Assista Agora

O Hobbit | Apresentação em 48 quadros por segundo divide opiniões na CinemaCon [atualizado]

"Excesso de realismo" é apontado como maior problema pelos críticos

Natália Bridi
28 de Abril de 2012

cartz
frame
frame

A apresentação de Peter Jackson do material filmado a 48 quadros por segundo de O Hobbit causou estranheza e opiniões divididas na CinemaCon, convenção para exibidores que acontece em Las Vegas nesta semana. Um filme normal apresenta 24 quadros por segundo. O cineasta aposta no formato (que exigirá adaptações do circuito exibidor -leia) da mesma maneira que James Cameron apostou no 3D em Avatar.

Nossos parceiros do Collider aprovaram o conteúdo, mas não têm certeza sobre o novo formato: "Admito que o filme é uma mudança radical do que eu esperava, vai polarizar o público. A primeira coisa a se saber é que o Hobbit parece brilhante. Jackson nos mostrou 10 minutos do filme, com Bilbo e Gollum se preparando para um jogo de charadas, Gandalf, Orlando Bloom como Legolas, os anões e o grupo atravessando o topo das montanhas, muita ação e muitos outros rostos retornando. Além disso, o 3D parecia ótimo e os 48 quadros por segundo realmente diminuem o esforço para os olhos. Essas são as boas notícias".

"A má notícia é que os 48 quadros por segundo são tão chocantes que não sei se o público em geral vai gostar. Enquanto penso que a imagem melhorará até o lançamento, ver essa prévia foi como olhar para a vida real em uma tela de cinema - e não de uma forma boa. Você não tem mais um "borrão" dos movimentos. Você não pode mais esconder coisas no escuro. Assistir a Bilbo lutar com os trolls (o que parecia incrível), não se parecia com nada com nada que já eu já tenha visto projetado. Salvo que os efeitos visuais e a luz ainda não foram totalmente finalizados, foi uma mudança tão grande que, ao final da apresentação, eu não tinha certeza se queria assistir todo o filme no formato de 48 quadros por segundo. Isso realmente não era o que eu esperava dizer. No final, o Hobbit apenas não parecia algo cinematográfico, mas TV em alta definição. Talvez filmando em 48 quadros e depois projetando em 24 quadros por segundo resolva o problema. Quem sabe".

Já o The L.A Times deu ênfase ao aspecto "televisão de alta definição" das imagens: "Uma dramática tomada aérea das montanhas parecia mais clara que as imagens da maioria dos documentários sobre a natureza. Mas o efeito é diferente quando aplicado às cenas com atores vestidos em roupas de época, cujos movimentos - e poros - eram claros como cristal. 'Parecia com um filme feito para a TV', disse um projecionista que pediu anonimato por conta da sua afiliação com um estúdio concorrente. Era muito preciso - muito claro. A taxa de contraste ainda não estava lá - tudo parecia muito claro ou muito escuro".

Um comprador de Los Angeles declarou ao L.A. Times que a grande questão é "se o público quer ver filmes que pareçam reais ou não. Eu esperava uma diferença sutil, mas isso foi dramático. Isso pode funcionar contra a narrativa? Eu não sei. Mas não vou julgar o filme baseado em 10 minutos".

Para o The Wrap, o excesso de realismo em O Hobbit parecia ter mais impacto como uma novela do que um filme grandioso como Avatar. Ainda assim, "há muito para os fãs saborearem. Contudo, a riqueza da imaginação de Jackson, embora bela, foi marcada pois os 48 frames por segundo tornaram cada cena nítida demais, se é que isso é possível. Parecia mais real, real demais, para ser exato. Ao invés de uma experiência cinematográfica imersiva, a Terra Média parecia filmada de uma encenação ao vivo".

Outros sites também, como First Showing e Bad Ass Digest, tocaram na mesma questão do estranhamento causado pelo excesso de realismo das cenas. Ou seja, talvez os 48 quadros por segundo não sejam o futuro do cinema com James Cameron defendeu na CinemaCon do ano passado. De toda forma, como frisado em quase todas as impressões, Peter Jakson ainda tem muito trabalho pela frente na pós-produção do filme.

[ATUALIZADO, 28/4] Em conversa com o THR, Peter Jackson discutiu a polêmica dos 48 frames por segundo. Para ele, o formato realmente “leva um tempo para se acostumar. 10 minutos de cenas provavelmente foi pouco. Deveríamos ter feito mais. E é diferente ver um monte de clipe e cenas rápidas do que acompanhar uma narrativa [...] é, literalmente, uma nova experiência. Eu me acostumei relativamente rápido. Logo você esquece dos quadros a mais. É algo muito mais imersivo e o 3D em 48fps é mais gentil aos olhos".

Depois das reações negativas, Jackson descarta, porém, o lançamento de um trailer a 48fps. "Você precisa experimentar essa tecnologia em um filme inteiro. Em 2 minutos e meio não dá tempo para se acostumar. Muitos dos comentários que eu li dizem que foi uma experiência 'diferente', mas, no final, acho que diferente é algo positivo, especialmente para o 3D, especialmente para épicos que pretendem envolver o público na experiência narrativa".

Ao final, "esta tecnologia não vai parar e continuará evoluindo”, conclui.

Leia a defesa anterior de Peter Jackson aos 48 quadros por segundo

A primeira parte de O Hobbit - Uma Jornada Inesperada (The Hobbit - An Unxpected Journey) - estreia em 14 de dezembro de 2012 e o segundo, The Hobbit - There and Back Again, em 13 de dezembro de 2013.

