118

Assista Agora

PSN | Sony divulga comunicado oficial sobre o serviço

Dados dos usuários podem ter sido roubados

Érico Borgo
28 de Abril de 2011

[ATUALIZADA, 28/4] A Sony divulgou a previsão de retorno da PlayStation Network. Se tudo seguir de acordo com o cronograma, o serviço será parcialmente reestabelecido em 3 de maio - duas semanas depois do ataque que resultou na paralisação da PSN.

A empresa também declarou que os dados de cartão de crédito roubados estavam encriptados, portanto, aparentemente não há perigo que sejam utilizados indevidamente.

O ataque é considerado o maior roubo de dados da história, foram dados de 77 milhões de usuários  - e ações conta a Sony já começaram. [Fim da atualização]

Há quase uma semana fora do ar, a PlayStation Network continua em manutenção de emergência. Ou melhor, uma reconstrução total dos serviços. Agora, a Sony Computer Entertainment e a Sony Network Entertainment finalmente se manifestam sobre o caso e algumas das principais perguntas de seus usuários.

"Descobrimos que, entre 17 de abril e 19 de abril de 2011, algumas informações de usuários da PlayStation Network e Qriocity foram comprometidas em uma conexão ilegal e não autorizada de nossa rede. Em resposta a isso, tomamos as seguintes providências:

1. O desligamento temporário de todos os serviços da PlayStation Network e Qriocity;

2. A contratação de uma empresa de segurança para a condução de uma completa e total investigação das causas do ocorrido; e

3. Medidas rápidas para aumentar a segurança e a força de nossa infraestrutura de rede para reconstruir nosso sistema e prover maior proteção das informações pessoais de nossos usuários.

Agradecemos sua paciência e compreensão conforme fazemos tudo o que está ao nosso alcance para resolver esses problemas da melhor maneira possível"

A Sony informou também que continua investigando o caso, mas que acredita que as informações dos cadastros de seus usuários podem ter sido roubadas (endereço, país, email, data de nascimento, senha e login da PlayStation Network e Qriocity e também o PSN online ID). É também possível que histórico de compras e endereço de cobrança também tenham sido roubados.

"Não há qualquer evidência neste momento que informações de cartão de crédito tenham sido roubadas, mas não podemos descartar essa possibilidade. Por excesso de cautela, caso você tenha fornecido dados de cartão de crédito (exceto código de segurança), fica aqui o registro de que o número do cartão e data de expiração podem ser sido obtidos".

A empresa diz que, para a segurança dos usuários, que mantenham-se alertas para qualquer tipo de contato (via correio, e-mail ou telefone) que peça seus dados pessoais. A Sony não entrará em contato com seus usuários pedindo qualquer tipo de dado.

Para completar, quando a PlayStation Network e os serviços da Qriocity forem reestabelecidos, troque imediatamente sua senha - e se você usa a mesma senha em outros serviços, é bom trocá-la também, avisa a empresa.

Por enquanto, porém, não há qualquer previsão de reestabelecimento dos serviços.

Leia mais sobre PlayStation


Compartilhar

Comentários (118)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

lennao lennao (29/04/2011 15:22:00)   142 0
@Mauro

aceita o cartão sim, eu mesmo comprei MAG na PSN com cartão internacional.

porém a Sony já disse que os dados dos cartões estavam criptografados e em outro servidor, então é provável que nada aconteça, fora que os codigos de segurança não foram roubados.

agora se mesmo assim o hacker for SO FUCKING NINJA OMG e consiga adivinhar meus codigos e etc, não tem crédito disponivel mesmo, azar o dele hahahahaa



Mauro Mauro (29/04/2011 14:45:32)   -2 0
NÃO ENTENDO PORQUE TEM UM MONTE DE BRASILEIRO RECLAMANDO DOS ROUBOS DE DADOS DA PSN !!!

PRIMEIRO - PARA EFETUAR O CADASTRO VC PRECISA DE UM ENDEREÇO FICTICIO.

SEGUNDO - NÃO SÃO ACEITOS CARTÕES INTERNACIONAIS COM ENDEREÇOS DE COBRANÇA DIFERENTE DO CARTÃO.

