Enquanto a espera por Half-Life 3 continua eterna, a Valve está investindo pesado em outras áreas do mercado de games. Além de ter o Steam, a empresa já é uma grande presença no mercado de realidade virtual ajudando no HTC Vive. Atualmente, um terço dos seus empregados trabalham com VR.

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Alan Yates, engenheiro de hardware da Valve, comentou um pouco sobre isso no reddit. "Eu fui super sortudo de começar na Valve na hora que o Michael Abrash tinha começado o time de pesquisa de AR/VR. Era um time muito menor do que ele é agora, hoje ele já cresceu para um terço da empresa, mas as pessoas chave que resolveram a maioria dos problemas tecnológicos realmente difíceis e facillitaram essa geração de headsets para o consumidor ainda estão aqui trabalhando na próxima geração," ele afirmou.

"É muito divertido resolver esses problemas altamente técnicos todos os dias. VR é de longe o campo mais interessante e desafiador no qual eu já trabalhei," ele continuou. "O time é muito multidisciplinar, você nunca faz coisas que estão oficialmente na sua zona de conforto, e isso é incrível!"

"Por exemplo, na maioria da minha vida profissional, eu fui um desenvolvedor de web, mas aqui eu normalmente maço design de circuitos analógivcos e digitais, programação de firmware e sistemas de controle em tempo real, e eu também faço coisas que eu estou ainda mais desqualificado para fazer, mas ao mesmo tempo ganho a oportunidade de aprender da elite destes campos, como engenharia mecânica, óticos geométricos e Fourier, estimação de estados, gráficos 3D, UX, fisiologia e fatores humanos."

Além de ter ajudado a fazer o Vive junto com a HTC, a Valve também criou o Steam VR e uma demo para realidade virtual cheia de diferentes experiências chamada The Lab. A empresa também está trabalhando em um jogo para os headsets.