EA Sports Konami, as produtoras das franquias FIFA Pro Evolution Soccer (PES), foram acionadas na Justiça por mais de 70 jogadores que atuam ou atuaram no futebol brasileiro, por conta de direitos de imagem.

FIFA PES

Conforme apurou o UOL Esporte, a lista inclui nomes como o ex-jogador Paulo Baier; o atacante Wellington Paulista, da ChapecoenseMaxi Bianccuchi, o primo de Lionel MessiVanderlei, goleiro do Santos, entre outros.

Até agora, quatro jogadores ganharam na Justiça seus direitos contra a EA: Wellington Paulista; Magrão, do Sport; Reinaldo, ex-jogador de FlamengoSão Paulo e Santos; e o chileno Gonzalo Fierro, ex-Flamengo. Anderson Carvalho, ex-volante do Santos, teve sua ação contra a EA julgada procedente nesta terça-feira (2), mas ainda cabe recurso. As ações contra a Konami ainda não foram julgadas.

Os processos envolvem os jogos da franquia lançados entre 2007 e 2014. Em sua defesa, a EA Sports disse que acerta direitos de imagem diretamente com a FIFPro, a federação internacional de futebolistas profissionais. A FIFPro, por sua vez, deveria repassar os direitos a federações de jogadores de cada país - no Brasil, a Fenapaf representa os jogadores.

Joaquin Mina, advogado que representa os atletas, diz que nenhum dos jogadores acessou contrato para cessão de imagem, e que a autorização da FIFPro não tem validade no Brasil. 

Os valores cobrados pelos jogadores vão de R$ 30 mil a R$ 110 mil - veja a lista aqui.