Sempre dada como uma teoria da conspiração, a participação de Michael Jackson na criação da trilha sonora de Sonic 3, lançado em 1994, voltou à tona.

Todd van Luling, jornalista do The Huffington Post, entrevistou diversos membros da equipe de produção do game, originalmente lançado para o Mega Drive, e descobriu que o Rei do Pop estava de fato envolvido na produção da trilha sonora de Sonic 3.

De acordo com alguns dos entrevistados, Jackson era fã da franquia e foi convidado para trabalhar no game após uma visita ao prédio da SEGA em 1993. Após aceitar o convite, ele realizou várias sessões de gravação em quatro semanas, criando diversas melodias que mais tarde seriam incorporadas ao game.

A negação da SEGA sobre o envolvimento do cantor na trilha de Sonic 3 é provavelmente resultado do escândalo de pedofilia no qual Jackson esteve envolvido pouco após as gravações.

Já segundo Brad Buxer, Bobby Brooks e Doug Grigsby, três membros da equipe de desenvolvimento do game que já haviam trabalhado com Jackson em outras composições, o cantor havia pedido que seu trabalho fosse removido do game após notar a perda de qualidade decorrente da compressão necessária para que as músicas coubessem no cartucho.

Para resolver o problema de última hora, a SEGA chamou o compositor Howard Drossin para trabalhar na trilha sonora do game. Drassin afirma que algumas músicas já estavam inseridas no game quando ele começou seu trabalho e se mostrou surpreso com a similaridade entre as faixas de Jackson e as presentes no produto final.

Drossin também contou que essas músicas não foram escritas por ele, mas sim que ele apenas realizou pequenas mudanças, o que deixa claro que o trabalho do Rei do Pop ainda pode ser escutado em Sonic 3.