PORTANTO ...TODO E QUALQUER DADO NA PSN ROUBADO DE USUARIO BRASILEIRO É FICTICIO.




lennao lennao (29/04/2011 13:47:19)   142 0
pra galera que só tem Xbox 360 e AINDA vem aqui falar besteira, a notícia já diz tudo:

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/04/28/depois-de-invasao-rede-da-sony-microsoft-alerta-para-possivel-ataque-xbox-live-924337092.asp



Regi´s Regi´s (28/04/2011 23:58:24)   33 0
O negócio é a Sony entregar a administração da PSN pra Google já que em matéria de tecnologia os japas são foda, mas em se tratando de net, só alguém que já apanhou muito de hackers e sabe se defender dos golpes tem as manhas para evitar uma ecatombe como essa.



Vertice Vertice (28/04/2011 22:25:50)   -3 0
O hacker geohot (responsável pela divulgação dos código de segurança do console)emitiu nota negando qualquer envolvimento com o caso no entanto responsabiliza a própria sony por ter chamado para si a atenção dos hacker por arrogância.

"Já que todos sabem que o PS3 jamais será hackeado, por que deveríamos gastar dinheiro com segurança extra inútil entre o usuário e o servidor? Essa arrogância desconsidera um princípio básico de segurança: nunca confie no usuário"

“Perceba que apenas a PSN perdeu dados pessoais, e não a Live quando o Xbox 360 foi hackeado, nem o iTunes com o jailbreak do iPhone, e nem o Gmail quando hackearam o Android. Isso porque as outras empresas não são loucas.”



sem avatar dino (28/04/2011 19:27:43)   -27 0
tô de saco cheio desse povo defendendo sony e microsoft... bom era quando a briga era nintendo e sega... todos se davam as mãos e compravam seus jogos de cartucho caros pra cacete de até 8 mega de memória e só sabiam a bomba que tinham ao chegar em casa e jogar a primeira vez...
quer saber de uma coisa? nem live nem psn... vou pegar o meu atari 2600 mofado e jogar on line (o primeiro que disser estar on line leva um atari 2600 na fuça... kkkkkkkkkkk)



sem avatar dino (28/04/2011 19:20:11)   -27 0
TENHO UMA AMIGA QUE MORA NOS STATES TAMBÉM... ELA É PROSTITUTA...

ELA DISSE QUE AGORA SEM A PSN, ESTÁ TRABALHANDO MAIS, SÓ QUE TEVE QUE INCORPORAR "MELHORIAS" NO SERVIÇO... A CADA VEZ QUE TERMINA, ELA GRITA "CONQUISTA DESBLOQUEADA"... KKKKKKKKKKKKKKKKKKK



sem avatar dino (28/04/2011 19:14:05)   -27 0
"Yann (28/04/2011 14:28:23) Depois o pessoal ainda tem coragem de falar da nintendo...

os consoles deles não dão esse tipo de problema,nem gente tentando roubar sua conta e nem Três luzes vermelhas mortais..."

O ÚNICO PROBLEMA QUE OS CONSOLES DELES DÃO É DE AUMENTAR A CONTA DE LUZ NO FIM DO MÊS, POIS COMEÇA O JOGO E DE TÃO CHATO, VC DORME E SÓ ACORDA NO DIA SEGUINTE COM O DESPERTADOR!!!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK



Rodrigo Rodrigo (28/04/2011 18:39:43)   3 0
Poxa olha a mancada!
Comentário saiu muito rápido quando tava digitando.

auhauahuuah.
Tomara que a credibilidade do argumento não fique tão debilitada quanto o assunto.

abraços.



sem avatar Adriano (28/04/2011 18:27:19)   0 0
Sistemas estão aí para ser invadidos e melhorar suas seguranças em seguida, é a "lei da vida moderna". Não importa se é Psn, Live ou qualquer uma. Essas coisas são "necessárias" para uma melhoria na qualidade do serviço.

@Rodrigo - Falar tão bonito assim e no final escrever ESPERTO com "X" é acabar com a crebilidade!



Publicidade
digodo digodo (28/04/2011 18:02:51)   0 0
E eu que achava que ser gamemaníaco me livraria de briga de torcidas...