Leia mais sobre O Hobbit



Publicidade

Comentários (256)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

kylson kylson (08/05/2012 19:00:32)   112 1
A polêmica dos 48 quadros é Enorme - eu não posso dizer nada concreto, como a maioria aqui, pois não experimentamos ainda a mesma. O certo é: O novo sempre choca, assusta, intimida... Mas são as novidades que fazem o mundo evoluir... Temos que esperar... O que sei é: Em 3 decádas de vida, acho que a maioria das evoluções que o cinema sofreu, foram chocantes em alguns casos, mas deixaram marcas benéficas... Eu não trocaria o som de alta qualidade pelo velho estério... nem as imagens mas nítidas, ou os óculos 3D arcaicos (falo daqueles que só podiam projetar em preto e branco)... Ainda falta terminar o processo... Mas o certo é: Ver cenas em 3D sem borrões, em minha opinião seria muito bom, pq mesmo em super produções (como OS Vingadores - um filme muito bom) as vezes da certa angustia com as imagens turvas, tremidas e sem definição boa em algumas cenas...
VAMOS ESPERAR e confiar que o PETER pode nos surpreender...
Depois - Assistimos em 48 quadros, se não for bom - vemos novamente em 24 quadros - KKKKK
^-^ Valeu!



sem avatar Vanderson (01/05/2012 10:08:35)   14 0
Acredito que seja precipitado deduzirmos que esse "novo" método de filmagem seja ruim o bom. Mas eu pergunto: A evolução do cinema não é deixar tudo mais real? E essa visão de realidade não é diferenciada para cada pessoa? Então possivelmente agradará à alguns e outros acharam fascinante. Mas falando francamente, chega de imagens borradas na tela, como em Fúria de Titãs 2. Num dá né?


Floriano Floriano (01/05/2012 23:28:48)   338 0
Vanderson, assisti de novo essa semana uma parte de " O senhor dos anéis" e deu pra confirmar que as imagens do filme não tem nenhum borrão, diferente de outros filmes mal produzidos
o Peter usa lentes super nitidas de alta definição fazendo com que as cenas mesmo com horizonte distante, tenham nitidez...não é como as filmadoras antigas em que boa parte das cenas o foco ficava em primeiro plano e o fundo desfocado...isso sempre foi normal, já estavamos acostumados...agora com a evolução da tecnologia, as imagens ficaram super nitidas e o senhor dos anéis é assim; imagem lindas, nitidas com uma clareza absurda...se colocar mais nitidez, pode estragar mesmo...

E constatei isso numa cena em que uma grande arvore caía, deixando as raízes a mostra,onde dava pra ver nitidamente,que tudo foi feito em estudio...
então se uma cena dessa fosse filmada com 48 quadros, ficaria muito mais estranho e visível a filmagem de estudio, deixando muito artificial, novelesco..tirando a naturalidade que o cinema tem mesmo quando é filmado em estudios..
Por isso acho que esse método vai causar muito impacto, talvez negativo, com muitos reclamando do clima de novela de tv...prefiro o ritmo de cinema em 24 quadros mesmo!! de qualquer forma só nos resta esperar pra ver!!


TLA TLA (30/04/2012 13:30:17)   859 0
Só enchendo linguiça esses críticos.
Se é pra evoluir deixa em 48 quadros!
Vai alternando..sei lá.
O filme tem de estar é completo e com uma boa história.



vinicius vinicius (30/04/2012 10:05:35)   17 0
que se dane as criticas oque eu espero é oque o filme seja bom



IgorLiraVox IgorLiraVox (30/04/2012 09:59:26)   1860 2
Carai.....

Esta ruim porque esta bom demais????

Que porra é essa????

Claro que vai ficar foda.......



Johnny Johnny (30/04/2012 08:53:45)   435 1
Só darei minha opinião depois de assistir.
É tudo muito contraditório, afinal, estão dizendo que "está realista demais", por isso não está bom. Como algo realista em 3D pode não estar bom?

Por outro lado, eu já me acostumei com a imagem em alta definição da TV. Mas não foi em 02 horas.
Será que os primeiros minutos de filme serão o suficiente para se acosturmar com o formato, de modo que se possa curtir o resto do filme sem achar estranho? Espero que sim.




Mari Dias Mari Dias (30/04/2012 02:09:27)   11 0
Eu confio nele, fez um bom trabalho antes e irá fazer novamente. Qualquer inovação é sempre assustadora. Hobbit para mim é mais quem produção,é um filho que vai a ela. Eternamente apaixonada por Tolkien como eu sou. Espero que saia algo lindo e belo.



