A editora Horus traz para o Brasil um clássico da literatura chinesa. Trata-se de O macaco peregrino, escrito por Wu Ch’êng-ên no século XVI.

O livro deve atrair a atenção dos fãs de mangá e animê, pois foi uma das fontes de inspiração para a criação de Dragon Ball. É isso mesmo, Akira Toriyama baseou o saiyajin Goku no protagonista deste romance. Ambos possuem diversas características similares, tais como o bastão que estica, a habilidade de cavalgar nuvens e mesmo os seus nomes. Em chinês, Son Goku é Sun Wukong, nome da personagem principal de O macaco peregrino.

Interessante notar também que algumas das outras personagens do livro também têm "versões" no mangá. Entretanto, note que a saga de Dragon Ball é completamente diferente da história do livro.

Confira abaixo o press release da editora Horus sobre o lançamento:



O MACACO PEREGRINO CHEGA AO BRASIL

Sucesso mundial entre público e crítica, este clássico da literatura chinesa chega às prateleiras brasileiras.

A trama deste célebre romance é constituída por um relato histórico: o da incrível caminhada realizada no século VII pelo monge Hsüan Tsang, que viajou da China para a Índia com a finalidade de buscar as Escrituras Sagradas do budismo. “Trata-se de uma versão oriental do caminho de Santiago”, diz Gian Bruno, editor do livro no Brasil.

O escritor Wu Ch’êng-ên, que viveu entre 1505 e 1580, dá seu próprio toque de delicadeza e humor à obra, ao retomar o ciclo de lendas que floresceu durante séculos em torno da peregrinação do monge. A história nada mais é do que uma metáfora sobre a caminhada do homem em busca de sua iniciação. O autor apresenta os diversos elementos da psique e da natureza humana através dos personagens “Macaco”, “Porcoso” e “Areioso”.

Este livro já foi lançado em mais de 20 países, e o sucesso foi tanto que a BBC de Londres resolveu transformá-lo em seriado e em DVD. Editada pela primeira vez no Brasil, a obra apresenta uma linguagem acessível a todo público.

Divertido e muito agradável, O Macaco Peregrino é uma mistura de beleza e absurdo, profundidade e tolice, charme e sabedoria. Um clássico da literatura chinesa que promete fazer sucesso também no país do futebol: “Os brasileiros irão se encantar com a história”, garante Bruno.

O livro custa R$ 56,00 e contém 512 páginas.