Tony Tony (28/04/2011 17:47:05)   13 0
Console wars é coisa de criança.... fato!



sem avatar Luiz (28/04/2011 17:40:41)   21 0
Tem gente gente que ainda fala em 3RL na caixa, nem tem mais, que coisa velha. Pelo menos fale algo mais atual...



xH14NBRMARINESx xH14NBRMARINESx (28/04/2011 17:17:57)   0 0
@AklashPahk, assino embaixo.



Max Max (28/04/2011 16:57:17)   20 0
por isso q to muito feliz com meu xbox



Fogs Fogs (28/04/2011 16:43:28)   844 0
@Remdiel - desculpa cara, mas sua analogia do estuprador e da moça está errada. Quando você trabalha com CLIENTES você é obrigado a assinar um NDA, que é um documento de confidencialidade Nele consta claramente que você não pode disponibilizar ou descuidar daqueles dados. Pra empresas é a mesmíssima coisa.

Uma analogia que talvez funcione melhor: você deixa seus pertences com uma transportadora e, por bobeira do motorista que foi tomar café com os carregadores, roubaram tudo. A culpa é só do ladrão? Claro que a responsabilidade/culpa não é a mesma: cada um segundo aquilo que praticou, mas estamos falando de dados de cartão de crédito de milhões de pessoas. Os dados nem encriptados eram.

Não dá pra simplesmente desonerar a Sony de responsabilidade sobre isso.

Mesmo porque ela tem q se explicar, mostrar o que deu de errado e mostrar as ações tomadas pra evitar. Isso será bom pra ela e pra outras companhias, que poderão se precaver melhor.



xH14NBRMARINESx xH14NBRMARINESx (28/04/2011 16:27:06)   0 0
DiegoSouza, já cancelei o meu cartão, mas isso após o pronunciamento oficial da sony, que por sinal demorou muito. Quanto aos jogos, primeiro vou no modo online e deixo o off pra depois. He he



DiegoSouza DiegoSouza (28/04/2011 16:15:46)   113 0
@xH14NBRMARINESx

hehehe...pois então, hoje quando você compra um jogo você vai direto para o online ou ainda passa pela campanha offline?

E sobre o seu cartão, espero que dê tudo certo. É realmente horrível ficar sem saber se os seus dados foram roubados ou não. Não entendo muito bem disso, mas não seria o caso de ligar para a agência e realizar o cancelamento do cartão?. Eu faria isso. =(



Remdiel Remdiel (28/04/2011 16:14:30)   391 0
Irritante essa coisa de por a culpa do ataque na sony, chatinho isso chatiiinho...

Vou tocar num tema sensível. corram para as colinas: - A culpa do estupro não é do decote da moça. A culpa do estupro é do estuprador.

A culpa do ataque, de terem desligado a PSN é do atacante, é do(s) hacker(s).

Quem fala que "a culpa é da sony POR NÃO TER SE DEFENDIDO", deve nunca ter ouvido na vida que não existe sistema 100% seguro. Deve achar que esses caras sentaram num pense bem ligado num modem na tomada do banheiro e invadido a PSN em 10 minutos.

É. Claro. E minha mãe também, outro dia ela tava lavando roupa no tanque, e sem querer invadiu a PSN e roubou dados de lá, tadinha. Mas foi sem querer. A culpa é do tanque, aquele malvado.

Ahhhhh me perdi.

- Keep Calm and Vá no Churrasco.



xH14NBRMARINESx xH14NBRMARINESx (28/04/2011 16:10:54)   0 0
@Marlos,eu não acho o Xbox melhor que o PS3, é verídico que a maioria dos multi são melhores mesmo na caixa, mas nada que atrapalhe de jogá-los no PS3. A live sim é bem melhor do que a PSN, ainda mais agora que estou on na live e off na PSN. Fora isso, ambos são excelentes consoles.
Inté.



Publicidade
xH14NBRMARINESx xH14NBRMARINESx (28/04/2011 16:06:25)   0 0
@DiegoSouza, sou do tempo do telejogo (Pong), antes eu só jogava offline, mas nos tempos de hoje não consigo ficar sem disputar online. Os tempos mudam.