Eduardo Pereira (Chefe Sinuca) Eduardo Pereira (Chefe Sinuca) (29/04/2012 23:22:57)   246 2
Cara assim....eu não entendo nada sobre cameras e lentes...enfim não darei opnião...porém vou falar o que eu estou sentido sobre o filme e fazer uma analogia...hj em dia em tempos que não há respeito entre nós,em que muitos não tem esse previlégio de poder ir assistir um filme porque o preço do ingresso é alto eu agradeço....agradeço por ver o meu sonho realizado,eu nunca havia lido um livro antes e peguei na biblioteca da escola (por incrivel que pareça uma escola publica) o livro O Hobbit e me encantei com esse Universo...e demorei 8 anos para conseguir comprar o livro O Senhor dos anéis (aquele com os três livros da saga) e cara passados 3 anos foi lançada a trilogia....confesso que fiquei com medo de tipo não ver na tela o que eu imaginava e ai o primeiro filme saiu e pasmem tive que ouvir de alguns leigos que : "Ah esse filme não tem fim,que chato!" mas no meu intimo eu sabia que aquilo ali era só o começo...veio o segundo filme e ai os "leigos" se renderam e viram que aquilo diante de nossos olhos e ai...bem ai veio o filme que mudou a minha vida...O Retorno do Rei,como se esquecer do Gollum caindo na Lava e cheguei as Lágrimas quando o Velho bilbo...aquele que me fez gostar gostar de ler embarcando num navio elfo nos portos cinzentos....não só pelo livro mas por arremeter à época em que li o livro....e agora está pra sair o filme o O Hobbit...e acho que todos os criticos irão se calar pois o Senhor Peter Jackson sabe o que faz....enfim...desculpem pelo "livro"...mas é isso o que eu acho e sinto.



Iridium Iridium (29/04/2012 21:26:22)   0 0
No mínimo curioso para conhecer esse novo formato. Acho difícil que alguém do gabarito do PG, que conhece a Terra Média como ninguém, insistisse no formato se não fosse algo MUITO bom.


Floriano Floriano (29/04/2012 21:58:18)   338 -1
iridium, eu acho que o Peter deveria ter pesquisado bem mais essa modalidade pra adaptar as filmagens e ficar tudo de acordo..
por ex.: o figurino deveria ser bem mais planejado, com as roupas sendo "envelhecidas" e surradas pra que não parecessem muito novas, como de uma novela,,a iluminação tambem deveria ser refeita, pra dar um aspecto menos nítido as imagens...assim o filme poderia decolar..mas se ele não cuidar desses detalhes, não sei não, a magia do filme pode ser prejudicada!!



sem avatar André Pinto (29/04/2012 23:05:44)   2 0
Gente, este formato na verdade nem é tão novo. Atualmente nós temos videos espalhados pela internet que mostram filmagens em até 60 frames por segundo. Até em celular e câmera digital você consegue filmar e ver a diferença. Um formato legal que eu acho é o de 720p com 60 fps, acho elegante, mas a fluidez é exatamente de uma novela. Para sentir um pouco do que vai ser o resultado final, é só imaginar O Senhor dos Anéis sendo visto com uma movimentação igual ao de um telejornal ou novela em alta definição.

Assistam a novela Avenida Brasil e comparem ela com as novelas mais antigas. A diferença está ai, o mais curioso é que a TV, agora em alta definição, está tentando se aproximar do cinema, enquanto que o cinema, cada vez mais está querendo se tornar vídeo. estou triste sim, porque me parece algo inevitável. Futuramente só teremos uma escolha, e garanto que nem toda evolução é benéfica.

Porque eliminar um formato que já tem mais de 90 anos, e que té hoje tem embalados cinéfilos de todo o mundo? porque esta necessidade de mudar um formato? porque não deixar os dois formatos conviverem juntos?

Alguém aqui está decepcionado de ter visto Senhor dos Anéis em 24 fps? estragou a experiência?

Aqui em Recife estou simplesmente odiando as exibições 4k em algumas salas. A imagem é horrível, deveria ser muito boa, mas não adianta jogar essas tecnologias sem estrutura e treinamento. Por aqui é cada vez mais raro ter sala que preste. Sou o único da sala de cinema que se levanta pra reclamar de som e imagem. Mais ninguém se preocupa com isso. Pelo menos em Recife os espectadores não ligam pra imagem ruim e som péssimo.

Charles Charles (29/04/2012 23:56:34)   485 0
Com certeza vão fazer os ajustes necessários na pós-produção... confio no PJ... o cara já virou lenda há tempos..

nilton nilton (30/04/2012 01:13:36)   -1923 0
pq as roupas tem que ser envelhicidas? na terra-media elas ja saem de fabrica com 100 anos de idade? huahuahua

Vismael Vismael (30/04/2012 01:55:17)   181 0
Não tô nem um pouco triste com isso, André Pinto.

Há uns 3 anos comprei uma TV de alta definição com 120Hz de frequencia exatamente pra emular os tais quadros a mais e, sinceramente, prefiro filmes assim. Concordo q às vezes o realismo excessivo fica meio estranho (assistir a Thor deixa as roupas dos caras parecendo cosplay de Cavaleiros do Zodíaco), mas hoje em dia todo mundo tem alta definição, não dá mais pra ficar usando uma gravação em 24f pra fazer "parecer filme"

Essa coisa de "modo filme" e "modo vídeo" deve acabar sim.

Scorpio Scorpio (30/04/2012 13:11:06)   -45 -1
"nem toda evolução é benéfica"

esse é o comentário mais estúpido que li por aqui!

Vismael Vismael (02/05/2012 03:02:00)   181 0
Exato Nilton.

Ô Floriano, o filme se passa numa época remota, mas a realidade deles é o presente. Pq um Elfo vai vestir trapos envelhecidos? Alguém aqui quer ver Galadriel com roupas envelhecidas????

Óbvio q as roupas tem q parecer muito novas, oras, é o q estão usando no presente deles!!!!

Shadow Shadow (04/05/2012 11:28:24)   0 -1
André Pinto, esse negócio de levantar no meio do filme pra falar do som e imagem não é ser crítico...

