Assista Agora

Wii U | Ações da Nintendo caem depois do anúncio

Presidente da empresa fala sobre o ocorrido

Flávia Gasi
13 de Junho de 2011

Depois da apresentação de seu novo console, o Wii U, as ações da Nintendo caíram 5,7%. O fenômeno não acontecia desde 2006, quando o Nintendo Wii chegou às lojas. Satoru Iwata, presidente da empresa, deu  entrevistas sobre o ocorrido.

Para o London Evening Standard, Iwata afirmou que "nós demos muita ênfase ao controle. Deveríamos ter explicado mais como o novo sistema funciona por completo. Não acho que cometemos uma gafe, já que o console em si será quase invisível e que o Wii U terá foco no controle. Porém, eu deveria ter mostrado uma foto do console, antes de falar do controle".

Na conversa com a Reuters, Satoru Iwata disse estar confuso: "A reação na apresentação não se encaixa com o que aconteceu na bolsa de ações. As pessoas que experimentaram entenderam as possibilidades do console. Mas as que não jogaram, não. No final, é fácil ter a impressão errada de que o Wii U é somente um videogame com um tablet".

O Omelete experimentou o Wii U na E3

Leia mais sobre Nintendo


Compartilhar

Comentários (39)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Daniel Daniel (14/06/2011 12:22:35)   -2 0
@Beringela, já jogou Zelda Twilight Princess? Vai sair um novo Zelda ainda nesse ano, Skyward Sword! Teve muito Mario no Wii, Mario Galaxy 1 e 2, Super Paper Mario(rpg), Smash Bros... muita coisa boa.

Não tem como Mario e Zelda voltar pois eles já ESTÃO aí ;)



Rodrigo - O Original Rodrigo - O Original (13/06/2011 22:58:36)   7 0
Ainda não entendo muito a desse Wii U (nome horrível por sinal). Se fosse um portátil, beleza. Mas pra que diabos vou querer olhar pra uma telinha dessa quando tenho uma baita tv full-hd na minha frente? Se fosse um tablet voltado para jogos, beleza. Se fosse um tablet voltado para jogos capaz de mandar informações pra tv, melhor ainda. Mas como controle que depende de um console, não me parece grande coisa não. A inovação trazida pelo controle do Wii, pelo menos até o momento, me parece mais relevante que esse controle aí.



Renan Pacheco Renan Pacheco (13/06/2011 19:09:54)   -2 0
O Wii quando lançou foi febre, não demorou nem um pouco pra engrenar. Eu concordo que deveriam ter mostrado o console, quando sai as noticias desse videogame fui primeiro ver fotos antes de ler alguma coisa, e pensei que era um portatil. Se eles querem inaugarar a nova geração de consoles então que façam graficos de nova geração, e não apenas se equiparar com PS3 e 360, daqui a pouco Sony e Microsoft lança novos consoles e de novo a Nintendo vai ficar ultrapassada.



sem avatar Zano (13/06/2011 18:10:29)   25 0
Primeiro: nem considero o "Wii U" um novo console, como o proprio nome diz Wii Upgrade. Depois de anos,finalmente vão lançar um console para competir com o PS3 e o X360. O novo controle tem uso duvidoso, mas pelo menos teremos "novos" Mario, Zelda e etc em HD.



sem avatar Alexandre (13/06/2011 16:34:22)   -68 0
Nintendista é tao xarope que acredita que essa apresentaçao tosca foi de proposito, rs...

primeiro, Wii foi um erro que deu certo graças ao Wii Fit, e outra, la vem mais do mesmo bla bla bla, a Nintendo promete algo que vai fazer mil e uma coisas, que na verdade só serao usadas nos seus exclusivos, vai se manter alienada do resto, enchendo o console com os mesmos jogos, pq sabe que assim como a "familia restart", os Nintendistas nao aceitam que ela faz porcaria e apoiam sempre 100%.

ja vi um estupido dizer, "queria muito jogar esse uncharted, mas sou nintendista e nao posso jogar ps3".

merece Wii mesmo esse povo, hehe



Velotroll Velotroll (13/06/2011 14:45:52)   127 0
Querer entender as motivações que fazem o mercado de ações oscilar é algo um tanto complexo...mas, o que se pode observar é que esse movimento negativo nas ações ocorreu em 2005 também - quando a Nintendo apresentou um conceito e jogos com cara da geração passada - perto de maravilhas tecnológicas como PS3 e Xbox.

