Kinect: Veja dez aplicações para o sistema do Xbox 360

Programadores usam o controle de maneiras inusitadas - assista!

Érico Borgo
29 de Novembro de 2010

O periférico Kinect, sistema de controle sensível a movimentos do Xbox 360, está sendo amplamente testado e hackeado por programadores.

Ao redor do mundo, profissionais, universitários e curiosos inventam maneiras de usar os recursos do aparelho de maneiras diversas - algumas extremamente relevantes, como o "mouse de dedo", outra apenas divertidas, vide o sensor de peitinhos. Selecionamos dez delas abaixo. Confira e comente abaixo (se tiver seus hacks favoritos, indique também). O Omelete testou o Kinect na OmeleTV que irá ao ar na próxima sexta-feira (3/12).

Kinect como controle em Super Mario Bros.

Sabre de Luz kinéctico

Kinect controla mapa 3-D no Windows 7

Teatrinho kinéctico de sombras

Interpolação 3-D usando os raios do sensor

Mesmo autor do anterior: realidade aumentada com boneco 3-D

Usando drivers abertos e um programa de processamento de imagens,
um programador ensinou o Kinect a entender objetos e dizer seus nomes.

Fazendo música no Kinect - uma nova era do air guitar

Kinect simulando mouse no Windows 7

Sensor de peitinhos

Leia mais sobre Kinect
Leia mais sobre Xbox 360



Comentários (17)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Juliozales Juliozales (02/12/2010 01:34:27)   47 0
@Jucemar
sim eu sabia, acompanhava o projeto Natal fazia muito tempo, tanto que eu sei que não foi o brasileiro que INVENTOU como vc fez questão de colocar em caixa alta, e sim, um dos engenheiros responsáveis, ou algo parecido. (se o cara teve moral pra batizar o projeto, então era importante).
O que vc não entendeu, é que, cedo ou tarde, todo mundo vai dominar essa tecnologia, e se a gente não o fizer, ficaremos para trás, mais uma vez.
O brasileiro tá lá, assim como tem na Nasa, ou em inúmeras empresas de tecnologia de ponta, porém, as informações são mega super ultra confidenciais e protegidas.

já um garoto (ou nem tanto) que hackeia a tecnologia, e descobre como funciona, pode usar com qualquer outra empresa, em tese né.



Adriano Firefox Adriano Firefox (30/11/2010 17:50:22)   229 0
As coisas boas e as ruins... O video onde o cara faz música com as mãos é interessante, você move os braços e seus movimentos geram sons diferentes, seria como reger uma pequena orquestra, mas cada movimento particular seu gera sons diferentes, interessante, imaginem uma pessoa cega, ela move os braços e ouve sons diferentes, mesmo não vendo a tela da tv.
O video do pássaro marionete, também é legal e educativo, imagine você contando uma história com um boneco na sua mão, mas essa história sendo mostrada para outros lugares, pode ser bem pedagógico.
No video onde o cara controla o Windows 7, notei uma total falta de precisão, coisa que ainda o mouse ou a caneta tablet ganham longe de qualquer touch, pad. Imagina você na internet, tendo que suar pra conseguir clicar precisamente num ponto, o próprio site do Omelete tem um monte de coisas interessante que estão justamente colocadas do lado de outros links, imagina querer entrar numa reportagem e clicar num anúncio e ir lááá pra um monte de SPAMs...



Cid Moreira Cid Moreira (30/11/2010 17:39:28)   11 0
Diferenças entre kinects e Movers(wiis)

Vocês ficam nesta briga de quem é o melhor, mas esquecem de que nada impede de a Sony e a nintendo façam um sistema semelhante ou até melhor do que o kinect. Eu tenho uma teoria nesta questão dos videogames, de que o primeiro sempre será o revolucionário, porém, será o boi de piranha, ou seja, se funcionar mesmo, logo farão um melhor, se não funcionar, será a empresa que criou uma bomba inútil.

Eu tenho um PS3, mas não tenho problema algum em dizer que gostei mais do kinect, porém, em muitos outros jogos, acho que o move e wii seriam bem mais lógicos para jogar..