É SER CHATO PRA CACETE!

E tenho dito. "Nem toda evolução é benéfica" ah cara, pelamordeDeus, meu filho! Pense muito antes de falar uma imensa merda dessas haha!


nilton nilton (29/04/2012 18:58:16)   -1923 0
tamanha qualidade de imagem servira apenas para separar os bons contadores de historias com otimos roteiros dos enganadores que atualmente mostram mais sombras do que filmes hoje em dia

go peter jackson


sem avatar André Pinto (30/04/2012 14:02:02)   2 0
amigos, 48 fps não significa melhora de qualidade de imagem. PJ vai usar esse recurso por causa do 3D. Alguém aqui acha o 3D algo obrigatório em um filme?

Vismael Vismael (02/05/2012 03:04:26)   181 0
André, acha q ele vai usar 48 só por causa do 3D? Quem mais filmou assim pelo 3D?

Já temos 3D há uns 4 anos e até onde eu sei, O Hobbit vai ser o primeiro filme q vai ser filmado nesse formato.

Uma coisa vai ajudar a outra, mas não é consequência direta.


Publicidade
Matheus Matheus (29/04/2012 18:23:42)   17 0
Talvez a escolha tecnológica mais acertada até agora tenha sido o IMAX mesmo. Tô muito curioso por esse "excesso de realismo", mas se isso influenciar mal na bilheteria do filme, vai ter sido uma cagada histórica.



Raique Raique (29/04/2012 14:29:56)   3 0
Sendo em 48 quadros por segundo ou não, vai ser o filme do ano. Sem dúvidas.


Floriano Floriano (29/04/2012 14:59:43)   338 0
Raique, já pensou se o Michael Bay resolve fazer um filme dos Transformers nessa modalidade de 48 quadros?
como seriam as sequencias de lutas dos robos ?
aposto que ficariam parecidas com os filmes de changeman e jaspion, com aquelas cores super nitidas, detalhes dos movimentos bem perceptiveis, impressão de lentidão dos movimentos...vai perder muito do realismo dos filmes de ação, por isso acho que esse tecnologia dificilmente irá a frente..pelo menos nos filmes de ação ou muita ação, o que não parece que seja o caso de o hobbit



Raique Raique (30/04/2012 12:49:45)   3 0
Ah, sim, você está certo nessa.

Por se tratar de uma inovação, não tem como negar que dá um certo medo mesmo, ainda mais que isso coloca em jogo o resultado de um dos filmes mais esperados do ano, que é O Hobbit. Enfim, vamos esperar, o jeito é botar fé no Mr. Jackson.


Guilherme Guilherme (29/04/2012 14:26:29)   46 0
Tem um canal aqui que as vezes passa um tal de CyberCops, acho que é esse o nome, é um Power Rangers japones no estilo policial. E pelo que falaram é nesses tais 48 fps, parece uma novela da globo.

É MUITO estranho assistir, muito mesmo!

Se O Hobbit for desse jeito, a principio não vou gostar! Mas talvez, depois, acostume ao estilo "novela" hehe


Prince Prince (29/04/2012 14:41:32)   202 0
"um tal de CyberCops, acho que é esse o nome, é um Power Rangers japones no estilo policial."

Cara!!! tô velho mesmo.

larissa larissa (29/04/2012 15:03:12)   292 0
pqp onde passa Cybercops???
enquanto meus amigos preferiam jiraya e black kamen rider eu sempre preferi cybercops...

Eduardo Pereira (Chefe Sinuca) Eduardo Pereira (Chefe Sinuca) (29/04/2012 23:24:53)   246 0
@Prince.....tirou as palavras da minha boca....agora eu sei como meu primo mais velho se sentiu quando eu disse "Aluguei uma fita de um tal de Nacional Kid".....

Vismael Vismael (30/04/2012 01:58:01)   181 0
Guilherme, CyberCops é estranho pq era filmado com vídeo normal mesmo, não com câmeras de filme - provavelmente rodava mesmo a 60fps. Mas não era estranho por isso, era estranho pq a produção era tosca, barata e mal feita, com efeitos horrorosos e explosões q pareciam q alguém tinha filmado um palito de fósforo aceso, cortado a imagem do fogo e colocado no lugar onde devia ter incêndio de explosão.

OBS: eu adovara, então não estou falando mal.

Vismael Vismael (30/04/2012 02:03:34)   181 0
Ah sim, e não era um Power Rangers japonês. Power Rangers é q é uma cópia mal feita de seriados de esquadrão de super heróis japoneses (sentai). Esse tipo de coisa já existia desde a década de 70 por lá.


sem avatar Luis Fernando (29/04/2012 12:58:16)   -317 0
Naum entendo o pq de tanta reclamação, a evolução tecnológica é sempre brem vinda, vcs preferem ver filmes em tvs tubão ou numa led highdefinition de 80 polegadas?"as imagensestão nitidas demais" ué, eu kero me sentir como se estivese mesmo na terra média, como se tivesse sido filmado na terra média.
Imagina se aqui no Brasil com esses cinemas porcarias poderemos ver em 48 quadros!!!!!!!!!!!



sem avatar Eric (29/04/2012 10:54:16)   19 2
Reclamem a vontade "puristas" e saudosistas, mas "esta tecnologia não vai parar e continuará evoluindo”, para deleite dos amantes do cinema, pois cinema, como tudo na vida tem e precisa evoluir.