Dessa vez não foi muito diferente.

O que aconteceu foi que a nintendo mostrou um controle onde a indústria achou que se tratava de um periférico de Wii. Isso ficou mais evidente com o console em segundo plano, sem destaque. Foi reforçado pela apresentação de jogos com gráfico de Wii. E depois confundiu mais um pouco ao tentar deixar claro que o controle era de uma nova plataforma.

Por fim, confundiu de vez ao deixar todos pensarem que o controle era stand alone quando na verdade era vinculado ao console e não presta pra nada fora da sala de tv.


Não dou um dólar furado por essa plataforma.

O PS3 + Vita são projetos muito mais fundamentados e interessantes.



Victor Victor (13/06/2011 14:33:00)   3 0
Algo parecido ocorreu com o Wii. Entretanto o videogame vendeu milhares de unidades gerando grande lucro para a nintendo. Então não sei se é algo para se preocupar tanto. Quem da a palavra final se tal produto sera um sucesso ou fracasso somos nós, os consumidores. Quem tem uma boa memória se lembra de que o lançamento do primeiro Xbox gerou alta nas ações da MS mas as vendas foram ruins, um grande fracasso. Então esse tipo de coisa não diz nada sobre o futuro.



sem avatar Carlos (13/06/2011 14:16:09)   -2 0
esqueci de falar que adorava Frostbite...



PheLionS PheLionS (13/06/2011 14:15:27)   4 0
Eduardo,

Em 2005, a Nintendo, em termos de mercado, era uma derrotada, o 64 e o GameCube, apesar de eu ter gostado muito deles, perderam o apoio das thirds, apoio esse que foi direcionado para os concorrentes(sony e Microsoft), ou seja, em 2005, ninguém acreditava na Nintendo mesmo, a empresa já estava sem credibilidade no mercado, normal a queda nas ações... hojé em dia não, é o contrario, a Nintendo é lider de mercado, deu a volta por cima, por isso a estranheza com essa queda nas ações, mas uma estranheza compreensível visto a apresentação da Nintendo na E3, onde essa não foi bem estruturada, deixou muita gente confusa, logo, normal que houvesse uma queda mesmo. Mas nada que uma boa campanha de marketing não resolva. É bom ver que a Nintendo reconheceu o problema, assim podemos esperar uma abordagem mais coerente dela em relação a seu novo console a partir de agora.



sem avatar Carlos (13/06/2011 14:10:50)   -2 0
Na minha humilde opinião. Não creio que a nintendo tenha errado. Afinal, console não interage com o jogador, é 100% controle. Tbm acredito que não dá p/ mostrar tudo, ainda. Como o Sandro disse, não é bom dá margem a concorrente tendo ainda 1 ano p/ lançamento (pense no caso do presidente da Activision ter sido barrado pela EA no teste do Battlefield). Tbm concordo com o que foi dito sobre a nintendo ter inovado ao trazer um console mais familia. Independente do grafico, o que importa é a diversão.
Mas como tem muito "nerd" que provavelmente só começou a jogar a partir do playstation... acha que jogo tem sempre que ter grafico bom. Imagina se dessem a essas pessoas um atari e jogar river raid ou decathlon? ou ainda, se só tivesse um Odyssey, não saberia se divertir...
Não querendo generalizar, mas... Wii é mais p/ quem tem amigos (amigos de redes sociais/virtuais não conta) e pode se reunir com eles e jogar em grupo ou se divertir de outras maneiras além de jogos eletronicos... enquanto que PS e XBox possuem jogos mais individuais e passa horas e horas jogando, e só se joga em grupo quando on-line... sacanagem, tô exagerando... :)
Mas acho que desde o nintendo 64 a nintendo tem buscado um modelo mais familia, e agora quer a fatia de mercado que falta, de jogos mais complexos e de melhores possibilidades.
Uma coisa q tbm estava temeroso com a compatibilidade com o Wii atual... sendo jogo, é divertido de uma forma ou de outra, tem que parar de ser radical e aprender a curtir mais...

PS: o texto foi longo propositadamente... ;)



Publicidade
Remdiel Remdiel (13/06/2011 14:00:27)   547 0
"Alguém realmente leva ações e mercado especulativo à sério?"

Um bocado de gente, viu amigo.
Tem gente que até ganha dinheiro com isso, ora veja você.

