Splatoon, o jogo de tiro em terceira pessoa do Wii U, ganhou seu lugar no eSports graças ao anúncio de um torneio organizado pela corporação Kadokawa Dwango. Nomeado como Splatoon Koshien 2016, o torneio terá uma premiação final de US$ 1 milhão e contará com diversos eventos, começando em 13 de setembro na cidade de Fukuoka, passando depois por mais sete cidades diferentes.

None

Serão partidas com dois times com quatro jogadores cada no modo Turf War, sem limitações de armas. Esse modo de Splatoon tem o objetivo principal de espalhar as cores da sua equipe na maior quantidade de território possível. Possíveis mortes dos inimigos ou tinta nas paredes não contam para o resultado final - apesar de essa ser uma boa estratégia para atrapalhar o time inimigo.

Caso exista um número muito grande de participantes em alguns dos eventos do torneio, haverá um sorteio para definir quem jogará. As equipes vitoriosas poderão competir no Game Party Japan 2016, em janeiro, para decidir um grupo final.

Splatoon Koshien 2016 terá sua final no evento principal dia 30 de janeiro, em Tóquio. O calendário com as datas é o seguinte:

  • Fukuoka - 13 de setembro
  • Sapporo - 26 de setembro
  • Nagoia - 11 de outubro
  • Osaka - 3 de novembro
  • Miyagi - 15 de novembro
  • Hiroshima - 22 de novembro
  • Kagawa - 13 de dezembro
  • Tóquio - 30 de janeiro

Em conjunto ao torneio de Splatoon, nos eventos haverá disputas do jogo mobile Puzzle & Dragons, desenvolvido pela GungHo Online Entertainment, com um prêmio também de US$ 1 milhão. Por enquanto, não foram anunciados torneios similares para o ocidente. Apesar de já existirem diversas competições amadoras, esse é o primeiro grande prêmio para Splatoon.

Splatoon é um jogo em que dois times de crianças que se transformam em lulas usam armas de paintball para pintar a maior parte possível do cenário. Cada time pode entrar na tinta de sua respectiva cor, e virar uma lula para correr mais rápido. O game foi lançado em maio e já vendeu 1 milhão de cópias.