Repararam como as opiniões dos "entendidos" são por vezes subjetivas??
Dá prá levar a sério um sujeito que se expressa dessa maneira, imbuído de afetação e animosidade, a cerca de uma vertente da evolução da Sétima Arte: "A má notícia é que os 48 quadros por segundo são tão chocantes que não sei se o público em geral vai gostar"??

Ah!, que vá catar coquinho!!

Não gosta com 48quadros?? Que assista com 24!!
Não gosta de 3D?? Que busque o 2D!
Não gosta do som de 9 canais?? No interior, vc sempre vai achar um cineminha com som monaural!!
Whatever...

O que querem é impor aos outros o seu próprio gosto?? Desejam tirar de nós a bendita da opção?? Se numa TV FullHD vc tem "n" opções, por que o cinema não deveria ter o mesmo?...

Façam fila aqueles que preferem o Youtube de míseros três anos atrás...

Um brinde ao Peter Jackson, ao qual o cinema (e sua evolução) já deve quase tanto quanto se deve ao George Lucas.

O resto é chororô de retrógrado. De ouvinte de discos de vinil a 78 rotações num belo exemplar de... gramophone!!

PS: Hitchcock choraria de vergonha ao ler as declarações desses entendidos...


Fabio Alexandre Fabio Alexandre (29/04/2012 11:39:56)   197 0
Não ha mais como parar Evolução do Cinema.

Para os Puristas existe aquela opção nos Aparelhos de BluRay, Movie Frame - 24p - se não me engano.
Para simular a exata sensação dos 24 quadros do Cinema atual.
Bom para quem não quer evoluir.


marcos marcos (29/04/2012 10:05:42)   32 1
assisto filmes em 180p na tv led 3d 120Hz.o efeito visuale é impactante na primeira vez que assisti.parece que você ganha super visão.ja tô me adaptando.sera que essas tv's roda o video em 48 quadros por segundo?



Narayana (Rodrigo) Narayana (Rodrigo) (29/04/2012 09:56:25)   161 0
Peter Jackson mostrou que tem uma equipe de produtores pra lá de bons. E ele conseguiu fazer com que Senhor dos Anéis mantivesse uma magia como tem nos livros.
É até um filme família por conta da falta de sangue que estamos acostumados ao assistir os primeiros filmes dele.
Mas tudo que é novo causa estranheza, isso é fato. Lembro que muitas pessoas criticavam o Facebook, até chegar em português e agora oq mais se vê é aquelas pragas de Memes.
Quanto ao Hobbit, com certeza ele não irá decepcionar.



Rogério Rogério (29/04/2012 09:29:44)   2 0
Nem com todas as críticas ao novo formato consigo duvidar da capacidade de Peter Jackson. Vou esperar o filme sair para reclamar, ou não.



Diego Francisco Diego Francisco (29/04/2012 08:36:17)   899 0
Eu que não vou reclamar, com certeza vou ver no cinema.


Gilberto Gilberto (29/04/2012 11:25:52)   311 0
Também vou ver, seja em 3d, 48 fps, 24,
Vo ver de qualquer maneira ..


sem avatar Adriano (29/04/2012 07:45:46)   -69 1
Todo mundo quer que o filme seja bom...tem uma legião de fãs que esperam pelo filme..mas uma vez ou outra entra a vaidade do ser humano..no caso do senhor Peter Jackson que acaba de dar um tiro no pé a 48fps.



Publicidade
Maldi♱☯ Kakar☯♱♱☯ Maldi♱☯ Kakar☯♱♱☯ (29/04/2012 06:39:26)   1249 0
SEMPRE ME PERGUNTEI PORQ AS IMAGENS DOS FILMES ERAM DESSE JEITO DIFERENTES DA VIDA REAL. Ñ SABIA Q TINHA HAVER C/ OS 24 FRAMES P/SEG.



Silvio Silvio (29/04/2012 05:07:39)   16 0
Acho que o que os críticos quiseram dizer é que a excessiva realidade numa tela gigante de cinema pode tirar o enlevo do filme.

Eu acho que faz sentido.




sem avatar Marcos Vinicius (29/04/2012 04:08:16)   339 0
Mudança é algo muito bom, melhor que ficar estagnado, mas não necessariamente toda a mudança é boa e cola...

Concordo com Del Toro que precisa de mais tempo para as pessoas se acostumarem e terem opiniões baseadas em experiências mais profundas.

Pra se ter ideia, mesmo hoje, depois da "Revolução 3D" de Avatar eu vivo ouvindo as pessoas falarem que "não enxergam 3D" ou que "causa-lhes dor de cabeça". Se fosse só algumas tudo bem, mas quando uma grande parte da população começa a reclamar... a sorte dos filmes 3D é economicamente viável mesmo nessa situação, então é um modelo que pegou...



sem avatar vagner (29/04/2012 03:08:10)   41 0
Isso é INÉDITO!!! Pela 1ª vez vejo um filme ser criticado negativamente pela sua "Alta Qualidade". Que coisa mais...... sem nexo!!!!!! Bizarro!



Rômulo ,the Joker Rômulo ,the Joker (29/04/2012 02:03:16)   1445 0
Não entendi muito bem ,vai ter a opção de ver o filme da forma normal ou só terão cópias com os tais 48 quadros por segundo?