Agora, se você está perguntando se alguém acha que os movimentos de mercado são o que determina o sucesso ou fracasso de um produto, então dificilmente a resposta seria sim. Porque é exatamente ao contrário.

O sucesso ou fracasso de um produto (ou melhor, a percepção sobre a chance de sucesso ou fracasso de um produto) é que determinam o preço das ações da companhia.



sem avatar Eduardo (13/06/2011 13:33:44)   17 0
Alguém realmente leva ações e mercado especulativo à sério?

É sempre bom relembrar que essas mesmas ações da Nintendo caíram quando fizeram a primeira mostra do Wii original, na E3 de 2005.

Ninguém acreditava no potencial do produto, até ele lançar em novembro de 2006 e bater todas as expectativas.

Não dá para engolir esse aspecto como uma notícia séria. É óbvio que o Omelete só postou isso para conseguir acessos extras. O mercado de ações sofre queda se a Dilma espirrar ou o Ronaldo ter uma dor de joelho. Por que não cairia assim que a Nintendo anunciasse um novo produto?



Jose Jose (13/06/2011 13:19:18)   12 0
@Sandro e @Tony,

O que andei lendo por aí no que se refere ao poder do console é que ele é muuuito mais potente que PS3 e X360. A animação do pássaro na conferência não era CG (tem um vídeo no youtube que permite vc controlar a câmera e o tempo) e segundo o Reggie (presidente da Nintendo EUA), ali foi usado apenas 30% do poder total do console.

Também li que todos os atuais jogos, inclusive BattleField versão PC, pode ser portado para o console usando TODOS os filtros.

Por fim, ele - aparentemente - usa DirectX 11. Se levarmos em conta que este é o último lançado pela Microsoft, não dá para esperar muita diferença nos novos consoles da Sony e Microsoft.



sem avatar magno (13/06/2011 12:30:04)   3 0
@Sandro
concordo com você, a Nintendo fez bem em não mostrar muito

em relação as jogadores hardcore muito deles não ouviram nada depois que a Nintendo disse que o wii u roda jogos como batman arkham city e batllefield 3( não sei se falaram mais ta nas informações sobre o vídeo game)

pra mim ter um wii e obrigatório




Sandro Sandro (13/06/2011 12:27:45)   0 0
Cris, é verdade. Para mim é isso que tornou o Wii especial, é o primeiro videogame que eu tive que fez os meus parentes e amigos jogarem junto.

Alguns dizem que não, mas a Nintendo, com todo o seu jeito diferente de ver as coisas tem definido o mundo dos jogos há muito tempo. Certamente 90$ do que temos hoje, até mesmo em outros consoles, tem alguma ligação com algo que a nintendo fez.

Os gráficos podem ser toscos, mas não há nada mais engraçado do que juntar um pessoal e jogar Wii Sports. O pessoal aqui sempre gosta do jogo de boxe, sempre saem boas risadas.



Sandro Sandro (13/06/2011 12:23:07)   0 0
Remdiel, disponha. É uma boa idéia a sua e merece ser apoiada.


Tony,

Você não entendeu bem, eu quis dizer que o Wii precisou de 6 anos pra dominar o mercado de casuais, para atingir o ponto alto do plano geral, sabe? Sei que sempre vendeu bem, mas esse foi o caminho, me refiro ao final.

Você tem razão quanto ao ps4 e o próximo xbox, mas há um porém na situação.

Veja... Se for levar em consideração que o kinect e o ps move acabaram de chegar e que agora o xbox e o ps3 (principalmente o ps3) emplacaram nas vendas é meio difícil de acreditar que os sucessores cheguem por agora. Isso dará algum tempo de vendas para a Nintendo.

E pensando no ciclo, a Nintendo mantém uma média de 5~6 anos até o próximo console, quando a microsoft e a sony finalmente entrarem na próxima geração deve ser certo que a nintendo já esteja elaborando o sucessor do Wii U e já tenha vendido bem.

Mas quanto aos jogadores Hardcore, ainda acho que é fácil agradar esse públio, afinal, basta superar os gráficos atuais e ter jogos do gênero, mesmo com as demonstrações fracas do Wii u no quesito "jogos", o potencial do controle está lá, o universo de possibilidades oferecido por ele para as produtoras é bem grande, e vários jogos de peso já foram confirmados.

Para mim,Batman Arkham City sozinho já deve valer a compra. Acho que o Wii U é a tentativa da nintendo de repetir e superar o sucesso que foi o Super Nintendo.

