois sempre tem esse problema de falta de conteúdo. Vários deles melhoram MUITO depois de alguns meses, o problema é que quando melhoram, o filme já foi queimado com um lançamento fraco.

Minha esperança agora é no The Old Republic. Possivelmente terá problemas parecidos no lançamento, mas como é da Bioware, o potencial é enorme, mesmo que seja um excelente jogo semi-single player :D



sem avatar Renan (14/02/2011 12:13:40)   0 0
@Gabriel

Não. O jogo lançou em Janeiro e a primeira atualização será lançada até o proximo dia 20/02 (prazo maximo segundo a Sony).

Quem disse que o jogo foi lançado em Abril de 2010 ta viajando.

No mais a critica está realmente plausivel, o jogo é muito bom sim e eu não me arrependo de te-lo comprado, por outro lado ainda precisa de varias melhorias, por se tratar de um MMO que pode ser atualizado no decorrer do tempo, acredito que tem tudo pra melhorar, basta que a Sony dê atenção e suporte as sugestões/criticas dos jogadores.



Publicidade
Evans Evans (14/02/2011 11:53:11)   87 0
Comprei o meu em "pre-order"...
E ja havia notado alguns do problemas citados pela Flavia.
Tive sentimentos parecidos aos dela
é um otimo jogo do universo DC; mas pelo amor de deus^^ eu achava que existia mais fãs de HQ manjavam um pouco de MMO, eu fiz um tanker sob tutela do Super, e p*** m**** alguem sabe fazer estancia? pq ate agora so encontrei uns iniciantes em MMO, conheciam tudo do universo, "olha aquilo",mas nao sabiam mto bem oq fazer, claro a comunidade é nova online e vai demorar um pouco para os jogadores mais decentes começarem a fazer tutoriais ensinando os novatos, mas por enquanto: DC Cade o suporte aos iniciantes?
Achei otimo ver "PKs" matando iniciantes(normal) e realmente demora um pouco pra pegar o jeito da coisa, ao longo do processo de evolução no jogo as coisas vao melhorar( espero)
Comecei este fim de semana, então, qualquer clica no meu perfil aqui e manda email e no assunto deixa la [DCUO], para mais informações ou pra jogarmos juntos.

Otimo jogo, mas vou seguir a ideia da Flavia, vou "upar" ver como funciona, e quando estiver passando das centenas de milhares on, eu volto. De qualquer modo mantenhamos contato.
Eu posso manjar pouco de Universo DC, mas de uma coisa eu sei, quase todo mundo sempre quis ser do time do Luthor, Kent, Jordan, Wayne e outros, acho que esta é a chance dos que gostam desse mundo e de um bom jogo online.



sem avatar Paulo Vinicius (14/02/2011 11:40:35)   73 0
se fosse um sandbox com possibilidade de multiplayer ai seria um epic win... mas MMO... odeio socializar...



Liev Liev (14/02/2011 11:21:04)   -15 0
PRA MIM O MELHOR MMO QUE JOGUEI FOI TIBIA (E OLHA Q EU JOGUEI VARIOS ATÉ WOW)

NÃO ESTOU BRINCANDO, O PVP É TÃO BRUTAL QUE SÓ DE JOGAR A CARGA EMOCIONAL E A TENSÃO SÃO ESMAGADORAS, COSTUMO DIZER QUE TIBIA É MAIS REAL QUE A VIDA REAL POIS NAQUELE JOGO VOCÊ CONSEGUE VER O QUÃO PODRE É O SER HUMANO

TIBIA É UM EXEMPLO DE COMO UM MMO DEVE SER, ATÉ HOJE PROCURO AQUELE ESTILO DE PVP EM MMOS

ACHO QUE VOU ESPERIMENTAR ESTE DC AI



AVGN AVGN (14/02/2011 11:18:10)   14 0
Eu confesso que só leio as críticas da "Santa Trindade" (Érico, Hessel e Forlani) aqui no Omelete... mas essa crítica está muito boa. Parabéns!

Se houverem mais, a partir de agora, eu vou ler as da Flávia também!



sem avatar Gabriel (14/02/2011 11:02:43)   5 0
@Jayme
"Particularmente nunca vi esse nível de comprometimento em nenhum outro MMO".

Peraí, então o jogo foi lançado em ABRIL de 2010, e a PRIMEIRA atualização está para ser lançada AGORA? Quase 1 ano depois? ISSO é comprometimento?

WoW: Cataclysm lançou em dezembro, e já foram aplicadas diversas atualizações, em grande parte de correções ou melhorias, e a próxima atualização grande de conteúdo (novas RAIDS, Dungeon e quests) deve estar pra sair no máximo nos próximos 2-3 meses.

Isso sem contar o EVE online, que também possui várias atualizações regulares. Até o semi-largado LotRO possui (ou possuía, quando era pago) atualizações muito mais frequentes, ESPECIALMENTE para correção de bugs.



Tony Tony (14/02/2011 10:59:25)   10 0
concordo

se fosse o borgo ja tinha um monte de gente xingando , descendo a lenha, e dizendo q ele nao entende nada de games...



Lucas Lucas (14/02/2011 10:48:44)   -2 0
Flávia Gasi no Omelete?! Epic Win do Omelete!!
Bela análise do jogo.



Galo Galo (14/02/2011 10:48:42)   901 0
@Jayme, pelo visto, você não leu o primeiro parágrafo.


Ótima crítica. Bem aventurados aqueles que têm uma esposa/namorada que curte games, hqs e afins.




AverageJoe AverageJoe (14/02/2011 10:11:38)   2 0
"Algo me diz que se fosse o Borgo todo mundo ia atacar. " [2]

Condescendência aplicada é um tipo de machismo.



