A atual geração de consoles, ainda que continue gerando excelentes títulos, está perto do fim. Com o lançamento do Wii U da Nintendo, a Sony e a Microsoft precisam posicionar-se a respeito de seus próximos videogames. Ambas as empresas permanecem em silêncio, mas é quase certo que novidades estarão na feira E3 2013. Publicações diversas, porém, antecipam-se ao evento garantindo terem as primeiras especificações dos aparelhos.

[Atualizado, 30/11] Segundo fontes da Bloomberg, a Microsoft tem como objetivo colocar o sucessor do Xbox 360 nas lojas no fim de 2013. A ideia é aproveitar o Dia de Ação de Graças (segunda quinzena de novembro) e o Natal. A empresa segue sem comentar os rumores. Recentemente, especulamos se o lançamento desses dois aparelhos poderia acontecer ainda em 2013. Assista e continue lendo o artigo a seguir:

A Xbox World publicou um extenso artigo sobre o "Durango", codinome do Xbox 720. Segundo a revista, o console deve se chamar simplesmente Xbox, retornando às origens da linha. Entre seus recursos estariam um leitor de Blu-ray, entrada e saída para TV (tornando-o mais próximo de uma central de controle multimídia integrada), a nova versão do Kinect (mais sensível), um novo controle (ainda não especificado) e até a capacidade de funcionar com óculos de realidade aumentada (que seriam lançados posteriormente).

Enquanto isso, a britânica PSM3 informa que o PlayStation 4 não terá esse nome e pode ser batizado PlayStation Orbis. Os detalhes técnicos ainda não estão fechados, já que a Sony pretende aguardar o anúncio do novo Xbox para definir exatamente as especificações de seu aparelho - a estratégia da empresa não é ter a máquina mais barata, mas a melhor. Fala-se, porém, em um processador AMD e entre 4GB e 8GB de memória RAM (além de 16GB de memória flash). O console será ainda mais integrado com a rede PSN e ao Gaikai, um serviço de games na nuvem adquirido há alguns meses pela Sony. A qualidade gráfica deve continuar em 1080p a 60fps, já existente no PlayStation 3 (nada de resolução Ultra HD de 4K), mas o processamento gráfico pretende ser superior ao dos concorrentes. A revista acredita ainda que o novo PS deve custar entre 400 e 500 euros.