Gilberto Gilberto (29/04/2012 10:05:52)   311 1
Não é bem opção, os cinemas ainda não tem a tecnologia de passar o filme em 48 fps. Alguns cinemas até lá vão adquirir essa tecnologia, mas no Brasil acho dificil, por isso os cinemas que não vão passar por 48 fps, passa em 24 fps, que é o normal.


Tiago de Lima Castro Tiago de Lima Castro (29/04/2012 00:49:56)   155 0
Interessante que novas tecnologias sempre trazem desafios e a necessidade de adaptar-se a ela. Isso ocorre tanto do lado de quem está assistindo, mas também de toda a equipe que dirige e está realizando o filme.

Vamos esperar para ver, mas acho que vai ser interessante.



Kaos Kaos (29/04/2012 00:39:59)   2470 1
Nesse link tem um vídeo explicativo: http://blog.seagullsfly.com/?p=1193&preview=true (é interessantíssimo). E o Peter Jackson está certo, nos primeiros minutos da pra estranhar mesmo, mas depois acostuma.



Paulo Paulo (28/04/2012 23:56:06)   80 1
esses criticos são uns filhos de umas prostitas mesmo, não tem como agradar esses caras ¬¬.



sem avatar Carlão (28/04/2012 23:45:30)   20 0
Está todo mundo falando: "ah, mal posso esperar pra conferir esse 48pfs", "fiquei curioso, quero assistir isso"

mas se esquecem de que será que os projetores dos cinemas no brasil estão preparados para o 48fps?

caso não, nem adiatam depois reclamar de q não houve diferença, sendo que nem assistiram nesse formato de 48fps de fato, então vamos esperar neh... rs


Raoni Raoni (29/04/2012 00:13:14)   30 0
E você esqueceu que não vivemos mais na idade da pedra e que que de 2012 pra final de 2013 é considerado de bom tamanho pra boa parte das principais cidades terem projetores modernos?

Kaos Kaos (29/04/2012 00:55:30)   2470 0
Certeza @Raoni? isso que é otimismo heim, levando em consideração que em 1997 foi construído a primeira sala em IMAX no Brasil, estamos em 2012 e quantas salas em IMAX temos hoje? E estamos falando de algo que envolve projetor, etc. O 3D mesmo já existe praticamente em todo lugar, mas inclusão dessa tecnologia em todas as cidades e shoppings não foi de um ano para o outro.

sem avatar Marcos Vinicius (29/04/2012 04:03:56)   339 0
E não é só a capacidade de transmissão. O cinema como um todo no Brasil é péssimo. Eu já fui em cinemas na Argentina e no Canadá e eles respeitam bem mais a Sétima Arte. O brasileiro é um povo acomodado, que recebe migalhas e não só fica quieto, como as vezes fica contente com isso. E não falo só de cinema... coisas como internet e venda de produtos eletrônicos estão bem mais avançadas em países que, em termos de ranqueamento por coisas como renda per capita dos habitantes , ou situação econômica geral do país, estão atrás do Brasil. Pagamos caro, e temos uma internet lerda e um cinema capenga.

Coisas como qualidade do áudio, que fica variando e pouco imersivo, como a imagem, que tem muita sujeira e ruído... e olha que eu moro no Rio de Janeiro, que é uma grande capital. Para o interior a coisa só piora. Um dos poucos lugares mais respeitosos é São Paulo, e ainda assim tem seus cinemas problemáticos... fora questões como quantidade de salas... o UCI New York é o maior cinema do Rio de Janeiro e ficou faltando MUITO espaço durante o lançamento dos Vingadores esse final de semana.

Raul Raul (29/04/2012 07:57:07)   1069 -1
Sabe quantas salas em IMAX tem em Fortaleza? Nenhuma. Por aí você tira. E quando fizerem uma aqui, é capaz do ingresso custar 80 conto.

Ser fã de Cinema no Brasil é uma merda. Requer BASTANTE paciência e.. dinheiro. Por isso você conta nos dedos quem assisti filmes regularmente nas telonas.


Rubens Rubens (28/04/2012 22:54:47)   1 0
Eu vou ao cinema hoje, mas não tenho o desejo como antes pelo fato da imagem ser muito inferior a uma TV lcd de 40 polegadas(que tenho)assisto os filmes hd assim os olhos acostumam e por isso o cinema não tem a mesma nitidez e perfeição, então vou querer ver sim está mudança!


sem avatar Manzion (29/04/2012 03:23:40)   2 0
Caro Rubens, essa comparação que vc faz entre a sua tv lcd de 40 polegadas e um projetor de cinema não tem comparação, em primeiro lugar todos os projetores possuem aquele aspecto analogico de imagem que ao meu ver é o melhor, vc vai ver o filme de acordo com a intenção do diretor. Em segundo lugar vc esta certo em relação a nitidez, vc possue uma tv full hd de 40 polegadas portanto as linhas vão ficar muito mais próximas umas das outras, sendo assim vc terá uma maior nitidez em relação a um projetor que projeta uma imagem de 300 polegadas ou mais. Mas com a chegada dos projetores 4k no Brasil acredito que a diferença de nitidez será muito menor. Eu possuo um home dedicado em casa e uso um projetor full hd da jvc e não troco ele por nenhuma tv top de linha da sony, samsung ou plasma da panasonic, a imagem dos projetores continua sendo a melhor na minha opinião pois ela possue aquele aspecto analogico que vemos no cinema, enquanto as novas tvs de led e plasma tem aquela imagem extramente digital que mais lembra gráfico de videogame do que imagem de cinema. Lembrando que isso tem a ver com a minha opinião. Valeu!


