O segundo semestre chegou e com ele a expectativa para o lançamento de uma nova geração de consoles. Tradicionalmente, o mês de julho significa férias para alguns e também conta com poucos games inéditos, sendo assim uma ótima época para tirar o atraso de alguns jogos que já estão nas lojas.

Por isso, o Omelete separou alguns títulos multiplataforma que são indispensáveis. Selecionamos dois games de seis categorias diferentes, todos eles lançados ainda este ano e disponível para, pelo menos, duas plataformas. Por isso, deixamos de fora nomes como God of War: Ascension, The Last of Us e Gears of War: Judgment - que também são três ótimas opções.

Pegue o seu bloco de notas e faça a sua lista:

Ação/Aventura

Tomb Raider - Xbox 360, PS3 e PC

O reboot da clássica série de Lara Croft é um dos destaques do ano. Com uma jogabilidade inspirada em Uncharted (que por sua vez se inspirou em Tomb Raider) e um visual renovado, a Square-Enix tornou a franquia aprazível não só para os fãs da personagem, mas também para uma geração que não conheceu de imediato as habilidades da heroína. Um jogo com ótimo enredo, personagens envolventes e um sistema de evolução que deixará o jogador preso até o fim da aventura.

Leia a nossa crítica de Tomb Raider

DmC - Xbox 360, PS3 e PC

Devil May Cry foi mais uma franquia a ter seu visual renovado. Antes do lançamento, as mudanças que Ninja Theory fez em Dante eram o assunto principal entre os fãs - uma reclamação que se mostrou desnecessária. No fim das contas, o jogo mostrou uma direção de arte impecável e controles que lembravam aos episódios anteriores, mesclados à agilidade característica da Ninja Theory. Apesar de não ter um enredo de qualidade e leves defeitos na construção de fases, DmC trouxe novo fôlego ao caçador de demônios mais debochado da Capcom.

Leia a nossa crítica de DmC

FPS/ Tiro

Bioshock Infinite - Xbox 360, PS3 e PC

Entre os desenvolvedores de jogos blockbusters, Ken Levine é, certamente, o mais aclamado. Criador de uma das franquias mais consagradas da atual geração de consoles, Bioshock, o designer tem uma visão que combina jogabilidade e narrativa única no mercado. Após se afastar de sua cria no segundo jogo, Levine volta em Bioshock: Infinite para redefinir o conceito que tanto evoluiu há anos. Com um mundo novo, belo e inventivo chamado de Columbia, o game leva o jogador a uma aventura que, além de divertir e causar tensão, é pautada por dilemas da humanidade e ilustrada por esculturas e cenários cheios de significados.

Leia a nossa crítica de Bioshock: Infinite

Metro: Last Light- Xbox 360, PS3 e PC

A continuação de Metro 2033 desponta como um dos melhores shooters de horror do ano. A 4A Games não só superou os erros narrativos do primeiro game, como fez de Metro: Last Light um game muito mais assustador e divertido de jogar. A sensação de claustrofobia e o constante suspense que permeiam a história fazem o jogador se envolver mais com a história. Com a escassez de títulos de terror de qualidade, Last Light aparece como uma ótima opção para quem gosta de viver com a adrenalina em alta e aprecia um bom FPS. Além disso, o título conta com um dos gráficos mais belos de toda a geração.

Leia a nossa crítica de Metro: Last Light

Esporte/Luta

Injustice: Gods Among Us - Xbox 360, PS3, Wii U e iOS

Injustice: Gods Among Us é um dos favoritos a melhor jogo de luta do ano. Com o aperfeiçoamento das mecânicas que implantou no reboot de Mortal Kombat, a NetherRealm fez um game com jogabilidade fluida, especiais incríveis e uma história excelente - algo raro para um jogo de luta, ainda mais se tratando de personagens da DC Comics. O visual dos heróis e vilões foi refeito e Injustice ainda ganhou um belo trabalho de dublagem nacional. Não importa se é fã, jogador casual ou hardcore, este é um jogo obrigatório para quem gosta de videogames.

Leia a nossa crítica de Injustice: Gods Among Us

Grid 2 - Xbox 360, PS3 e PC

A continuação do título lançado pela Codemasters em 2008, traz um ótimo equilíbrio entre os gêneros arcade e simulação. Grid 2 consegue, com belos gráficos, unir a diversão descompromissada de Burnout às exigências técnicas de Gran Turismo. Além do modo carreira, que permite ao jogador comprar carros de diversas marcas, há também o multiplayer, que oferece diversão sem limitações e dá inúmeros veículos para serem usados. Em um ano que serão lançados Gran Turismo 6 e um novo Need for Speed, Grid 2 aparece como ótimo concorrente.

Leia a nossa crítica de Grid 2

Portátil

Limbo - iOS, PSN, Steam e Xbox Live

A busca por uma irmã perdida é uma das pérolas da história dos videogames. Limbo foi lançado originalmente em 2010, mas esse ano ganhou uma versão para iOS e agora pode ser jogado em qualuqer gadget Apple. O contraste entre o preto e branco, combinado aos puzzles intrincados do game, fizeram a PlayDead ganhar inúmeros prêmios há alguns anos. Aproveitar o relançamento é quase um dever para quem não apreciou esta obra-prima.

XCOM: Enemy Unknown- iOS, Xbox 360, PS3 e PC

Uma das melhores surpresas para os consoles em 2012, XCOM: Enemy Unknown ganhou uma versão para iOS este ano. Ao invés de refazer ou moldar um novo jogo para os portáteis, a 2K Games resolveu portar o mesmo game. Os gráficos são de alto nível e os controles ainda melhores - há quem diga que XCOM é melhor controlado pelos toques em iPhones e iPads, inclusive. A história do jogo mostra a aventura de uma equipe humana que precisa exterminar alienígenas que acabam de invadir a Terra. Para fãs de RTS e jogos de estratégia, esta é uma boa pedida para as férias.

DLC/RPG

The Elder Scrolls V: Skyrim - Dragonborn - Xbox 360, PC e PS3

Uma das maiores febres da geração ganhou um suspiro de vida esse ano - se é que precisava. Dragonborn adiciona até 30 horas de aventura à Skyrim e ainda inclui as cidades Raven Rock, Tel Mithryn e Skaal Village. Há também um novo clã de lobisomens e mais dragon shouts. Outra ótima notícia é que para apreciar Dragonborn, não é preciso ter terminado as missões do jogo original. A narrativa desse DLC mostra o protagonista sendo atacado por um grupo de cultistas de Miraak, que caçarão o "falso Dragonborn".

Leia a nossa crítica de The Elder Scrolls V: Skyrim

Dragon's Dogma: Dark Arisen - Xbox 360 e PS3

A expansão de Dragon's Dogma é uma ótima adição a este RPG, que surpreendeu a todos no ano passado. Nesse DLC, o jogador pode explorar uma área inédita do jogo e ainda adicionar novas habilidades ao seu avatar. Dark Arisen é uma boa pedida para quem gostou do jogo original, mas é melhor ainda para quem não conheceu o título e agora poderá aproveitá-lo com todo o material em apenas um disco.