Marlos Marlos (28/04/2011 16:05:23)   381 0
''Tenho um PS3 apenas pra jogar os games exclusivos. Se pegar qualquer game que tenha para o X-Box e também para o PS3, o PS3 leva benga!''

Qualquer Game? Redondamente enganado. E você acha o 360 melhor pelos multiplataformas? típico.



xH14NBRMARINESx xH14NBRMARINESx (28/04/2011 16:03:15)   0 0
Marlos, tenho os 2 consoles a muito tempo e posso te dizer que aproveito o há de bom nos dois. Não "puxo sardinha" para nenhum dos dois. Ainda mais com esse roubo de informações que já é o maior da história. Meu cartão foi comprometido, eu tinha que mandar a Sony para a P@#*&. Mas não o fiz.
Inté.



DiegoSouza DiegoSouza (28/04/2011 15:57:04)   113 0
@xH14NBRMARINESx
"Vídeo game sem conexão com internet para mim não é VG. Offline é um saco."

Não concordo totalmente. O modo online deveria ser um atrativo a parte. Na época é que não existia isso nos consoles, ninguém reclamava. Eu venho do tempo em que se jogava pensando na história, no gameplay, etc.

Nunca dei preferência para o online, claro não vou dizer que eu não uso, mas certamente não é um dos fatores primordiais de um jogo.



Marlos Marlos (28/04/2011 15:53:23)   381 0
Não sei por que os donos de Ps3 continuam tentando debater com os caixistas, todos nós sabemos como termina: Caixista chorando e apelando pra comentários sem nexo. Em vez de tentar discutir com eles, vamos aproveitar nossos exclusivos enquanto eles jogam seus adorados multiplataformas.



xH14NBRMARINESx xH14NBRMARINESx (28/04/2011 15:44:22)   0 0
Diego, para o seu conhecimento o problema de 3 RL's já foi resolvido. Isso é desculpa de fanboy. Cuidado, seu PS3 pode dar Yloyd a qualquer momento...
Xbox 360 owner, PS3 owner.



xH14NBRMARINESx xH14NBRMARINESx (28/04/2011 15:39:44)   0 0
Vídeo game sem conexão com internet para mim não é VG. Offline é um saco.
Jogando Call of duty black ops, Battlefield Bad company 2, Killzone 3, Gran turismo 5, killzone 2, Super street fighter 4, Heavy rain, resident evil 5, Just cause 2, Ea sports MMA, God of War 3, Pes 2010, UFC 2009, Cod MW 2, MAG, Uncharted 2, Ninja gaiden sigma, etc...
Que cagada, Sony!!!!



lennao lennao (28/04/2011 15:14:23)   142 0
só eu acho graça dessa criançada mal-educada falando mal da Sony sem um mínimo de conhecimento? hahahahaha parece torcedor de futebol que fala mal só por falar.

cresce gente, pelo amor de deus, leiam direito oq tá escrito e parem de falar besteira, coisa irritante.



lennao lennao (28/04/2011 15:14:00)   142 0
e essa história do amigo que mora nos EUA é a coisa mais non-sense que já li durante toda a semana de PSN fora do ar. povo já tá alucinando e vendo coisa pra poder falar mal.

ou a Sony controla a imprensa e abafa tudo, CONSPIRAÇÃO?? OH NOES!! NOVA ORDEM MUNDIAL!!!

aaaaaahhh vão dormir...rs



Diego Diego (28/04/2011 14:33:59)   0 0
Yann
"A Sony é mesmo uma merda fazendo consoles"

O que caiu foi a PSN, o PS3 continua funcionando perfeitamente, e sem riscos de 3RL.

E estou jogando SOCOM 4, Killzone 3, Crysis 2 e MK9... e você, tá jogando o que?!?!?!

Abraço!



Publicidade
sem avatar Sensey (28/04/2011 14:33:50)   23 0
mas sabe...o pior é ver o quanto o pessoal acredita na sony...é uma empresa...assim como qualquer outra...quer ganhar dinheiro!!!
aff...
pronunciamento oficial deles é igual jornalismo nacional! só serve pra entreter...nunca pode ser levado a sério!



Yann Yann (28/04/2011 14:28:23)   3 0
Depois o pessoal ainda tem coragem de falar da nintendo...

os consoles deles não dão esse tipo de problema,nem gente tentando roubar sua conta e nem Três luzes vermelhas mortais...