Publicidade
Vini Vini (28/04/2012 22:29:27)   134 0
Nem uma noticia já me deixou com tanto medo quanto essa, sou grande fã de super-heróis, mas estou com mais ansiedade de ver o Hobbit do que todos os outros filmes desse ano, espero mesmo que a experiencia não seja prejudicada.



Victor Victor (28/04/2012 22:28:57)   9 0
Só assistindo pra entender mesmo o que ocorre. Mas até onde entendi é algo bem próximo de uma boa tv de alta definição com blu-ray. Parece algo filmado em formato de tv. A primeira vez que vi algo assim foi o Senhos dos Anéis. A principio pensei q era parte do behind the scenes. Mas ao entrar as criaturas fantasticas em cena percebi q era o filme. No começo estranhei. Mas depois vi que era muito mais incrível e imersivo assistir assim!
Espero que essas reclamações não impeçam que esse formato se propague.



Lucas Lucas (28/04/2012 22:15:04)   5473 0
Concordo com ele, acho que ele sabe muito bem o que faz, e aliás, não se pode julgar um filme por míseros 10 minutos.

Estou ansioso para ver como vai ficar, acho que será sensacional.



Raul Raul (28/04/2012 21:52:46)   1069 -1
Como falaram aí em baixo, só vou ter uma opinião formada depois de assistir. Até lá, só posso torcer para o melhor. Mas claro, DIFERENTE NÃO SIGNIFICA RUIM!



larissa larissa (28/04/2012 21:30:55)   292 0
só vou ter opinião formada depois de ver.


Acho que PJ não teria levado adiante o projeto de fazer nesse formato se tivesse ficado ruim.
enfim, conclusões só depois de dezembro...



Romualdo Romualdo (28/04/2012 21:17:33)   1617 3
Ainda acho que o cara sabe o que tá falando e volta a perguntar se aqui no Rio, nós vamos poder ter a experiência dos 49 frames. Um Jogos Vorazes nesse formato seria muito interessante... já que tem esse aspecto televisivo que tão dizendo.



Zack Blazer Zack Blazer (28/04/2012 21:08:58)   227 2
Bando de criticos otarios foram vocês que levaram mais de 11 oscars ? se o peter fez em 48 é porque pe bom e que argumentozinho juvenil é esse de ficava muito realista e mimimi ! LIXO X LIXO ! DEU ate raiva e que venha o Peter com seus hobbits em 3D e em 48 quadros ! malditos !!



Xandão Xandão (28/04/2012 20:59:33)   133 1
O cinema com seus altos e baixos, continuará em constante evolução.
E que essa evolução se aplique não apenas na parte técnica, mas também na narrativa.
Essa é a magia do cinema, tornar possível nossas maiores utopias.
Vida longa à Sétima Arte!



sem avatar André Pinto (28/04/2012 20:56:46)   2 -1
Querem saber como vai ser a aparência do filme? a mesma de uma novela da globo de antigamente. Pode ter o melhor figurino, o melhor cenário, a melhor maquiagem do mundo, mas vai ficar parecendo com um especial de tv.

O curioso é que as novelas da globo abandonaram por completo o estilo de novela, estão sendo todas rodadas em 24 fps, e dá para notar a diferença de estilo e textura. A novela das nove agora parece um filme, e não novela, e as cenas de ação parecem mais realistas agora, e no cinema existe esta contradição.

o que estou querendo dizer é que filme é filme e video é video. No filme, 24 fps dá credibilidade à cena, e ao mesmo tempo fornece uma certa atmosfera de sonho e lirismo que diferencia o formato do estilo de video. A granulação, que era algo legal no cinema (película), está acabando, agora é o fps que vai pro saco...


Floriano Floriano (28/04/2012 22:42:45)   338 -1
André, acho que vc tem toda a razão: o filme pode ficar com jeitão de novela e perder o dinamismoe rapidez de filme de cinema com seus contrastes e imagens difusas que causam o efeito que nos estamos acostumados desde sempre...o Peter resolveu inovar mas por vontade propria... Ninguem estava reclamando da projeção em 24 quadros.. por isso acho que não vai pegar essa onda...!!

Eu tb reparei como as novelas estão mudando: a qualidade da exibição melhorou em muito fazendo com que um amigo meu que não curte muito novela ficasse ligado e comentasse as mudanças; o dinamismo e a rapidez das cenas lembram um filme, as cenas policiais são iguais aos filmes que vemos na tv e cinema....aí o cara chega e resolve inverter as coisas no cinema sem testar com nenhum grupo/teste de expectadores e acaba se dando mal...algo assim deveria ser muito bem planejado e testado durante anos e não jogado na nossa cara de repente..pelo que eu já vi, não vai prestar!!


Raoni Raoni (28/04/2012 23:17:17)   30 1
Floriano! OI???

"As novelas estão mudando...o dinamismo e a rapidez das cenas lembram um filme, as cenas policiais são iguais aos filmes que vemos na tv e cinema"

Que?An?Cuma? Velocidade e Dinamismo é 48 fps e não 24 fps!!! :Nuts:

Quanto a pegar ou não, você precisa ler mais sobre a historia do cinema e que comentários comos os seus foram feitos na chegada do cinema falado, chegada do cinema colorido, cinema 3D...leia a historia do cinema e construa opniões melhores.




