Nintendo começa a dar sinais de recuperação financeira. Em seu último relatório fiscal, divulgado nesta quinta-feira (7), a empresa anunciou seu primeiro lucro desde 2012. A fabricante faturou US$ 207 milhões em lucro operacional e teve uma receita de US$ 4,6 bilhões no último ano fiscal, que começou em 1º de abril de 2014 e se encerrou em 31 de março de 2015.

Parte do bom desempenho financeiro da fabricante japonesa se deve por conta da desvalorização do iene frente ao dólar, que favorece a exportação de produtos feita na moeda americana - segundo a Big N, 75,4% das vendas do período foram realizadas fora do Japão.

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As vendas da linha Nintendo 3DS, que inclui as versões 3DS, 3DS XL, 2DS, New Nintendo 3DS e New 3DS XL, chegaram a 8,72 milhões de unidades, chegando a 52,06 milhões desde seu lançamento. O relatório da Big N diz que os principais títulos da casa no ano passado, Super Smash Bros.Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire, tiveram vendas "robustas": 9,94 milhões e 6,75 milhões de unidades, respectivamente. O remake 3D de The Legend of Zelda: Majora's Mask também foi bem, com mais de 2 milhões de unidades vendidas. A expectativa da fabricante é comercializar mais 7,6 milhões de unidades do portátil até março do ano que vem.

Já as vendas do Wii U ficaram abaixo do esperado novamente. O console teve 3,38 milhões de unidades comercializadas, um pouco abaixo da previsão de 3,6 milhões esperada pela Nintendo em janeiro. No total, o aparelho agora teve 24,4 milhões de unidades comercializadas desde seu lançamento, em 2012. A Big N também divulgou os números de venda de dois títulos da casa: Mario Kart 8 (5,11 milhões) e Super Smash Bros. (3,65 milhões). Para o próximo ano fiscal, a expectativa da Big N é vender mais 3,4 milhões de unidades do console, cujo sucessor já está em desenvolvimento.

Para o próximo ano fiscal, a previsão da Big N é que a receita atinja US$ 4,77 bilhões, com um lucro operacional de R$ 411 milhões. Os planos da fabricante incluem expansões e DLCs para títulos já lançados e uma diversificação em suas áreas de atuação, como a já anunciada produção de games para celular, em parceria com a DeNA e atrações em parques temáticos. A empresa também estuda expandir a linha de bonecos interativos amiibo com cartas.

No ano passado, a empresa deixou de distribuir onsoles e jogos oficialmente no Brasil.

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