Yann Yann (28/04/2011 14:21:28)   3 0
A Sony é mesmo uma merda fazendo consoles



Vertice Vertice (28/04/2011 13:50:31)   -3 0
O prejuizo da sony vai ser bem monstruoso e o pior vai perder bastante a confiança dos consumidores que vão pensar 2 vezes em colocar seu cartão de credito na PLAYSTATION NOT WORK



digodo digodo (28/04/2011 12:21:50)   0 0
Meu amigo está nos EUA e conversou com o dono de uma Gamestop, que disse que a PSN foi COMPLETAMENTE DESTRUÍDA por um grupo hacker que estaria protestando a prisão de um colega.
Os lançamentos de PS3 online estão sendo devolvidos e os de Xbox 360 nunca venderam tanto.
Aparentemente os americanos preferem jogar Mortal Kombat online a jogar com o Kratos. :)
Até o preço dos PS3 recondicionados está caindo. Prejuízo para Sony e seus consumidores, incluindo eu, que já estou abstinente sem meus Abstergo Agents...



lennao lennao (27/04/2011 23:30:51)   142 0
se for pensar assim, o que vai ter de banco, loja online e etc sendo processada, meu deus do céu..

todo mundo sabe o risco que corre quando usa o cartão de crédito na internet, tá lá nos termos do contrato, é impossível pra qualquer rede online 100% de segurança.

agora é paciencia e mudar as senhas.



Vertice Vertice (27/04/2011 22:06:06)   -3 0
Ao admitir que informações pessoais dos usuários foram expostas a terceiros durante a invasão de um hacker à PlayStation Network - a Sony ainda não conseguiu descobrir se os cartões de crédito de seus clientes também foram comprometidos -, a fabricante comprou briga não apenas com os usuários da sua rede como também com políticos e instituições públicas dos Estados Unidos e Reino Unido.



pedro pedro (27/04/2011 20:32:41)   55 0
@Daniel
"Como assim não volta? O meu PS3 fat teve isso há 1 ano e, por achar que era perda total, encomendei outro. Hoje tenho dois ps3 funcionando perfeitamente e rodando tudo. æ

Pois é! o meu voltou e viveu mais um ano! Depois morreu! Aí voltou meio undead, ligava, rodava dvd mas na hora de jogar travava. aí não teve jeito mesmo, tive que pegar outro =/



lennao lennao (27/04/2011 18:48:51)   142 0
sou virgem sim, minha namorada quem sabe.

você vê quando a pessoa não tem mais argumento quanso parte pra esse tipo de ofensa, tadinho.

vida sexual ativa no RedTube é fácil ;)



lennao lennao (27/04/2011 18:42:35)   142 0
enquanto isso na Live:

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/04/mensagem-enviada-em-modern-warfare-2-tenta-roubar-senhas.html

só pra mostrar o quanto essa discussão é inutil e os dois sistemas de jogo online estão suscetíveis a invasões e defeitos.



Publicidade
 Troller Troller (27/04/2011 17:20:17)   -18 -1
Falou tudo Sensey.

Vamos todos mundo deixar nossos games de lado e aproveitar um bom mulherão em nossas camas.

Como eu não entro na Psn, eu tenho minha vida sexual bastante ativa.

Mas esse pessoal da Live e Psn são virgens e sem amigos na vida real, precisam e muito disso.




sem avatar Sensey (27/04/2011 17:03:14)   23 0
eu prefiro muié!
tenho inteligencia e conhecimento sobre para me divertir com tal!
é pra poucos...kkkkk