Diogo Diogo (28/04/2012 20:54:29)   17 0
Se PJ falou tá falado! O negócio é bom e ponto! Só o fato de suavizar e melhorar a experiência 3D, q é algo q ainda incomoda algumas pessoas, já é válido. Como o filme é um dos melhores que eu ainda não vimos, sairemos todos no lucro.



Publicidade
sem avatar Foxsipher (28/04/2012 20:50:48)   53 0
Não quero assistir a um grandioso filme e ter a sensação de estar vendo um capítulo de uma novela da Globo. Volte aos 24 frames, please.


Raoni Raoni (28/04/2012 21:28:50)   30 2
Se o filme é grandioso não tem porque temer, nunca vi novela grandiosa.:D


Bilbo Bilbo (28/04/2012 19:28:08)   62 1
Espero que o filme não seja convertido pra 24fps, quero ter a oportunidade de ver o filme da forma como foi imaginado pelo P. Jackson.


Victor Victor (28/04/2012 19:55:14)   266 0
Pelo jeito que ele disse, vão manter.


Six flags Magic Mountain Fiesta Texas AstroWorld Elitch Gardens Six flags Magic Mountain ... (28/04/2012 19:22:55)   56 1
OS MAIAS ESTAVAM CERTOS.

O final de 2012 vai marcar o fim de uma era e o começo de outra.


O calendário Maia realmente incrivelmente preciso.



Noctis Noctis (28/04/2012 19:19:34)   532 0
só vamos saber se é bom mesmo quando o filme estrear!!!! e é uma pena nem todos os cinemas estarem preparados ainda!! e se
atualizarem os projetores com certeza vão aumentar o preço!!!!



Igor Igor (28/04/2012 18:47:02)   239 0
Eu queria assistir um trailer com 48 frames por segundo, sei que eu iria gostar.



Kaos Kaos (27/04/2012 18:03:26)   2470 1
Pessoal, encontrei esse vídeo: http://blog.seagullsfly.com/?p=1193&preview=true é bem interessante, pois fizeram baseado nas críticas do Hobbit. Assim todos podem ver as diferenças, claro que isso não se aplica de forma generalizada, claro que esse filme vai ser foda de qualquer jeito... mas pra entender a tecnologia, esse vídeo é bem recomendável.


Ricardo Maciel Ricardo Maciel (28/04/2012 18:38:57)   50 1
eu vi esse vídeo man!! xD sinceramente?! acho que vai ser perfeito, desejo muita sorte pro Jackson xD

Heineken Heineken (28/04/2012 19:19:17)   243 0
Para assistir algo em 48fps é preciso ter o Hardware correto.

Não adianta entrar no site se você não possui uma placa de video compatível e um monitor que o faça (99% dos monitores não tem essa taxa de atualização).




Kaos Kaos (29/04/2012 00:37:43)   2470 0
Vídeo não funciona igual a game @heineken... um vídeo de 48fps não exige máquina boa e qualquer monitor roda isso. No vídeo explicativo que postei mostra como isso funciona.


sem avatar Frederico (26/04/2012 15:58:27)   440 0
É por esse motivo que ainda não comprei uma TV de LED. A imagem de película dos filmes desaparece e fica com aspecto de programa de TV ao vivo. Ainda não consegui me adaptar.


Ciro Ciro (26/04/2012 19:27:56)   41 2
Experimente assistir o BluRay de Game of Thrones em uma tela LED full HD e vc mudará de opinião rapidinho!

sem avatar George (26/04/2012 19:30:57)   12 1
Frederico, isso é alguma opção da sua televisão, que pode ser desligada. Geralmente tem algum nome estúpido como "RealMotion", "NaturalFlow", algo do tipo. Dá uma olhadinha no menu da sua TV, na parte de vídeo, que você acha. Não acho que isso tem a ver com a frequência dos quadros, acho que é um algoritmo que consegue duplicar os quadros separados e simular uma frequência maior.

Tem muita TV recém-vendida que vem com essa opção ligada como padrão e o pessoal não sabe nem que dá para desligar, acham que é porque o vídeo é em alta definição. Dá uma olhadinha que você consegue.

Igor Igor (28/04/2012 18:44:45)   239 1
Não entendo, por que tem gente que prefere a imagem de película do que a alta definição? Quando vou ao cinema, o que me incomoda é aqueles borrões na tela que me enche a paciência. Você deveria mesmo de acostumar com as novas tecnologias, por que parar no tempo, não dá.


The Dark Knight The Dark Knight (26/04/2012 14:03:46)   153 0
Só vou dizer uma coisa: confiem no mestre peter jackson. Quando esse épico for lançado e os pequenos problemas forem corrigidos com os ajustes de cores todo mundo vai elogiar. Podem anotar.



RODRIGO RODRIGO (26/04/2012 11:22:17)   -27 -1
Gente esse filme vai ser maravilhoso!!!!!!!!!!!!!vcs imaginam O HOBBIT em 48 quadros por segundo?vai ser fantastico e com o 3D do CAMERON juntos vai ficar surreal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!voces nao confiam nos 2 maiores magos do cinema JACKSON e CAMERON?????????????



sem avatar Glaucio (26/04/2012 10:54:23)   0 0
PJ é renomado, tem olhos e não é retardado. Ele não destruiria anos de carreira bem sucedida se achasse que isso não vai valer a pena. Tô começando achar é que nego não quer gastar milhões pra converter as salas de projeção...




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.