Pokémon X & Y teve novos detalhes revelados, como as evoluções dos monstrinhos iniciais Fennekin, Chespin e Froakie.

[Atualizado] Um vídeo oficial mostra mais detalhes de cada um dos novos pokémons e revela os nomes das evoluções em inglês: Quilladin (Chespin), Braixen (Fennekin) e Frogadier (Froakie). Veja:

Os novos monstros de bolso foram mostrados primeiro na revista japonesa CoroCoro. Clique para ampliar:

Pokemon X Y Pyroar 03Pokemon X Y Pyroar 02Pokemon X Y Pyroar 01Pokemon X Y scan de revista 03Pokemon X Y scan de revista 02Pokemon X Y scan de revista 01Pokemon X Y scan de revista 04Pokemon X Y scan de revista 07Pokemon X Y scan de revista 06Pokemon X Y scan de revista 05

Fennekin, do tipo fogo, evolui para Teerunaa, uma raposa com a habilidade Blaze. Chespin, representante do tipo planta, se transforma em Hariboogu, um monstro encouraçado com a habilidade Overgrow. O pokémon do tipo água Froakie vira Gekogashira, um sapo cujo poder especial é Torrent. Os nomes das evoluções ainda não foram traduzidos para o inglês.

Dois monstros extintos foram revelados: Chigorasu, tipo pedra/dragão, e Amarusu, tipo pedra/gelo. Outros dois novos pokémons são Torimian, um cão branco tipo normal, e Nyaonikusu, um gato tipo psíquico que tem formas diferentes para o sexo masculino ou feminino.

Mewtwo terá duas megaevoluções: uma para Pokémon X e outra para Pokémon Y. A nova versão revelada, Mega Mewtwo X, é tipo psíquico/lutador e tem a habilidade Steadfast. O já conhecido Mega Mewtwo Y tem o poder Insomnia.

O tipo fada, que foi revelado recentemente, será forte contra monstros do tipo lutador, trevas e dragão. Não será efetivo contra fogo, veneno ou aço. Os pokémons fada terão fraqueza contra ataques dos tipos veneno e aço, e resistirão aos do tipo lutador, trevas e inseto. Serão imunes a golpes do tipo dragão.

No site IGN, saíram imagens de um novo pokémon chamado Pyroar. Mescla dos tipos normal e fogo, este leão tem chamas no lugar da juba. Ele é a evolução de Litleo, monstrinho que tinha sido revelado em junho.

Pokémon X & Y é exclusivo do Nintendo 3DS e está previsto para outubro.