41

Valve quer desenvolver filme de Half-Life por conta própria

CEO da empresa defende que produtoras de games devem cuidar de suas adaptações

Érico Borgo
27 de Agosto de 2010

half life

Entrevistado pela revista PC Gamer, Gabe Newell, CEO da Valve, revelou que a empresa está tentando transformar, por conta própria, Half-Life em filme. A série de ficção científica, sobre um engenheiro tentando debelar uma invasão alienígena, é uma das mais conhecidas da empresa.

Newell defende que as empresas que lançam jogos deveriam cuidar de suas próprias adaptações. "Eu gosto de Sam Raimi, sou fã dele, mas como jogador de World of Warcraft eu preferiria que que a Blizzard fizesse o filme", exemplificou, referindo-se ao longa do game online em produção em Hollywood.

O executivo continuou dizendo que a Valve fez inúmeras reuniões com estúdios que queriam levar Half-Life às telas. "Mas as histórias quem nos apresentaram eram simplesmente muito ruins. Eles não entendem o que torna um game bom ou o que atrai os fãs", completou.

A Valve agora está explorando a criação de curtas-metragens animados para a divulgação de seus jogos, como Team Fortress 2, e deve expandir aos poucos esses projetos. Novidades devem surgir em breve.

Leia mais sobre Half-Life


Compartilhar

Comentários (41)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

George George (01/09/2010 10:43:06)   0 0

com certeza daria um bom filme, basta usar os recursos digitais do PC e da computação grafica, nem iria ficar muito caro o filme; o problema é que o pessoal que fazer um filme muito assim real somente com recursos fisicos e pessoal, mas para fazer HALF LIFE te que usar sim, computação grafica de primeira linha:

olha o exemplo aqui:

otimo:

http://www.youtube.com/watch?v=q1UPMEmCqZo



Cesar Cesar (31/08/2010 04:03:18)   0 0
Parabéns a Equipe Omelete, Um das melhoers matéria é falar de Half Life. Ainda mais falando de um filme, pena que as grande produtoras de games, vendeu suas ideia a pequenas produtoras de filmes, ver filmes sendo estragado do tipo Resident Evil, Max Payne e entre outros.

A VALVE tem total apoio de seus fãns, que demore 10 anos e seja algo bem feito, assim será valido e glorioso, que pelo menos os fãns não se decepcione isso é importante o publico de fora que não conhece se gostar melhor ainda, pois vão querer jogar os seus games.

o pessoal pensa muito em produtoras de nome, mais as vezes esquece da qualidade, por falar em qualidade, deixo uma previa abaixo de produções independentes. caso alguém fique com medo do link, jogue no youtube "Half Life Escape From City 17" e verão do que estou falando

Video Youtude
http://www.youtube.com/watch?v=q1UPMEmCqZo



sem avatar Rodrigo (29/08/2010 13:34:55)   -1 0
Mass Effect e Half-Life, agora conto dois projetos que são bons candidatos a subir o nível das adaptações de games. Pelo menos a intenção está aí, e mesmo que fracassem tenho certeza que isso não vai mudar em nada, Hollywood e sua crônica falta de originalidade vai continuar adaptando games, quadrinhos e filmes estrangeiros (recentes ou não). Se alguma adaptação vai dar certo vai ser por pura casualidade.



sem avatar Newton (29/08/2010 11:49:50)   18 0
@Anderson

Qual a combinação da loteria da semana que vem?



sem avatar Anderson (29/08/2010 03:07:12)   0 0
É definitivamente a melhor coisa que a Valve faz em preferir ela mesma levar HL para o cinema.

Sinceramente, se eles levarem isso adiante, o mundo vai ver como um jogo perfeito deve ser realmente adaptado pras telonas. Pela própria produtora do game.



sem avatar Newton (29/08/2010 01:55:57)   18 0
Adaptação para os cinemas de um FPS? Passo!



Adriano Firefox Adriano Firefox (28/08/2010 23:33:44)   52 0
Há potencial de sair algo muito bom, mas se eles errarem? Quem faria melhor?



Matheus Matheus (28/08/2010 22:06:53)   17 0
Edward Norton! huauhauhauhauhauh



sem avatar marco (28/08/2010 21:35:34)   0 0
O papel de Gordon deveria ficar com jonathan rhys meyers, o cara é praticamente o Gordon sem cavanhaque.



Magnata Magnata (28/08/2010 20:44:40)   0 0
Como eu concordo com a iniciativa da Valve eu acho que outras empresas como a Marvel ou a Capcom deveriam fazer o mesmo.



