SAG-AFTRA, divisão do sindicato de atores dos Estados Unidos que representa os dubladores de games, há um mês estava considerando entrar em greve por conta de um impasse em negociações com estúdios. Após uma votação realizada recentemente, 96% dos profissionais votaram a favor e, caso não exista um acordo entre o sindicato e as empresas, a greve deve se iniciar em breve.

None

A categoria pede uma parcela dos lucros de jogos que passarem da marca de 2 milhões de cópias vendidas, em formato físico ou digital (ou 2 milhões de assinantes, no caso de títulos online), além de bônus por sessões extenuantes de gravações e a contratação de coordenadores de dublês para cenas com captura de movimento.

Os dubladores argumentam que as relações de trabalho com os estúdios são regidas por um acordo feito na década de 1990, e que ele não corresponde mais a situação atual do mercado. Em outra página deperguntas e respostas, o sindicato afirma que a indústria de games "cresceu e se transformou em algo maior e mais lucrativo do que qualquer outro segmento do entretenimento, e continua a crescer", e que pagamentos de bônus por desempenho têm sido comuns para executivos e outros funcionários que trabalham em jogos.

As negociações começaram em fevereiro com representantes de empresas como Electronic ArtsActivisionDisney e Warner Bros., além de outros estúdios de gravação, sem nenhum acordo. Outra reunião foi realizada em junho, novamente sem acordo.

Grandes nomes da dublagem americana, como David Hayter (a voz de Solid Snake em Metal Gear Solid) e Jennifer Hale (a Shepard de Mass Effect), postaram mensagens em apoio à greve. Confira: