Séries e TV

Artigo

Gotham | Falamos com Jada Pinkett Smith sobre seu Batman favorito, Fish Mooney, o Pinguim e mais

"Acho o Batman um dos super-heróis mais identificáveis", disse a atriz

15.10.2014, às 14H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H38

Fish Mooney é uma nova personagem no universo da DC. Ela foi criada especialmente para o universo que seria apresentado aos fãs em Gotham - mas como todos sabem, é complicado introduzir um novo elemento em uma história tão estabelecida e explorada. Jada Pinkett Smith, no entanto, surpreende e na pele da mafiosa e prova que apesar de não ser fácil apresentar uma nova personagem, é totalmente possível. "Eu acredito que os garotos e garotas que são fãs do Batman podem estar um pouco mais abertos para Fish Mooney porque ela surge em uma história de origem do Batman, que ainda não havia sido muito explorada", conta a atriz.

Gotham-1a-temporada-Jada-Pinkett-Smith-entrevista-01

Smith conversou com o Omelete sobre seu retorno à TV e começamos indo direto ao ponto: qual seu Batman favorito. "Acreditem ou não, eu realmente gosto do Michael Keaton. Também gosto do Val Kilmer, mas eu realmente gosto de Michael Keaton", disse a atriz. Smith explica ainda que Batman é um dos gostos que ela e seu filho Jaden têm em comum: "somos fãs do Batman desde sempre". "Uma das coisas que eu mais gosto sobre o Batman é que ele não é um cara com superpoderes. Ele é um cara normal que sofre um trauma e, a partir disso, tenta trazer justiça pro mundo. Acho que todos nós podemos nos identificar com isso, porque é parte dos desafios da humanidade. Então acho o Batman um dos super-heróis mais identificáveis", explica Smith.

Mesmo sendo um dos personagens mais reais do universo da DC, Smith explica que Gotham vai navegar entre o real e o fantástico: "acredito que essa é a beleza dessa série em particular - ela é fundada na realidade, mas também temos muitas ocorrências e eventos inesperados". Vivendo uma mafiosa que também não tem super-poderes mas é muito persuasiva, Smith conta que Fish "quer estar no controle mas, como todos nós sabemos os medos nos surpreendem e aparecem de maneira diferentes" e que suas vulnerabilidades aparecerão em breve na série.

Vivendo um papel tão proeminente em uma história construída inicialmente ao público masculino, Smith acha que "isso é a vida. Quando você pensa sobre a indústria de Hollywood é a mesma coisa. Eu aproveito [poder estar em destaque], acho que dá a oportunidade mostrar uma nova dinâmica interessante - mesmo com todas as dificuldades pra se inserir nesse mundo enquanto mulher. E, no caso de Mooney, ela meio que leva isso de uma maneira positiva. Mas é um desafio maravilho. É preciso pensar estratégicamente pra se dar bem no jogo deles, e nesse mundo particular de Gotham", revela.

Gotham-1a-temporada-Jada-Pinkett-Smith-entrevista-02

Sobre o processo de criação e desenvolvimento da personagem, Smith conta que "Bruno Heller [o criador da série] me ajudou muito. Eu fiz uma mistura, com uma mulher muito forte, como a traficante de drogas Griselda Blanco; e com a personagem [de Gloria Swanson] no filme Sunset Bulevard, Norma Desmond." A atriz explica ainda que queria criar uma personagem que pudesse cuidar de si mesma, "e Griselda Blanco é praticamente a única mulher na realidade que se impôs em um nível muito alto pra poder ser uma chefe do tráfico em um meio que é sempre de homens", finaliza.

Smith explicou ainda como os característicos e caricaturados vilões do Batman funcionam nessa história, que tem um pé na realidade. A atriz fala sobre como eles, mesmo sendo são inerentemente maus, "acreditam que o que eles fazem é o certo". O jovem Bruce Wayne, pego no meio dessa batalha entre "a luz e a escuridão", terá que descobrir como lidar com essas pessoas e encontrar o seu lugar na sociedade de Gotham.

Para finalizar, Smith falou sobre sua cena com Robin Lord Taylor no episódio piloto, dizendo que ele criou sua versão favorita do Pinguim. "É um personagem muito difícil e eu acho que ele conseguiu. Ele tem muito talento e é um bom colega de trabalho. Fiquei muito animada quando soube que nós trabalharíamos juntos porque eu sabia que seria muito legal", encerra.

Gotham-1a-temporada-Jada-Pinkett-Smith-entrevista-03

Gotham é exibida nos EUA e no Brasil às segundas-feiras, chegando aqui com apenas uma semana de diferença dos EUA. O canal pago Warner exibe a série às 22h30.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.