Vamos pensar bem, afinal, o Wii U é equivalente a um Xbox melhorado misturado com a criatividade e jogos da nintendo e uma proposta diferente em termos de jogabilidade. Ao menos para mim tem tudo para dar muito certo ou muito errado. Eu mal posso esperar para ver Batman Arkham City e Zelda sendo rodados no mesmo console!

No fim das contas a nintendo sempre terá a vantagem de ser a única capaz de ter um console com a maioria dos jogos de sucesso de hoje em dia e ao mesmo tempo com os clássicos que marcaram época.

A única coisa que não me agradou no Wii U foram as imagens que surgiram do console, ele é extremamente desproporcional... Espero que a Nintendo reveja aquele design, o console parece pequeno de frente, mas de lado é extremamente longo. Causa certa estranheza, esteticamente falando.



Bruno Bruno (13/06/2011 12:12:44)   8 0
...vão me desculpar, mas isso aí tá parecendo o laptop da Xuxa!!! #PRONTOFALEI!!!



The Acrean The Acrean (13/06/2011 12:11:11)   67 0
Esse Angry Nerd viaja na maionese LEGAL!

Já implicou com um comentário meu outra certa vez.

Primeiro- vivemos em um país democrático, onde a liberdade de expressão é um princípio.

Segundo- se tem preguiça de ler, NÃO LEIA, como bem disse o Tony.



Tony Tony (13/06/2011 11:59:45)   13 0
Discordo de que o wii levou 6 anos pra emplacar. Wii sempre vendeu muito bem.


E discordo tb quanto a recuperar facilmente jogadores hardcore. Pelo que andei lendo, os melhores gráficos do console apresentado se equivalem aos do ps3 e xbox 360. Logico que o videogame ainda não está pronto, mas acho q o nivel grafico deveria ser bem superior, pois quando sairem o ps4 e o prox xbox, estarão em outro nivel, assim como aconteceu com o wii.

E ficar mostrando jogos de esconde esconde e titulos com os miis (que eu acho toskissimos) afasta os jogadores hardcore ainda mais.

Eu respeito muito o wii, mas não é pra mim. Tem jogos legais, sem dúvida. Mas a grande maioria é pra jogadores casuais. Não gosto da ideia de ficar me mexendo muito pra jogar, acho o controle do ps3 perfeito.

Mas de resto concordo com vc, é um otimo ponto de vista. Mas ainda acho que deveriam ter mostrado o videogame, ficou bem estranho mesmo.



Remdiel Remdiel (13/06/2011 11:50:17)   547 0
@Sandro
Valeu demais, cara!
Ajuda a espalhar (mas cuidado com o spam prá não acabar enchendo mais o saco do que os trolls, hehe) a mensagem então!



Publicidade
Sandro Sandro (13/06/2011 11:44:14)   0 0
Remdiel, tem o meu apoio.

Quanto ao ciclo que você falou, é bem por ai mesmo, as concorrentes cedo ou tarde vão fazer o mesmo que a nintendo.

Isso implica no que eu disse, se a nintendo revelasse tudo nessa E3, só estaria dando 1 ano de presente para a Microsoft e para a Sony.



Remdiel Remdiel (13/06/2011 11:17:52)   547 0
O ciclo é esse.

A Nintendo Inventa.
A Microsoft Copia imediatamente.
A Sony Melhora. Mas demora meses e é caro prá caralho.



Sandro Sandro (13/06/2011 11:11:47)   0 0
Obrigado Tony, eu ficaria feliz em saber a sua opnião e sobre quais pontos discorda.


Angry Nerd,

É como o Tony disse, ninguém lhe obriga a ler, e escrever um comentário grande não é reflexo de frustração, mas sim de interesse. Frustração deve sentir quem não tem capacidade de debater ou fazer um desses "comentários maiores que a matéria".

É cada um que me aparece...



Tony Tony (13/06/2011 10:53:34)   13 0
Não sabia q a gente era obrigado a ler...

Se voce achou o comentario do cara muito grande, não leia... simples assim


Eu li e achei interessante, apesar de não concordar com mta coisa



Angry Nerd Angry Nerd (13/06/2011 10:36:17)   17 0
O Omelete devia cobrar para postar comentários, assim a gente nao tinha que aguentar esses usuarios frustrados que querem fazer comentarios maiores que a matéria



Raphael Raphael (13/06/2011 10:22:02)   -14 0
Notícia velha omelete, notícia velha...



Sandro Sandro (13/06/2011 10:13:02)   0 0
Do meu ponto de vista a nintendo não errou em momento nenhum da apresentação. Ao menos para mim (que acompanhei em tempo real online) tudo estava muito claro sobre o Wii U e o seu controle.

E achei ótimo, a minha maior preocupação, que era a retrocompatibilidade com acessórios e jogos do wii acabou se resolvendo.

Mas pensem bem... Acho até que seja burrice afirmar que a nintendo errou em não ter mostrado o console.

Lembrem-se, o Wii U não chegará ao mercado na primeira metade de 2012, ainda há uma E3 antes de seu lançamento e há muita coisa por fazer.

As pessoas se esquecem que ao contrário da Sony e da Microsoft a Nintendo depende de seus consoles e jogos para sobreviver.

Revelar tudo sobre o console faltando mais de 1 ano e mais uma E3 para o seu lançamento seria o mesmo que dar 1 ano de presente para as concorrentes, que definitivamente vão copiar mais cedo ou mais tarde.

E do ponto de vista estratégico da coisa... Que seja mais tarde.

Tenho um Wii e estou realmente satisfeito com o que foi apresentado pela Nintendo.

Por vários sites de jogos que passei no mesmo dia para ver como estavam as reações, ao contrário do Omelete, que em geral tem mais fãs de ps3, pc e xbox, os comentários foram muito bons.

Creio mais que seja uma questão de visão, para receber bem essa nova aposta é preciso olhar e pensar nas possibilidades que ela apresenta para o futuro, o que pode ser feito com ela.

Para mim, a Nintendo fez bem o seu papel com o Wii U, corrigiu as falhas do Wii e trouxe uma nova proposta para o mundo dos jogos, assim como fez em 2005 ao apresentar o Wii. O novo controle oferece várias soluções em jogabilidade e interação que ainda não existiam, a bola agora está com as produtoras e só depende da capacidade delas criar bons projetos.

O Wii foi um golpe inteligente, agradou alguns jogadores antigos e espantou os jogadores hardcore, mas atraiu um imenso público que nunca se interessou ou que não gostava de video games.

Ela precisou de 6 anos para fazer isso com êxito, afinal, atrair de volta o público hardcore é fácil, e eles demonstraram isso com a nova plataforma, basta colocar ótimos gráficos e as produtoras virão e farão seus melhores jogos. Com o Wii U a nintendo finalmente conseguirá o que queria, tem os olhos do público casual E do público Hardcore sobre ela. É o plano ideal, quase perfeito, eu diria...

Como falei... Acho que é uma questão de visão...



Angry Nerd Angry Nerd (13/06/2011 09:53:46)   17 0
Parece que os acionistas estão pensando como os consumidores :

Nintendo, tu só me engana uma vez !
No final só vão existir só dois tipos de jogos : os da Série Mario e coleção de minigames p/ Mii



sem avatar Renato (13/06/2011 09:39:23)   3 0
Na época do Wii caiu também. Todo mundo tem receio do novo, até se acostumar.



lennao lennao (13/06/2011 09:28:39)   143 0
se aqui no Omelete ninguem tinha se empolgado muito com os videos e etc, imagina no resto do mundo, né?

pra mim tá parecendo só uma continuação do Wii, mais um console que vai vender bem até a Microsoft e a Sony lançar os deles e passar por cima.

mas é bacaninha...



Publicidade
Tony Tony (13/06/2011 08:59:58)   13 0
Foi a primeira coisa que eu pensei quando vi os videos e as fotos . "Cade o maldito videogame?"


E sobre o videogame... Eu respeito muito a nintendo, sei que o wii tem o seu mercado de jogadores casuais, etc etc etc.


Mas eu sinceramente não curti mto esse videogame novo não.

Vamos ver como se desenvolve...



Rômulo ,the Joker Rômulo ,the Joker (13/06/2011 06:32:10)   1437 0
pô nintendo ,deu mancada ,devia ter mostrado o console todo ,não só o controle



sem avatar Newton (13/06/2011 00:08:03)   18 0
Golpe de tubarão pra comprar mais barato quando sair detalhes sobre o console e as ações voltarem a subir.



Noctis Noctis (13/06/2011 00:05:53)   528 0
nossa e eu preocupado com os erros que eu cometo no meu trabalho!!!!!!!!!




Omeletop : games

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.