Valve retirou o programa que permitia a cobrança por mods no Steam, poucos dias depois de anunciá-lo. Os usuários que chegaram a comprar modificações de The Elder Scrolls V: Skyrim serão ressarcidos pela empresa.

None

A informação foi divulgada em um post no blog da Valve. "Fizemos isso porque não entendemos exatamente o que estávamos fazendo. Criamos várias funcionalidades ao longo do anos para que criadores da comunidade recebem parte dos lucros e, no passado, isso foi bem recebido. Agora, é óbvio que o caso é diferente", diz a mensagem.

A produtora disse que a intenção era que a cobrança por mods estimulasse o surgimento de outros grandes exemplos da modificação de games que acabaram ganhando vida própria, como DOTA (Warcraft 3), Counter-Strike (Half-Life) e Day-Z (Arma II). "Queriamos que isso acontecesse organicamente para que qualquer produtor de mods tentasse ganhar dinheiro com isso", diz o texto da Valve.

Entretanto, a empresa afirmou ter errado ao iniciar a cobrança com mods de Skyrim, o que revoltou os jogadores. "Nós subestimamos a diferença entre nossos modelos anteriores de divisão de renda e a adição de mods pagos no workshop de Skyrim. Nós entendemos as comunidades dos nossos games, mas interferir em uma comunidade de modificações estabelecida como a de Skyrim provavelmente não foi a melhor decisão", admitiu a Valve no texto.