O Hobbit - A Desolação de Smaug | Crítica

Tom da trilogia fica mais sombrio na metade, mas compensa falta de humor com ação

Érico Borgo
08 de Dezembro de 2013

O Hobbit - A Desolação de Smaug

O Hobbit - A Desolação de Smaug

The Hobbit - The Desolation of Smaug
Nova Zelândia , 2013 - 161 min.
Fantasia

Direção:
Peter Jackson

Roteiro:
Peter Jackson, Philippa Boyens, Fran Walsh, Guillermo del Toro

Elenco:
Martin Freeman, Ian McKellen, Richard Armitage, Luke Evans, Stephen Fry, Benedict Cumberbatch, James Nesbitt, Adam Brown, Aidan Turner, Dean O'Gorman, Graham McTavish, John Callen, Stephen Hunter, Mark Hadlow, Manu Bennett, Peter Hambleton, Ken Stott, Jed Brophy, William Kircher, Jeffrey Thomas, Mike Mizrahi, Sylvester McCoy, Lee Pace, Barry Humphries

Excelente
O Hobbit - A Desolação de Smaug
O Hobbit - A Desolação de Smaug
O Hobbit - A Desolação de Smaug

O Hobbit  - A Desolação de Smaug tem duas diferenças fundamentais em relação a seu antecessor. A primeira é o foco em um tema. A segunda é a ação extremamente bem contextualizada.

O tema em questão é a ganância. Basicamente, todos os personagens de O Hobbit enfrentam o desejo pela obtenção de algo e precisam lidar com esse sentimento. Todos têm o potencial de se transformar nos grandes antagonistas do filme, o dragão Smaug (Benedict Cumberbatch), o Mestre da Cidade do Lago (Stephen Fry) ou o Necromante (também Cumberbatch). Bilbo começa a lidar com a nefasta influência do anel que obteve de Gollum, os anões - em especial Thorin (Richard Armitage) - enfrentam a ânsia pelo ouro e até Legolas (Orlando Bloom) cobiça a elfa que não pode ter.

Dessa forma, este segundo O Hobbit é muito mais sombrio e adulto que o primeiro e divertido filme. Qualquer comparação com o Império Contra-Ataca não é exagero, já que o arco pelo qual passam os personagens é bastante parecido - e o final (ou a ausência dele) igualmente agonizante.

Para quebrar o tom melancólico, Peter Jackson emprega empolgantes cenas de ação, sem muito espaço para o humor. As batalhas são de uma fluidez sem igual, com dezenas de coisas acontecendo em tela e tudo absolutamente bem isolado. É possível acompanhar os acontecimentos sem problemas. Os anões funcionam como uma unidade de combate cuja eficiência letal é mascarada pelas formas divertidas. Enquanto isso, os elfos parecem saídos de um anime, dada a sua elegância e velocidade. Contra todos, orcs destilam ferocidade. A sequência em que as três facções engalfinham-se na descida do rio é memorável.

Para tanto, Peter Jackson e as roteiristas Fran Walsh e Philippa Boyens tomam mais uma grande dose de liberdade poética sobre a obra de J.R.R. Tolkien. A elfa criada especificamente para o filme, Tauriel (Evangeline Lilly) é uma Arwen mais selvagem, enquanto os humanos da Cidade do Lago ganham espaço e desenvolvimento que não existe no livro. O arqueiro Bard (Luke Evans) vira uma espécie de revolucionário contra a opressão do Mestre da Cidade e seus asseclas e até o orc Azog, apresentado no primeiro filme, ganha relevância nos segmentos que exploram os posfácios de O Senhor dos Anéis, com a missão de Gandalf (Ian McKellen) em busca da verdade sobre o Necromante.

Se há algo negativo em O Hobbit - A Desolação de Smaug é o didatismo. Personagens diversos referem-se ao anel de Bilbo como "o Precioso", para deixar claro sua possibilidade de derrocada ao "lado negro". Os mesmos explicam inúmeras vezes que o ouro dos anões, hoje de posse do dragão, é capaz de transformar a índole de qualquer um. Ou seja, não cabe ao público apreciar as mudanças... todos os personagens as explicam o tempo todo.

Nada disso é de grande relevância, porém, quando surge o mais belo dragão já criado nas telas. Smaug, o Magnífico, enche os olhos e move-se com peso e ameaça (sem falar no vozeirão de Cumberbatch), em um cenário absurdamente bem trabalhado. Todo o clímax em Erebor, a montanha dos anões, é espetacular - e seria perfeito não fosse a interrupção indesejada do filme, que continua apenas em 2014, com O Hobbit - Lá e de Volta Outra Vez. Se serve como prêmio de consolação, ao menos o último filme promete a maior batalha já vista no cinema. Até lá, só nos resta avaliar este segmento inacabado, apostando no desfecho à altura do que foi criado até aqui.