O Kinect será quase impossível ter jogos hardcore (sem algum controle), pois imagine vc jogando um call of duty (ou qq jogo q tenha q andar) e tendo que bater os pés para andar e fazer outro movimento para mover o personagem para os lados?!Vc não vai aguentar jogar nem 10 minutos, ainda mais se o outro estiver usando um controle...rsrs
O kinect está limitado a jogar esses jogos onde os personagens andam automáticamente e vc só faz os movimentos do braços ou pernas, quando der..

No move e wii, tem o nunchuk deles que dá para se mover enquando usa o controle de movimento na outra mão para os golpes..não é tão realista, mas é o mais prático que a realidade dos games permite..

Acredito que a Sony tenha pensado nisso para ter feito o move..



J. J. (30/11/2010 15:51:58)   0 0
pra que ver video oficial se eu tenho o aparelho em casa?
ambos ate, e posso dizer que ambos sao igualmente bons em seus respectivos contextos, entao acho muito idiota essas pessoas como dito abaixo que " vestem a camisa" e ficam xingando todo mundo que nao concorda com o seu ponto de vista.



Bill Bill (30/11/2010 15:49:00)   43 0
Boa, comentário de pessoa sensata. O Kinect é uma revolução sim, e não duvido que vão diminuir esse lag que tem nos jogos oficiais quando evoluir mais esse dispositivo. Tanto o Kinect como o Move precisam de mais tempo, porque só tem porcaria pra se jogar com PS Move até agora.



Ruben Ruben (30/11/2010 15:36:39)   2 0
João, o problema não é burrice, é que em muitos casos a pessoas veste a camisa, no caso aqui é o avatar, de marca a ou b, e acabam por menosprezar algo revolucionário como o kinect, tenho certeza que a MS vai evoluir o aparelho para aplicações diversas e não só para o XBOX.
Se for pra vestir a camisa, vou dizer que achei o máximo os sorvetinhos psicodélicos do MOVE, hahuahauahua



Bill Bill (30/11/2010 15:35:26)   43 0
Eta joão, você não deve ter visto nenhum outro video oficial e ter o bom senso de perceber o lag.



J. J. (30/11/2010 15:00:50)   0 0
hahaha que bill ignorante, esses sao hacks mane, claro que vai ter lags os caras que fazem isso nao sao developers nao.
brasileiro burro e foda



Bill Bill (30/11/2010 12:26:30)   43 0
Pedro, só se no jogo não tiver, porque o lag é evidente. No video do sabre de luz, é de meio segundo ou quase um, e no do teatro das sombras também. A funcionalidade é maior que o do Move e do Wii, mas que tem lag grosseiro tem.



Juliozales Juliozales (30/11/2010 10:51:21)   47 0
Impressionante!
Tanto o que eles estão fazendo, como a rapidez, já que o dispositivo está a tão pouco tempo no mercado.

Agora, o que é MUITO IMPORTANTE é a galera brasileira fazer isso também!!....

Parece brincadeira mas não é, dominar uma tecnologia dessas, seria uma bela carta na manga.



Publicidade
sem avatar Pedro Henrique (30/11/2010 08:09:48)   -21 0
Bill eu nao concordo que existe lag no kinect, eu ja joguei e nao achei nenhum lag, é um aparelho muito criativo e legal...


Rafael a microsoft ja confirmou o kinect para o Pc tabem.



J. J. (30/11/2010 01:54:30)   0 0
1x0



ivo ivo (29/11/2010 23:07:18)   -2 0
acho que arthur c. clark errou no nome e na data, ao invés de 2001 e hall 9000 é 2010 microsoft kinect!


o setimo video ta igualzinho ao hall!



Rafael Rafael (29/11/2010 22:00:05)   385 0
Não entendo como a Microsoft ainda não viu o potencial do kinect como um acessório para PC e os inúmeros aplicativos possíveis com o acessória. Incluindo a popularização da Realidade Ampliada.



Bill Bill (29/11/2010 21:56:45)   43 0
Lags, muitos lags.
Joguei o PS Move já, a precisão impressiona. Até atrapalha tamanha sensibilidade na hora de usar os menus.



Salvador Salvador (29/11/2010 19:23:45)   0 0
kkkkkkkk...quero um kinect, mas confesso que tenho outras prioridades, e o estilo dele n faz muito o meu, so usaria para brincar um pouco.




Omeletop : games

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.