William Agarius William Agarius (27/04/2011 16:55:04)   2 0
Eu tinha um Xbox 360 (roubaram... ¬¬) e também já joguei muito PS3. Acho que é questão de gosto mesmo. Eu adorei o motorstorm e o GOW da Sony, mas também me diverti muito com Halo, Alan Wake e até mesmo o viva Piñata da Microsoft, só que não vejo motivo para ficar apontando quem é melhor. na MINHA opinião eu prefiro o Xbox pois me identifiquei com os jogos dele, sem contar que acho o controle bem confortável e possui os botões leves 9sem fica fazendo aquele "tec-tec" do PS). Em questão de gráficos, não vi muita diferençã, porque na verdade quem irádefinir mesmo os gráficos é a TV e a qualidade dos jogos (1080i/p etc). Até hoje não entendo o porquê desta batalha entre caixista e sonystas. Quem de vocês ganha dinheiro fazendo propaganda de ambos? Eu amo Video Games e é isso que me diverte, independente se é em um Wii, Xbox 360, PS3 ou até mesmo em um PC; Eu quero é mais é me divertir!



sem avatar Pablo (27/04/2011 15:44:01)   7 0
Melhor q metade do povo aqui nem tem os dois pra falar c é bom ou não, e outra, todos os dois são bons, ja vi e os dois tem suas vantagens. E digo mais, o PS3 ganha por vc não ter q pagar pra jogar a maioria dos jogos, pq tudo depende no fim da internet q vc tem, não do servidor, q é muito bom.



sem avatar Daniel (27/04/2011 15:34:43)   0 0
tanta briga pra saber qual video game é melhor, ninguem vai mudar a opiniao de ninguem, eu prefiro o ps3 pelos meus motivos, e te gente que tbm prefere o ps3 por seus motivos da mesma forma há pessoas que preferem o xbox cada um pelos seus proprios motivos, no meu caso eu odeio o controle do xbox acho ridiculo, mas admiro a placa grafica que é realmente é (infelizmente), melhor que há do play3, porem na minha opiniao se o play ticvesse uma placa de video igual ou melhor ki a do xbox seria dificil o xbox ser melhor que o ps3.



lennao lennao (27/04/2011 15:13:34)   142 0
primeiro:

não tenho criança pra dar leite e se tivesse e precisasse escolher, abriria mão do videogame pra cuidar dela. argumento inválido o seu #fail

segundo:

todos são obrigados a ultilizar endereço americano, pratica que a Sony tá cansada de saber e nunca puniu ninguem, tendo em vista que aceita o pagamento pelo cartão de crédito mesmo com endereço trocado.

não tem nem comparação com a pilangragem que voce está fazendo. eu estou pagando a Sony e seus desenvolvedores o que é de direito deles, você não.

só citando o Pedro que disse tudo:

@Tim Burton vc não é melhor q o hacker q invadiu a PSN... é criminoso igual.


=)



Trollador de trolls Trollador de trolls (27/04/2011 15:01:03)   28 0
@Tim Burton vc não é melhor q o hacker q invadiu a PSN... é criminoso igual.

A PSN vai se recuperar e vai voltar tudo ao normal, espero até recompensas xD.
Se a SONY parar de provocar os hackers eles param de perseguí-la...

e fanboxers, o xbox não precisa ser hackeado,ele já foi pirateado até onde dava, senão cs tavam tudo ferrado tbm ;D



 Troller Troller (27/04/2011 15:00:21)   -18 -1
E ai Lennao ou vc mora nos states ou vc é um tremendo pilantrinha tbm kkkkkk

"O serviço não está disponível no Brasil e no momento que se usa um endereço falso nos Estados Unidos, eles estão violando os Termos de Uso do serviço", conta. "Este seria um argumento da Sony contra o jogador em um possível processo".

"No momento que foi dado um endereço falso, o jogador cometeu um crime de falsidade ideológica, cuja pena é de até cinco anos", comenta o advogado. "Minha recomendação é que o usuário que não tem endereço justificável não entre com processo contra a Sony".



Jorge Otavio Jorge Otavio (27/04/2011 14:20:19)   46 0
Hoje é a sony amanhã o 360 .. ninguem tá livre.



The Acrean The Acrean (27/04/2011 13:57:42)   52 0
Junior (27/04/2011 11:12:23)

Mano, vc falou uma coisa mto certa.

Outro exemplo é o jogo ainda não lançado Rage.

Enquanto no PC e Xbox360 o game rodou perfeitamente em 60fps, parece q o PS3 só conseguiu a metade disso.

Os produtores ficaram malucos e vão fazer de tudo pra fazer rodar tão bem como no PC e X360. Claro q vão conseguir, mas vão ter mais trabalho.



Publicidade

None