Leia mais sobre O Hobbit - A Desolação de Smaug



Comentários (484)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Sérgio (05/06/2014 17:09:20)   4 0
Sugiro também a seguinte crítica, para quem não gostou do filme:

http://cinematographecinemafilmes.wordpress.com/2013/12/16/o-hobbit-a-desolacao-de-smaug-2013/

Abraço



sem avatar Andrew (23/04/2014 17:13:01)   27 1
Confesso que quando fui ver no cinema, eu tinha gostado do filme, mas nao tanto assim, tinha apenas achado ele bom, mas eu acho que havia achado isso porque o cinema que eu havia visto estava horrivel, o som e a imagem da tela estavam ruins, e isso fazia perder um pouco a graça do filme, principalmente nas cenas de ação.

Mas agora que eu comprei o filme em blu-ray, e vi com o bom som da minha TV, eu adorei o filme, sei la acho que consegui enxergar melhor a qualidade, dos efeitos, dos cenarios, e das cenas de ação, de qualquer forma achei o filme otimo, e daria sim 5 ovos ( mas isso na minha opinião )


sem avatar Los PyrraTa filmes & Games (24/04/2014 19:41:38)   0 1
Da pra se baixar em bluray 720p ou 1080p aqui http://lospyrrata.blogspot.com.br/

Ou Assistir online dublado nesse link http://lospyrrata1080p.blogspot.com.br/2014/03/o-hobbit-desolacao-de-smaug-2013-hobbit.html

RABUGENTO RABUGENTO (21/05/2014 13:37:50)   37 1
Eu assisti recentemente o filme...gostei tanto que assisti 3 vezes.
É uma obra prima ! Roteiro bem amarrado, Atores muito bem ensaiados e encorpados em seus papéis , Cenas de ação perfeitas, trilha sonora e som impecáveis !! Além do que entretenimento puro !!!
Merece 5 ovos facilmente !!!



Cezar Cezar (21/03/2014 16:04:56)   303 0
Filme muito bom sem mais , pena que eu só vim assistir agora mais de resto tudo bem kkkkkk

Só uma pergunta , que povo era aquele que mora no lago ?


sem avatar Los PyrraTa filmes & Games (24/04/2014 19:41:56)   0 0
Da pra se baixar em bluray 720p ou 1080p aqui http://lospyrrata.blogspot.com.br/

Ou Assistir online dublado nesse link http://lospyrrata1080p.blogspot.com.br/2014/03/o-hobbit-desolacao-de-smaug-2013-hobbit.html


sem avatar vinicius (12/03/2014 14:39:38)   -2 -2
Pior adaptação de livro que eu já vi na minha vida!

Filme quase não teve foco. O pior é que adicionaram cenas e personagens novos ( como a Tauriel, personagem totalmente inventada ) de um jeito que ficou muito na cara que o filme ficou forçado.

Alguns personagens adicionais pode ser até aceitáveis como Legolas. Na Sociedade do Anel, mostra-se que Legolas é filho Thrandui. Mesmo não aparecendo no livro, ficou interessante sua participação no filme.

O romance ridiculamente forçado de uma Elfa com um Anão foi uma das coisas mais ridículas do filme. Já é difícil um Elfo ter uma relacionamento amigável com outra raça, seja amorosamente ou apenas amigavelmente, pior com a raça dos Anões onde se encontra total desprezo.

Ainda tem a cena de Beor. O jeito que se encontraram fez com que a cena de Beor fosse totalmente desprezada e ignorada pelos fãs, sendo que no livro Gandalf mostra sua enorme sabedoria ao convencer Boer a dar abrigo para os Anões em sua casa e emprestar seus pôneis.

Sem dúvidas, pior adaptação de todas! Saudades da época de LOTR... Peter Jackson parou por aí mesmo.


Issao Issao (31/03/2014 09:17:49)   168 0
Concordo plenamente. A sensação foi muito ruim, não via a hora de acabar. Na minha opinião, nem foi uma adaptação. É como se tivessem rasgado a obra de Tolkien e escrito uma merda qualquer.

Nem mesmo as questões básicas da obra original foram mantidas.

5 estrelas é um absurdo. To começando a achar que o Erico Borgo não tem nada de nerd, é poser.


Luis Luis (20/01/2014 13:32:01)   153 1
Ao meu ver, o filme vai bem até o momento em que encontram o Bard, logo após a "luta nos barris", a qual, achei meio exagerada e demasiadamente cômica.

