A Microsoft anunciou o desenvolvimento de um tablet para concorrer com o iPad da Apple.

Batizado Surface, o aparelho terá quatro versões: com o sistema operacional Windows 8 RT (para processadores ARM, feito pela Nvidia e outras fabricantes, com 32 GB ou 64 GB) e outra com o Windows 8 Pro (para processadores Intel, com 64 GB ou 128 GB).

O Surface Windows RT terá 9,3mm de espessura, carcaça de magnésio, cerca de 680 gramas e tela de 10,6 polegadas. As grandes novidades são uma porta USB 2.0 e espaço para cartão micro SD, ausentes na concorrência. O equipamento incluirá capa embutida para apoio (semelhante ao smart case do iPad) e suporte a um teclado touchscreen.

O Surface Windows 8 Pro terá o mesmo tamanho de tela, mas a bateria dura mais, o que representa espessura maior (13,5 mm) e mais peso (903 gramas). Essa versão tem porta USB 3.0, mais rápida, e suporte a uma caneta, permitindo anotações diretamente na tela.

A Microsoft não informou o preço dos aparelhos, mas o lançamento acontecerá em setembro ou outubro. A versão Pro chegará três meses depois.

Vale lembrar que a empresa anunciou na E3 2012, na conferência do Xbox 360, integrações entre a navegação do console e tablets - portanto novidades devem ser reveladas em breve nesse sentido em relação ao Surface e o videogame.

Assista ao primeiro comercial do aparelho: