O serviço de distribuição digital de games por demanda OnLive, anunciado há um ano, enfim tem novidades. O lançamento para o mercado norte-americano acontecerá em 17 de junho com suporte a Mac e PCs.

O custo da mensalidade será de 14,95 dólares e os títulos de lançamento incluem Assassin's Creed II, Metro 2033 e Prince of Persia: The Forgotten Sands. Os jogos estarão disponíveis para compra ou locação.

O serviço promete revolucionar o mercado, já que funciona de maneira semelhante a um streaming (transmissão) de vídeo - com a diferença que é bidirecional, ou seja, aceita as ações dos jogadores. Dessa maneira, os jogadores poderão rodar qualquer título para PC, mesmo os mais pesados (e que exigem máquinas poderosas), em computadores mais modestos, ou mesmo na televisão! O streaming vai beirar o tempo real, com uma latência de um milissegundo.

Se funcionar como promete, o OnLive pode tornar obsoletos os consoles, já que usuários de notebooks, computadores pessoais (PC ou Mac) ou quem comprar um aparelho adaptador para a televisão (com controle sem fio) passarão a ter acesso a games com melhor resolução do que os existentes para PlayStation 3 e Xbox 360 - sem precisar dos aparelhos. Além disso, todas as atualizações de hardware ficarão por conta do OnLive e mesmo os games mais modernos seguirão funcionando em computadores mais antigos.

Haverá, porém, uma restrição. Jogos que rodarem em resolução normal exigem conexão com a Internet de 1.5 Mbps. A alta definição exige uma conexão bem maior, no mínimo de 5 Mbps.

Electronic Arts, Take-Two, Eidos, Codemasters, Ubisoft, Warner Bros., Epic e Atari, entre outras, já confirmaram presença no serviço.