De acordo com uma entrevista de Tim Sweeney, co-fundador da Epic Games, ao site Polygon, se Gears of War 4 ainda fosse da empresa, ele teria custado mais de 100 milhões de dólares para ser produzido. Isso fez a empresa repensar sua estratégia e vender a franquia para a Microsoft.

"O primeiro Gears of War custou U$ 12 milhões para ser produzido, e rendeu algo em torno de U$ 100 milhões em receita. Foi bastante rentável".

None

No entanto, esse lucro foi atenuado com o alto custo dos jogos seguintes. Sweeney disse que o terceiro game da franquia custo algo "entre quatro ou cinco vezes mais" em relação ao primeiro. Nessa escalada, o co-fundador disse que, provavelmente, Gears of War 4 passaria dos 100 milhões de dólares.

Gerar receita com esse custo de produção seria algo desafiador. "Qualquer coisa menor que o sucesso absoluto poderia nos colocar fora do mercado".

Hoje a Epic Games está completamente reformulada, não cuida mais da franquia Gears of War e vai lançar seu primeiro MOBA em terceira pessoa, Paragon. Ele será um free-to-play pensado no competitvo, além de um survival intitulado Fortnite, também gratuito.