Alecsander Alecsander (28/08/2010 13:17:16)   -5 0
Sinceramente, não acredito que Half-Life será melhor que as adaptações já feitas, se for melhor que as adaptações de games já realizadas ate hoje, será por pouca coisa, independente de Half-Life ser melhor que todos os outros games já adaptados. Hoje em dia sou muito cético com relação a adaptações de games para o cinema.



sem avatar Alexandre (28/08/2010 09:33:27)   0 0
Oh meu Deus! Filme de half-life! Oh Meu Deus! Filme de half-life. Por favor Valve faça isso mesmo! Se tem 2 games que merecem adaptações são Half-life e starcraft.



sem avatar Alexandre (28/08/2010 00:23:07)   -68 0
ta na hora mesmo das empresas tomarem vergonha e produzirem seus proprios filmes, reclama das adaptaçoes mas por qualquer merreca soltavam os direitos nas maos dos Uwe Bol da vida.

basta criar uma produtora, investir uma grana pra ter voz ativa na produçao do filme e pronto.

Jim Caviezel para Gordon Freeman



Luiz Gustavo Luiz Gustavo (27/08/2010 22:24:27)   38 0
O curta live action do Assassin's Creed é um belo exemplo que só reforça a linha de raciocínio do Gabe Newell.



Ninja Inimigo Ninja Inimigo (27/08/2010 21:26:42)   0 0
Devemos apoiar essas iniciativas das empresas pra parar de assistir a esses lixos que eles chamam de adaptação!!!



PH PH (27/08/2010 21:15:45)   13 0
Se o Christopher Walken for escalado pro papel de G man, eu vou pirar...O cara é sombriamente engraçado, sou fã dele...



Fernando Fernando (27/08/2010 20:33:33)   -2 0
Legal! Tava na hora de fazerem um filme dessa franquia, que tem uma ótima história.

Só acho que os striders do HL2 vão ficar bem parecidos com os tripods de guerra dos mundos, heheheh



Β•Я•Ц•Ŋ•Ø Β•Я•Ц•Ŋ•Ø (27/08/2010 20:30:50)   16 0
Games já estão mais lucrativos que filmes blockbusters, então cacife pra eles não falta. Parece q a Valve está seguindo os passos da Marvel em pró da qualidade artística de suas produções.



sem avatar Murilo (27/08/2010 20:02:01)   -11 0
Por isso que a Valve é FODA!

Blizzard vai tomar no rabo com esse filme do WOW nas mãos do prego do Sam Raimi, o destruidor de Homem Aranha.



Matheus Matheus (27/08/2010 18:40:07)   117 0
Adorei a notícia...
Como o Nícoloas falou, deve ser bem difícil conseguir. Talvez a solução fosse uma forte produtora de filmes contratar o pessoal da Valve para fazer o roteiro e dirigir (funções que definem 90% da qualidade do filme).
O Sidewinder mostrou aí uma seleção de atores bem interessante hehehehe:
http://img188.imageshack.us/img188/575/halflifethemovie.jpg



Fabio Alexandre Fabio Alexandre (27/08/2010 18:18:18)   60 0
Não deixar o filme na mão de outros é a solução mais sensata.
Só assim pra fugir dos clichês de Hollywood.

Half Life é um game único, fico na torcida por um Bom Filme.



Sidewinder Sidewinder (27/08/2010 18:06:32)   12 0
Eu escolheria Bill Nighy para ser o G-Man

http://img188.imageshack.us/img188/575/halflifethemovie.jpg



Sidewinder Sidewinder (27/08/2010 18:03:11)   12 0
@abmal: Pior... são bem parecidos mesmo heheheheeh... se bem que o Gordon Freeman tem 27 anos, de acordo com o jogo, mas nada que um roteiro adaptado não resolva...srrsrsr....

Hugh Laurie as Gordon Freeman!!!!!!



Nildo Nildo (27/08/2010 17:25:20)   0 0
nossa sensacional o que esse caro comentou. todas as produtoras de game deve realmente cuidar de suas franquias, porque o cinema atual está cada vez pior, acho que só agora que eles começaram a entender o mundo das HQ e acho que vai demorar mais um bocado para entender o mundo dos games pelo fato dele ser ilimitado.






sem avatar John (27/08/2010 16:33:28)   22 0
Concordo com tudo que ele disse menos ocm o fato de que embora os manda chuvas da industria do cinema não entendem de game,s isso não siginifica que o manda chuva da indústria de games entende de cinema. Misturar é bom, não ahco que cada macaco deve fica rno seu galho e só ter game ou filme e não misturar, MAS... precisa ter conhecimento extenso na area.. ter estudado... etc..

Por exemplo, Kojima Productions tem conhecimento bom em ambas as areas pra fazer um game sem mta coisa cinematografica e só gameplay, ou um filme, ou um meio termo (como os ultimos metal gear)

Acho que Valve é competente o suficiente para a parte de roteiro, storytelling, etc.. até dirigir voice acting todos esses obviamente sabem. pós producao, etc tudo ok

Mas filmar de fato? Setting? Maquiagem? Iluminação? No final da contas.. isso é importante num filme.. a não ser q vc faça ele inteiro em CG, precisa ter conhecimento nessa area (e obviamente, no caso, a valve banca tudo e terceiriza e contrata gente da area.. só que ela que aprova ou rejeita as coisas no filme.. então pode dar certo)



sem avatar André (27/08/2010 15:40:08)   6 0
"Agora é segurar esse argumento e fazer o melhor filme baseado em games do século.

