A Microsoft negou os boatos sobre a revelação do sucessor do Xbox 360 na E3 2012. O diretor de marketing da Microsoft França disse ao  Develop que o console ainda tem algum tempo pela frente e que, prova disso, é que não serão realizados cortes de preço este ano.

"Nós sempre estamos pensando sobre o que vem a seguir e como podemos levar a tecnologia a um novo patamar, como fizemos com o Kinect. Acreditamos que a chave para estender o ciclo de vida de um console não é apenas se focar no hardware em si, mas nos jogos e na experiência de entretenimento que estamos entregando ao consumidor", completou um press release da empresa.

Os boatos, no entanto, são insistentes e apontam o início das vendas do próximo console da Microsoft para 2013.

Enquanto isso, a Sony é ainda mais cautelosa. A empresa lembra que foi a última a revelar seu console da atual geração, o PlayStation 3, e que provavelmente será a última a fazê-lo também em relação à nova. "Estamos sob menos pressão que nossos concorrentes", declarou o CEO da PlayStation França, Phillippe Cardone. A empresa japonesa também garante que não mostrará console novo algum na E3 deste ano. Os esforços da companhia estão centrados no PS Vita, que chega às lojas em 22 de fevereiro.

Assim, o único console de nova geração conhecido é mesmo o Wii U, da Nintendo, que deve novamente roubar a cena na E3 deste ano, com possíveis revelações técnicas e da capacidade do aparelho. A feira acontece de 5 a 7 de junho, em Los Angeles.