O usuário Daniel Diebold, do fórum Assembler Games, postou imagens do que parece ser um dos raros protótipos do Nintendo PlayStation, o híbrido do Super Nintendo com entrada para CD-ROM desenvolvido pela Sony. Confira as imagens na galeria abaixo:

No início dos anos 1990, a Sony estabeleceu uma parceria com a Nintendo para criar um dispositivo que rodasse CD-ROMs no Super Nintendo. Um dos protótipos chegou a ser mostrado na Consumer Electronics Show (CES) de 1991. Entretanto, para espanto da Sony, a Nintendo anunciou no mesmo evento uma parceria com a holandesa Philips.

6 fotos

1 de 6
+1 foto
✖︎

Furioso com a "traição" da Nintendo, o executivo Ken Kutaragi iniciou uma campanha dentro da Sony para levar a frente um projeto de console desenvolvido pela própria empresa, sem a participação da Nintendo. Assim nasceu o primeiro PlayStation, e o resto é história.

Segundo reportagem do Polygon, cerca de 200 unidades do protótipo do Nintendo PlayStation teriam sido fabricadas antes da dissolução da parceria entre a Sony e a Big N. Até então, imaginava-se que todas as unidades tinham sido destruídas, até o encontro desta. O protótipo encontrado por Diebold havia sido guardado por seu pai, Terry Diebold, que trabalhou na Advanta, a empresa presidida por Olaf Olafsson, um dos chefes da Sony na época do lançamento do primerio PlayStation. Diebold guardou vários itens da empresa - entre eles, o famigerado protótipo.

A veracidade do Nintendo PlayStation chegou a ser questionada na internet, no qual sugeriam que seria um fake produzido por empresas que criam consoles personalizados. Diebold (o filho) rebateu os questionamentos com o vídeo abaixo. O console não veio com um cabo de força, ou seja, não vimos ainda como (nem se) ele funciona. Entretanto, Diebold prometeu ir atrás do cabo.