Shigeru Miyamoto
, o criador de Mario Zelda, afirmou à Forbes que não está colaborando com o desenvolvimento do próximo console da Nintendo, cujo codinome é NX.

None

"Eu me afastei da divisão de hardware e estou bem focado nos projetos de games nos quais estou envolvido, como o novo Star Fox", afirmou Miyamoto. "Claro que estou observando o novo hardware, mas não estou participando ativamente nem tomando decisões."

Na mesma entrevista, Miyamoto deu novamente explicações sobre o fracasso de vendas do Wii U"As pessoas nunca entenderam o conceito por trás deste console e o que estávamos tentando fazer. Acho que eles imaginaram que o produto era um console e um tablet, quando na verdade era um sistema integrado com uma funcionalidade de tablet que te daria duas telas, permitindo que duas pessoas ou mais jogassem de maneiras diferentes", disse o desenvolvedor.

Mais uma vez, Miyamoto culpou a ascensão dos tablets pelas vendas fracas do Wii U. "Infelizmente, os tablets estavam ficando mais poderosos e proeminentes, então o nosso console e sua proposta não foram bem assimiladas no periodo em que o lançamos", lamentou.

O NX deve ter mais detalhes revelados no ano que vem. Até agora, tudo o que se sabe é que ele será um "sistema dedicado a videogames", o que sugere algo diferente de um console tradicional. A Big N anunciou o aparelho no mesmo dia em que revelou sua entrada no mercado de games mobile.