Uma história de 70 anos que, de tão importante, já está virando livro infantil. É Boys of Steel: The Creators of Superman, o livro de Marc Tyler Nobleman ilustrado por Ross Macdonald, que conta como Jerry Siegel e Joe Shuster criaram o maior super-herói de todos os tempos.

A história da invenção do Homem de Aço - sobre dois geeks desajustados sociais que passaram anos e anos tendo suas idéias rejeitadas pelas grandes editoras até emplacarem um sucesso instantâneo - é importantíssima para a cultura pop dos EUA, mas pouco conhecida. Foi o que levou o autor Nobleman a transformá-la em livro ilustrado, uma forma de fazê-la chegar a vários tipos de público.

boys of steel

None

"O fato de eles passarem por três anos e meio de rejeição e ainda persistirem me parece incrível. Eu não escrevo livros para dar lições - se há uma lição ali, ótimo, mas eu acho que é um traço de caráter que as crianças devem aprender, saber que alguém vai rejeitar você, mas isso não significa que você deva desistir", diz Nobleman em entrevista ao Newsarama.

O livro faz parte das comemorações de 70 anos do Superman, e é a primeira publicação dedicada exclusivamente à biografia de Siegel e Shuster (Homens do Amanhã, de Gerard Jones, que Nobleman considera uma grande fonte, pode ter vários detalhes sobre Siegel e Shuster, mas não mantém o foco neles).

Vale mencionar também como parte da comemoração The Book of Lies, romance que Brad Meltzer está escrevendo baseado na história do pai de Jerry Siegel. O autor de Boys of Steel diz, porém, que o livro de Meltzer se baseia numa inverdade: Que Mitchell Siegel teria morrido com um tiro. Segundo dados que Nobleman apurou, ele teria morrido de um ataque cardíaco.

Boys of Steel já está à venda nos EUA pela editora Knopf.