A Federação Finlandesa de e-sports proibiu proibiu a participação de mulheres em um torneio de Hearthstone. O certame servirá para escolher o representante finlandês no campeonato internacional do jogo de cartas da Blizzard, no Azerbaijão.

hearthstone

None

De acordo com as regras do torneio, que caíram na internet neste post do Reddit, apenas homens podem participar. Segundo Markus Kosivirta, administrador do campeonato, a determinação está de acordo com a Federação Internacional de e-sports (IeSF), que divide os campeonatos por sexo e não criou um torneio feminino internacional de Hearthstone para este ano.

"Isso está de acordo com as regras da IeSF, já que o torneio principal está aberto apenas para homens. Decidimos por isto par evitar conflitos possíveis, como ter uma mulher eliminando um homem durante as oitavas de final, entre outros problemas. Gostariamos de apontar que estamos lutando por direitos iguais entre os gêneros nos torneios da entidade", disse o executivo.

No campeonato internacional da IeSF deste ano, haverá torneios masculinos de DotA 2, StarCraft 2, Hearthstone e Ultra Street Fighter IV, e campeonatos feminios de StarCraft 2 e Tekken Tag Tournament 2. No Facebook, a IeSF explicou que a divisão de torneios entre gêneros está de acordo com entidades internacionais de esporte, já que a entidade está "empenhada em tornar o e-sport reconhecido como uma modalidade esportiva."