Um dos anúncios esperados para a coletiva de FIFA 16 no Warner Games Summit era a inclusão dos times brasileiros no game, mas nada foi falado pela Electronic Arts. Em entrevista ao Omelete, o brasileiro Giliard Lopes, produtor do game, afirmou o que ele têm dito a vários fãs, há algum tempo, pelo Twitter: as negociações ainda estão acontecendo e a EA só pode anunciar quando tudo estiver acertado. “Estou com sentimento de que a resposta vai ser positiva para o público brasileiro, mas por enquanto não posso falar mais do que isso”, disse.

None

Na entrevista abaixo, Lopes fala sobre times brasileiros, sobre suas novidades favoritas de FIFA 16 e o as decisões que levaram a EA a adicionar um modo que vai ensinar novatos (e veteranos) a jogar o game. Confira:

A pergunta é inevitável: sobre a presença de times brasileiros no FIFA. Você fala muito com os fãs no Twitter que a equipe de licenciamento está trabalhando para isso. Podemos esperar mais uma novidade mais perto do lançamento?

Com certeza daremos uma resposta para essa pergunta antes do lançamento do jogo. Espero muito, estou com sentimento de que a resposta vai ser positiva para o público brasileiro, mas, como sempre falo, não anunciamos enquanto não estiver 100% confirmado para não atrapalhar as negociações. Imagine que anunciamos um clube. O outro pode dizer: “eu tenho mais títulos brasileiros, vou cobrar mais”. Então, qualquer informação que vaza pode atrapalhar negociações. Por isso, a EA só confirma quando for 100%. Espero que seja em breve, e espero que a resposta seja positiva, mas por enquanto não posso falar.

Em termos de jogabilidade, o que te agrada mais como jogador no FIFA 16?

Se for resumir, o que me agrada mais é que no FIFA 16 você não pode desligar em momento algum, porque no ataque ou na defesa, com ou sem a bola, há muitas maneiras novas de se expressar. Por exemplo, meu preferido é o drible sem tocar na bola. Você usa L1 ou LB e o direcional da esquerda. Imagina que esse botão é uma embreagem de um carro. Quando você segura, o jogador deixa de tocar na bola e os seus movimentos com o direcional fazem com que ele dê dribles de corpo em torno da bola. Quando você larga, ele toca novamente. Isso permite que você finja que vá pra um lado e vá pra outro, apertando e largando sua embreagem, e essa dinâmica traz o drible pra muito mais perto do jogador. Antes, você tinha que fazer skill moves… O novo sistema captura a essência do que é driblar: as vezes a bola já está rolando e você usa o corpo. É a grande novidade, mas que vai mudar o jogo de verdade.

Sobre o drible sem a bola, FIFA 16 tem muita ênfase na defesa, você mostrou a recuperação do carrinho, a atenção que o jogador de defesa tem com quem tá atacando. Isso foi uma forma de contra-balancear o novo sistema de drible?

Tudo que fazemos é pensado no balanceamento do jogo. Olhando o feedback dos jogadores, a estratégia dominante era correr com a bola. O defensor não tinha poder de expressão pra parar isso. Daí, investimos em agilidade do zagueiro. Quando você tira um jogador de defesa da posição original, os outros tentam cobrir esse espaço. Essa é uma maneira de você parar o adversário: tendo vários jogadores pra contra-balançar o que o jogador fora da posição está fazendo. O drible sem tocar na bola exigia uma resposta mais rápida do defensor, e por isso ele precisou ficar mais ágil do que antes para que a novidade não fosse estratégia dominante. Outro exemplo claro são interceptações inteligentes: os jogadores de defesa podem ser mais ágeis, vão identificar a chance de chegar na bola antes do atacante, e você vai poder controlar quem é mais agressivo. Para contra-balançar isso, você tem o passe direto. Segurando o LB ou L1, o passe vai ter muita força, e há aquela janela de oportunidade. Quem receber o passe vai precisar de um bom controle de bola, porque ela vai chegar pra ele quente. Os times montados do jeito certo vão conseguir usar essas estratégias.

Esse passe novo substitui de certa forma o passe em profundidade?

Ele complementa, porque o passe em profundidade é pra passar no espaço e o cara chegar na bola depois. O passe direto é nos pés do receptor. Pela força, não tem nem como jogar no espaço, senão a bola sai de campo. Você tem que mirar, porque a bola chega rápido. É um novo verbo de jogo, como a gente chama, além do passe em profundidade, por cima, e dos demais.

Gostaria de falar sobre a funcionalidade do FIFA Trainer, que mostra ações em cima do jogador na tela. Vocês estavam sentindo que o jogo estava ficando complicado demais, ou é algo para atrair mais pessoas?

Tem muita ciência por trás disso. A gente sente que muitos jogadores novos podem ter dificuldade com muita informação ao mesmo tempo, e a gente sempre procura maneiras de tornar mais fácil a entrada dos novatos. Durante pesquisa, descobrimos que a forma mais fácil aprender é ter alguem te dando instruções: “passa agora, pra direita”. Tentamos emular isso, para dizer que comandos são os mais adequados naquela situação. Isso é o FIFA Trainer. Você pode desligá-lo a qualquer momento, se não quiser ver. Ele vai listar os comandos: se você estiver na ponta da área tem o cruzamento, se estiver dentro na área, tem o chute. O Trainer sobe de nível com você. No começo, quando se é novato, ele mostra comandos de passe, e chute. Mas se você passar certo e chutar no alvo, ele dá um level up e passa a te mostrar lançamentos, chutes com finesse (mais colocados). São oito níveis, acho. Nos mais avançados, até os veteranos descobrem comandos que eles não sabiam, ou que não lembravam de usar em determinada situação.

O FIFA Trainer estará disponível em modos online?

A principio, sim. Estamos estudando se pode usar no online ou não. Achamos que sim, porque não achamos que ele vai deturpar o balanceamento das partidas. Ele não mostra a melhor ação, e sim todas as ações disponível. Ainda não decidimos, mas da nossa parte queremos que o Trainer esteja no máximo de modos possível.

FIFA 16 já está em pré-venda no país, com preços que vão de R$ 130 a R$ 300. A EA Sports confirmou oficialmente a presença das seleções femininas  da Austrália, Brasil, Canadá, China, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, México, Espanha, Suécia e Estados Unidos. Entre as novidades de gameplay, há um novo sistema que permite dribles sem toques na bola.

FIFA 16 tem lançamento marcado para 22 de setembro nas plataformas PlayStation 3, PlayStation 4Xbox 360, Xbox One e PC.