Tarefa bem difícil, diga-se de passagem..."

PH, discordo que fazer o melhor filme baseado em games é uma tarefa difícil, até por que entre os que ja foram feito, não conheço nenhuma obra-prima.


Com a própria produtora do game fazendo um filme podemos ter certeza que a história do filme sera fiel a história do jogo.



Nasser Nasser (27/08/2010 15:35:53)   0 0
FINALMENTE, é isso que eu gostaria de ouvir de todas produtoras de games que fizeram suas (péssimas) adaptações pro live action! Recusar um roteiro ruim, e fazer com as próprias mãos pode não ser garantia de bom filme, mas pra mim, ja é um grande passo pra uma adaptação decente!



Slevin Slevin (27/08/2010 15:32:31)   0 0
Que excelente noticia.

Depois de tanto filme idiota que lançaram baseado em games. A Valve esta com medo de fazer o que fizeram com DOOM... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

É isso aí Valve, não deixa estragarem Half-Life como fizeram com Doom, Street Fighter, Mario Bros, Double Dragon, Mortal Kombat, House of the Dead, Resident Evil, Dead or Alive, The King of Fighter e Tekken.



Thiago Thiago (27/08/2010 15:03:38)   2 0
Sinceramente, uma produtora de games desenvolvendo um filme por conta própria não é garantia nenhuma de que a adaptação irá prestar.



Luiz Gustavo Luiz Gustavo (27/08/2010 14:59:06)   38 0
Será que a Valve pensou no Alfonso Cuarón como roteirista/diretor em algum momento?
Acho que o estilo da narrativa do Children of Men tem tudo a ver com Half Life.
Esse cara trabalhando sob a supervisão direta da Valve seria interessante.



sem avatar Douglas (27/08/2010 14:51:35)   3 0
Acho que esta iniciativa já poderia ter sido empregada há muito mais tempo!
Aí, seríamos poupados de bizarrices como Doom, Street Fighter, Mario Bros., Double Dragon...
Half Life, já em forma de jogo, tem uma trama que te prende. Não é daqueles jogos First Persons que é só tiroteio desenfreado e há momentos que bate até aquela aflição por andar em corredores escuros e você está com uma ferramenta na mão como arma. Se souberem captar esse clima e transportá-los para um filme seria muito legal.
Uma coisa é certa, se os estúdios de filmes em Holywood já costumam "aprontar das suas" em adaptações de games e quadrinhos, a pior de todas é a FOX.... "Valve, fuja da "raposa" a todo o custo, ok?"



Luiz Gustavo Luiz Gustavo (27/08/2010 14:47:58)   38 0
Até que enfim alguém foi direto no ponto: a falta de tato dos estúdios na hora de adaptar games.
A idéia é ótima e, se der certo, pode estimular outros desenvolvedores a seguirem o mesmo caminho.

A propósito...
Adrien Brody como Freeman! \o/
http://www.advocate.com/uploadedImages/ADVOCATE/EDITORIAL/current_issue_stories/1021/adrien_brody.jpg



Eliel Eliel (27/08/2010 14:32:20)   4 0
A Valve está corretíssima, pois tem como exemplo a Marvel que agora produz seus próprios filmes!

Gosto muito dos games!




DC Universe Online Brasil DC Universe Online Brasil (27/08/2010 14:13:04)   3 0
Achei rox, ta certo a valve, espero que vire moda, ai sim teremos bons filme baseados em jogos. Não um Teken da vida.



Diego Diego (27/08/2010 14:08:36)   25 0
Como assim Rodrigo? Mesmo que cada um jogue com caracteristicas diferentes de agir no jogo, a narrativa segue linear, todos passam pela mesma situação. Qualquer que for jogar um mesmo jogo várias não agirá da mesma maneira, seja mais técnico ou ousado. Tenho certeza que a Valve saberá administrar isso, se for dada a chance dela produzir o filme.



sem avatar Rodrigo (27/08/2010 13:36:37)   -1 0
A Valve se esquece que Gordon Freeman simplesmente não fala,(não que ele seja mudo) mas é um recurso narrativo do jogo para que os jogadores entrem no personagem (similar ao Link de Zelda), ou seja, cada jogador tem o seu próprio Gordon Freeman. E isso é algo simplesmente impossível de se transferir para o cinema onde todos somos espectadores passivos, o que é totalmente oposto a experiência do jogo. Acho sim que Half Life pode ser um ótimo filme mas ninguém ira identificar o protagonista nas telas com o que cada um viveu no jogo.



PH PH (27/08/2010 13:35:51)   13 0
Agora é segurar esse argumento e fazer o melhor filme baseado em games do século.

Tarefa bem difícil, diga-se de passagem...



Gil Brother O AWAY Gil Brother O AWAY (27/08/2010 13:34:21)   -6 0
"Mas as histórias quem nos apresentaram eram simplesmente muito ruins. Eles não entendem o que torna um game bom ou o que atrai os fãs" - Tai um empreendimento válido, afinal de estudios fazendo besteiras com roteiros e personagens em geral já esta cheio!!




None