The Elder Scrolls V: Skyrim teve sua lista de perks (bônus específicos que influenciam habilidades) e habilidades raciais reveladas. Os perks serão atribuídos ao longo do jogo, de acordo com as habilidades trabalhadas.

As habilidades, aliás, são determinantes na subida de níveis do personagem. Conforme o jogador melhorar suas habilidades ficará mais perto de galgar um novo nível. Na origem do personagem só é atribuída sua raça e imagem - deixando todo o refinamento do personagem para o jogo em si, de acordo com a maneira que o jogador opta por agir no mundo de Skyrim. Veja o catálogo de perks abaixo:

Árvores de Perks

Speech

  • Preços de compra e venda melhorados em 10%
  • 10% de redução de preço de compra com vendedores do sexo oposto
  • Investir em lojas
  • Master Trader – todos os mercadores do mundo ganham 1.000 gold por barganhar
  • Comprar e vender de qualquer mercador, independentemente das suas mercadorias usuais
  • Intimidation é duas vezes mais bem-sucedido
  • Persuasion é duas vezes mais bem-sucedido

Alquimia

  • Poções são 20% mais fortes
  • Poções que restauram health, magicka e stamina são 25% mais poderosas
  • Poções duram duas vezes mais
  • Possibilidade de extrair dois ingredientes por cada planta
  • 50% de resistência a todos os venenos
  • Efeitos negativos e positivos dos venenos são removidos
  • Dois efeitos de um ingrediente são revelados quando este é testado

Illusion

  • Efeitos mais poderosos de magia com Dual casting
  • Feitiços Novice gastam 50% menos magicka
  • Feitiços Apprentice gastam 50% menos magicka
  • Feitiços Adept, Expert, Master gastam 50% menos magicka
  • Magias funcionam com animais de nível alto
  • Magias funcionam com pessoas de nível alto
  • Todas as magias são realizadas silenciosamente
  • Feitiços funcionam em undead, daedra e automatons
  • Magias de medo funcionam com inimigos de nível alto

Conjuration

  • Maior efeito de feitiços
  • Armas Bound causam mais dano
  • Armas Bound soltam Soul Trap no alvo
  • Armas Bound banem certas criaturas
  • Reanimar undead com 100 de health
  • Invocar 2 Atronachs ou zumbis
  • Invocar Atronachs com o dobro de distância
  • Invocar Atronachs com o dobro de força

Destruction

  • Mais dano de cada escola (ranqueado)
  • Feitiços Novice gastam 50% menos magicka
  • Feitiços Apprentice gastam 50% menos magicka
  • Feitiços Adept, Expert, Master gastam 50% menos magicka
  • Dano de shock tem chande de desintegrar alvos com health menor de 10%
  • Dano de frost tem chande de paralisar o alvo se a health estiver baixa
  • Dano de frost tem chande de fazer os inimigos fugirems e a health estiver baixa
  • Colocar runas 5 vezes mais longe

Restoration

  • Magias de cura restauram stamina
  • Feitiços Novice gastam 50% menos magicka
  • Feitiços Apprentice gastam 50% menos magicka
  • Feitiços Adept, Expert, Master gastam 50% menos magicka
  • Magias de cura restauram mais vida
  • Recarga de feitiços
  • Magias mais efetivas contra undeads
  • Chance de soltar magia de cura automaticamente quando a vida está baixa (uma por dia)
  • Magicka regenera 25% mais rápido

Alteration

  • Feitiços Novice gastam 50% menos magicka
  • Feitiços Apprentice gastam 50% menos magicka
  • Feitiços Adept, Expert, Master gastam 50% menos magicka
  • Magias de Alteration tem mais duração (ranqueado)
  • Absorção de 30% de ataques de magicka

Enchanting

  • Enchants são 20% mais fortes (ranqueado)
  • Armaduras com Enchanting são 25% mais fortes
  • Souls gems provêm magicka extra
  • Ataques especiais
  • Health, magicka e stamina enchants mais fortes
  • Efeito extra em uma arma já encantada
  • Shock, Frost e Fire enchants 25% mais forte (um perk para cada elemento)

Heavy Armour

  • Aumenta o armadura em 20%
  • Ataques desarmados com luvas de heavy armour
  • Metade do dano se o personagem estiver todo equipado em heavy armour
  • 25% adicionais de armadura em heavy armour do mesmo tipo
  • 25% adicionais de armadura se o personagem estiver todo equipado em heavy armour
  • 50% menos vacilos se o personagem estiver todo equipado em heavy armour
  • 10% de dano reflete para o inimigo se o personagem estiver todo equipado em heavy armour

2-handed weapons

  • 2-handed weapons causam 20% mais dano
  • Ataques com warhammers ignoram 25% de armadura dos inimigos (ranqueado)
  • Ataques com battleaxes dão dano extra de bleeding (ranqueado)
  • Ataques com greatswords são dano extra (ranqueado)
  • Ataques de power custam 25% menos stamina
  • Ataques de pé causam 25% mais dano e têm chance de decapitar o oponente
  • Ataques com corrida causam o dobro de dano crítico
  • Poderes laterais atacam a todos os alvos
  • Ataques de trás do inimigo tem 25% de chance de causar paralisia

Archery

  • Arcos causam 25% mais dano
  • Possibilidade de dar zoom
  • Utilizar zoom retarda o tempo
  • 10% de possibilidade de dano crítico
  • Recuperar duas vezes mais flechas de corpos mortos
  • 15% de chance de paralisar os oponentes por alguns segundos
  • Armar o arco 30% mais rápido.

Sneak

  • 20% mais difícil de ser detectado (ranqueado)
  • Ataques furtivos causam seis vezes mais dano com armas de uma mão
  • Ataques furtivos causam três vezes mais dano com arcos
  • Ataques furtivos causam 15 vezes mais danos com punhais
  • Redução de barulho da arma em 50%
  • Não ativar plataformas de pressão
  • Pode correr enquanto faz um ataque furtivo sem criar barulho
  • Correr não muda suas chances de ser detectado
  • Abaixar faz com que inimigos hostis o percam de vista e procurem outro alvo

Habilidades Raciais

  • ORC: Beserker
  • REDGUARD: Adrenaline Rush
  • WOOD ELF: Resistência à venenos e doenças, comandar animais
  • NORD: Battlecry
  • KHAJIIT: Night-eye, ataques com garra
  • IMPERIAL: Voz do Imperador, acha mais moedas dos oponentes mortos
  • HIGH ELF: Regenera Magicka mais rapidamente
  • DARK ELF: Ancestor's Wrath (fica envolto de fogo), resistência a fogo
  • BRETON: Dragonskin (absorve magias), resistência a shock
  • ARGONIAN: Histskin (regenera health mais rapidamente), resistência a doenças, respirar embaixo d´água

The Elder Scrolls V: Skyrim será lançado para Xbox 360, PCs e PlayStation 3 em 11 de novembro de 2011. O jogo está sendo desenvolvido em um engine totalmente novo.