Andres Andres (14/02/2011 10:01:04)   27 0
Esse review tem um único ponto errado. Diz que depois de chegar ao nível máximo você não tem mais o que fazer.

Se o PVP desse jogo é superior aos outros mmo, isso por si só já significa que você tem o que fazer (a não ser que alguém diga que você não tem mais porque jogar o pvp do Call of Duty, por exemplo, porque já está no nível máximo).

PORÉM, vou continuar no meu WOW... =P Pra eu adotar dois MMOs teria que largar meu emprego ou minha namorada... Não pretendo fazer nenhum dos dois por enquanto! =P



Publicidade
sem avatar Jayme (14/02/2011 09:48:24)   7 0
Pior do que criticar simplesmente por gostar de criticar é criticar sem conhecimento de causa... Vamos a algumas explicações sobre o jogo:
Primeiro- a mensalidade que você paga por mês entre outras coisas garante atualizações mensais no jogo, tanto na história quanto na jogabilidade. O jogo foi lançado em abril e a primeira atualização já está saindo em fevereiro com uma missão da mulher gato, a continuação da história principal (com o novo módulo chamado de In Lex we Trust)e correção de alguns dos bugs. Particularmente nunca vi esse nível de comprometimento em nenhum outro MMO.
Segundo- nesta atualização já está sendo lançado as auction houses - que são as instituições reponsáveis pela economia de qualquer MMO.
Então, se for fazer uma crítica sobre alguma coisa, faz um favor a você mesmo e a seus leitores, e pesquise mais sobre o assunto antes de dar informações erradas.
O jogo é excelente!



Liev Liev (14/02/2011 09:05:43)   -15 0
ESSA MENINA É BOA

GOSTEI DE SABER QUE OS CAIXISTAS NUNCA VÃO JOGAR, SÓ FIQUEI TRISTE DE SABER QUE TEM MENSALIDADE

NÃO VALE A PENA COMPRAR UM JOGO ORIGINAL E DESCARTAR DEPOIS DE 1 MÊS



sem avatar neo (14/02/2011 08:44:49)   0 0
bobagem tenho duas filhas uma de nove anos outra treze não param de jogar tive q comprar outro ps3 outro jogo dc universe online só p elas jogarem lado a lado sem falar q tinha q comprar um jogo novo por semana e faz quase um mes q não me pedem jogo novo ou seja para os pais vale muito a pena



Igor Igor (14/02/2011 07:46:28)   205 0
Algo me diz que se fosse o Borgo todo mundo ia atacar.



Ad Samp Ad Samp (14/02/2011 07:41:44)   181 0
"Ok, continuarei jogando Lineage2 então!" (2)



sem avatar Bruno (14/02/2011 06:43:07)   0 0
Ok, continuarei jogando Lineage2 então!



sem avatar Matheus (14/02/2011 05:14:30)   -2 0
oa critica mas só de jogo não ser point & click pra mim ja é tudo...acho que sobre o papel de cada um tipo numa raid(healer\dps\etc) não deve ser mesmo levado tão a serio afinal nos outros rpgs vc cria uma build e vai sempre fazer a mesma coisa(ou seja se vc é guerreioro só bate da porrada se é healer só cura e pronto) ja tava enjoado disso...poha e se kiser ser um mago ki da pohada...um guerreiro que possue um artefato(ex: kratos) e pode soltar magias...isso é action adventure mmo e não somente moorpg...minha opinão claro...



sem avatar Matheus (14/02/2011 05:09:18)   -2 0
boa critica mas só de jogo não ser point & click pra mim ja é tudo...acho que sobre o papel de cada um tipo numa raid(healer\dps\etc) não deve ser mesmo levado tão a serio afinal nos outros rpgs vc cria uma build e vai sempre fazer a mesma coisa(ou seja se vc é guerreioro só bate da porrada se é healer só cura e pronto) ja tava enjoado disso...poha e se kiser ser um mago ki da pohada...um guerreiro que possue um artefato(ex: kratos) e pode soltar magias...isso é action adventure mmo e não somente moorpg...minha opinão claro...



UltPaladino UltPaladino (14/02/2011 05:06:43)   0 0
Parabéns Flavia, otima critica.
È lindo ver uma mulher escrever sobre Games e Quadrinhos. ^^



sem avatar vitor (14/02/2011 03:48:32)   -6 0
quem aqui não sabia ??
eles queriam lança proximo do champions online não consequiram, e pior disso tudo é. Eles ja tinham no mercado um rpg estilo o que eles queriam e mesmo assim continuaram no caminho errado.
em resumo eles fazem a tarefa de casa mas pra comer dinheiro ficam fazendo burrice.
cryptic que é esperta faz 2 jogos por preço de 1. a final pra competir com os grandes tem que aberta os cintos.



Publicidade
Renato Renato (14/02/2011 00:34:12)   210 0
Ótima crítica. Pelo que entendi, se a DC aprender com a Blizzard como adicionar conteúdo para deixar os players viciados, esse jogo terá futuro. Pelo menos bom visual, jogabilidade e coerência com os quadrinhos o jogo parece ter.



Steping Steping (14/02/2011 00:27:01)   2132 0
Gostei muito da crítica da Flávia.[2]



Henrique Henrique (14/02/2011 00:17:06)   48 0
Gostei muito da crítica da Flávia.
Consistente e bem pontuada pela experiência em games, apresenta altos e baixos do game com elegância.
Parabéns.
Fique com vontade de jogar, nem que seja pela chance de conhecer um universo DC bem construído nos games!
;)




Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.