Saíram mais detalhes sobre a versão mais potente do PlayStation 4, apelidada de "PlayStation 4K" ou "PlayStation 4.5". De acordo com o Giant Bomb, o console é chamado dentro da Sony pelo codinome NEO e terá atualizações no processador, na placa de vídeo e na memória RAM.

None

Segundo o site, o NEO terá uma velocidade de processamento superior à do PS4 original, uma placa de vídeo melhorada e com mais memória. A partir de outubro, todos os jogos de PS4 serão obrigados a serem lançados com dois modos: o "Base Mode", ou modo de base, que vai rodar no PS4 atual, e o "NEO Mode", ou modo NEO, para uso no novo console.

Veja o comparativo de especificações:

 PlayStation 4 original PlayStation 4 NEO 
Processador  8 núcleos Jaguar, 1.6GHz  8 núcleos Jaguar, 2.1GHz
Placa de vídeo   AMD GCN, 18 unidades de computação, 800MHz AMD GCN melhorada, 36 unidades de computação, 911MHz
Memória RAM  8 GB GDDR5, 17 GB/s  8 GB GDDR5, 218 GB/s

Os jogos que rodam no modo NEO poderão fazer uso dos componentes atualizados para oferecer taxas de quadros mais estáveis a 1080p. Corroborando informações anteriores, o console também terá suporte a 4K, mas os jogos não precisarão ter suporte nativo a 4K, que é quatro vezes maior do que o padrão 1080p suportado atualmente pela geração do PS4.

Os documentos recebidos pelo Giant Bomb revelam que a Sony está sugerindo modos para alcançar resoluções 4K para as versões NEO dos jogos, mas também estão oferecendo liberdade aos desenvolvedores a respeito deste tipo de resolução. Ou seja, o mais provável é que o console adapte jogos em HD para o formato de maior resolução. Os documentos também mostram que a fabricante exige que, no modo NEO, os jogos precisam ter taxas de quadro iguais ou superiores às do jogo em sua versão base.

O site também revela parte da estratégia da Sony de coexistência entre o PS4 novo e o antigo. A fabricante quer que ambos coexistam, mantendo a mesma interface, a conexão à mesma loja online e comunidades. Donos do novo PS4 poderão acessar todo o conteúdo que adquiriram para o PS4 antigo.

Os documentos revelam que a Sony não tem intenção de segregar as duas bases, o que afasta a possibilidade de jogos exclusivos para o NEO. Além disso, a fabricante também vai obrigar as desenvolvedoras a colocar usuários do NEO e do PS4 antigo nos mesmos servidores em partidas online. Os jogos na versão NEO também não poderão ter conteúdo exclusivo. A ideia é que os jogos tenham as mesmas funcionalidades para ambas as versões, ainda que a do novo PS4 seja melhorada - por exemplo, um jogo co-op pode ter suporte a 4 jogadores no PS4 antigo e a 8 jogadores no PS4 novo.

Os jogos do PS4 base e da versão NEO também serão obrigados a ter suporte igualitário a periféricos, o que afasta a possibilidade de jogos exclusivos do PlayStation VR para o PS4 NEO. Muito embora os jogos precisem ter o suporte ao NEO a partir de outubro, isso não significa que o console será lançado este mês. A Sony vai permitir que as desenvolvedoras lancem jogos preparados para o novo console mesmo antes de seu lançamento.

Já os jogos antigos do PS4 poderão aproveitar as capacidades da nova versão do console, caso as desenvolvedoras estejam dispostas a trabalhar em patches para as versões já lançadas.