HQ/Livros

Notícia

Constantine | Criadores do personagem não devem receber participação por série de TV

Mas podem receber alguma compensação no futuro

03.10.2013, às 16H09.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H39

Com o anúncio de um seriado de TV baseado nas HQs de John Constantine, os criadores do personagem abriram um sorriso: a DC Comics possui um programa de participação nos lucros para autores, de forma que o uso de um personagem nas HQs e em outras mídias acaba rendendo trocados para quem primeiro escreveu ou desenhou o herói, heroína, vilão etc. No caso de cinema e televisão, estes trocados dão somas bem interessantes.

constantine

None

Não vai ser o caso, porém, por enquanto, com os criadores de Constantine. Um deles, o desenhista Stephen Bissette, postou esta semana no Facebook que os autores do mago inglês não verão um centavo pela option (reserva de direitos) da NBC com a série. Pelo que foi comunicado a Bissette, os criadores já receberam grana de option quando Constantine teve os direitos reservados para filme, ainda na década de 1990 (o filme acabou saindo em 2005).

"Ou seja, a gente só vai ser $$ lááááá na frente, ao que parece, SE o seriado virar mesmo seriado. E se der dinheiro. E se esse dinheiro pagar todo mundo antes de chegar em nós. Aviso quando souber mais. Porém, teremos $$ de qualquer gibi/graphic novel que se vender por crescimento do interesse pelo personagem", escreve Bissette.

John Constantine foi criado em 1985 por Alan Moore, Bissette e John Totleben, dentro da série do Monstro do Pântano. O personagem teve uma longa série própria, Hellblazer, recentemente cancelada na linha adulta Vertigo. Constantine passou por uma reformulação e agora faz parte do universo normal da DC Comics, com uma série que leva seu sobrenome.

Apesar de não serem perfeitos, os contratos de divisão de lucros da DC Comics estão entre os melhores do mercado de quadrinhos. Além de pagar os criadores reconhecidos do personagem, eles também direcionam grana a autores de tramas - por exemplo, se Constantine, o seriado, vier a utilizar uma trama da série Hellblazer escrita por Jamie Delano ou Garth Ennis, os autores têm direito a solicitar um percentual de lucros. Na Marvel Comics, por outro lado, não existe divisão de lucros alguma com os autores originais, seja em filmes, seriados, animações, games ou novos quadrinhos.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.