O diretor de The Elder Scrolls V: Skyrim, Todd Howard, deu uma entrevista ao site Gamasutra na qual afirma que não vai alterar a estrutura do título para atrair o público casual. "Honestamente, não discutimos muito sobre tornar o game mais acessível. Acreditamos que encontraremos uma audiência grande fazendo exatamente o jogo que queremos fazer", informou Howard.

"Claro que nosso objetivo é criar um game para qualquer pessoa. Mas nossa preocupação é que o jogador não se sinta confuso, independentemente de quem ele seja", continua. "No caso de Oblivion, o que aconteceu é que os jogadores só percebiam se tinham escolhido a classe que mais os agradavam depois de umas três horas de jogo. Acredito que conseguimos abreviar isto e tornar os controles mais elegantes".

Todd Howard ainda comentou que games hardcore podem ser bem populares: "Nós acreditamos que a audiência existe, e continuamos a criar para um público mais conhecedor de videogames".

The Elder Scrolls V: Skyrim será lançado para Xbox 360, PCs e PlayStation 3 em 11 de novembro de 2011. O jogo está sendo desenvolvido em um engine totalmente novo.