A Nintendo revelou uma série de novidades sobre o Wii U antes mesmo da sua conferência na E3 2012. Em um vídeo protagonizado pelo presidente da empresa, Satoru Iwata, foi mostrada a forma definitiva do controle - o chamado Wii U Gamepad - e apresentada a rede social do console, o Miiverse - uma união das palavras Mii e Universe.

gamepadpro

None
Wii U Pro Gamepad

O Wii U Gamepad - que pode ser branco ou preto - teve alguns detalhes alterados em relação ao joystick mostrado na E3 2011. Os direcionais analógicos serão clicáveis, da mesma maneira que os atuais controles do Xbox 360 e Playstation 3. Também será possível usar o aparelho como um controle universal, que poderá gerenciar a TV ou outros aparelhos compatíveis.

Além disso, terá leitor e gravador de cartões NFC - tecnologia que permite interação com objetos por aproximação. Não foram mostrados exemplos de como essa funcionalidade pode acontecer, provavlmente algo deve aparecer na terça-feira, dia da apresentação da Nintendo na E3.

Iwata também anunciou o Miiverse, a rede social do Wii U. Em uma tela inicial os avatares (Miis) de cada jogador estarão posicionados perto do game que estão jogando ou de um certo assunto que se interessam. Ao se conectar poderão ser realizadas chamadas em vídeo sem que o jogo seja encerrado, além de conversar com amigos por meio do Wii U Gamepad. Os jogadores terão uma espécie de Twitter para postar dúvidas, interagir e conversar sobre o que estão jogando. Assim como já é feito no Steam, será possível enviar screenshots para os contatos.

Para os que não quiserem jogar com o controle oficial do novo console, o Wii U terá também o Wii U Pro Controller - que terá as características básicas de um joystick comum. Sua aparência é quase idêntica ao controle do Xbox 360. Veja na galeria.

A Nintendo usou o vídeo para detalhar e mostrar as novidades do hardware e as especificações online que o Wii U possuirá. Iwata prometeu novos jogos e exemplos concretos do que o novo console será capaz de fazer. Estaremos na conferência e traremos todas as novidades direto da E3 2012. Abaixo assista a apresentação na íntegra.