Depois desse momento a qualidade, principalmente de roteiro, cai muito. Me pareceu meio preguiçosa algumas explicações/resoluções para certos problemas.
O motivo da perseguição por parte do Mestre da Cidade para com Bard não convence. A batalha na cidade e a relação da Elfa com o Anão sem nexo, e quando eu olhava para o visual, de alguns personagens (principalmente do Mestre do Lago) e pensava que aquilo estava acontecendo dentro da Terra Média me queimava a alma.

Na parte final, não deu para entender, como conseguiram fazer o Smaug parecer tão burro, com aquele pega-pega dentro do palácio. E aquela estátua de ouro gigante não faz o mínimo sentido,eles podiam lutar, fugir, ou se esconder, mas não, "vamos fazer um estátua de ouro gigante e derrubar em cima dele", no melhor estilo Disney, a pior resolução possível para uma batalha contra um dragão. Onde estavam com a cabeça?!

Nem precisavam fazer essa batalha, podia ser como no livro, o Smaug vai direto pra cidade do Lago, e nesse tempo os anões tomavam conta da Cidade/Fortaleza, e deixava a guerra e a resolução do Necromante para o final, sei lá, mas não podiam fazer aquele coisa escrota com os anões vs. Smaug.

Apesar de tudo isso, o filme também possui méritos. Gostei muito da adaptação da Floresta Negra, o o filme esta visualmente impecável, as cenas de ação (menos a última) estão legais.

Enfim, no mais é um bom filme, até porque o livro em si, diferente de SDA, não é um épico, logo, não tem como adaptá-lo dessa maneira.
Mas de qualquer modo, não consigo imaginar essa aventura se passando na Terra Média.



Ronny Ronny (08/01/2014 20:51:39)   114 -1
alguem postou antes,nem sabia q existia essa versao em desenho animado do O HOBBIT
https://www.youtube.com/watch?v=rWVeZx2IP30


sem avatar Los PyrraTa filmes & Games (24/04/2014 19:42:28)   0 0
Da pra se baixar em bluray 720p ou 1080p aqui http://lospyrrata.blogspot.com.br/

Ou Assistir online dublado nesse link http://lospyrrata1080p.blogspot.com.br/2014/03/o-hobbit-desolacao-de-smaug-2013-hobbit.html


Ronny Ronny (08/01/2014 20:37:25)   114 2
so agora vi o filme, tecnica lindo ,as cenas com o dragao ,maravilhosas,mas estranhamente nada para se dizer "ohhhh".

nesse ficou a sensaçao q esticaram demais,teve uns momentos que faltei cochilar.

Como citado antes,o senhor dos aneis era evidentemente mais serio e profundo, tinha um tom mais medieval,mas to achando O HOBBIT mais divertido.


sem avatar Carlos (08/01/2014 21:09:33)   25 0
Ronny,

você escreveu a mesma (quase no caso, rs.) coisa que eu. O filme, em determinado momento cansa (para mim, foi na cidade do Lago), nada que torne o filme ruim, é um bom filme e paga a diversão.

Sobre as cenas na caverna e com o Dragão foram de fato muito boas, espetaculares.


sem avatar Carlos (04/01/2014 11:18:48)   25 0
Tive a oportunidade de assistir ao filme. Posso dizer que gostei. Apesar de sentir-me cansado em determinadas passagens. De modo especial na Cidade do Lago. Nada que torne o filme ruim, longe disso, mas indica que Peter poderia ter suprimido determinados diálogos.

Devo destacar que o encontro de Bilbo e Smaug foi, de fato, brilhante,sendo todas as cenas de luta contra o Dragão muito divertidas.

Por fim, destaco também a interessante relação da cobiça pelo ouro.



Silver Surfer Silver Surfer (03/01/2014 00:38:53)   169 0
Cansei de passar raiva vendo os filmes do SdA, enquanto todo mundo idolatrava a trilogia! Para aqueles que não gostaram do filme, sugiro que façam como eu: desliguem as áreas do cérebro responsáveis pela memória e pelo senso crítico. Vão se divertir pra caramba vendo o filme, assim como eu! Nem liguei pro lance do Kili e da Tauriel.
Tá bom, vai... Só um pouco!



sem avatar Pablo Lisandro (02/01/2014 10:49:07)   163 0
Agora sim o que vier da família Tolkien a respeito dessa adaptação de O Hobbit eu concordarei plenamente. :)



Publicidade
sem avatar Marcio (01/01/2014 20:22:42)   0 3
É um bom filme, mas não concordo com a sua "excelência" em ovos. Eu reli o livro, dias antes, pra relembrar um pouco a história. A segunda parte da trilogia Hobbit,omite importantes acontecimentos do livro, até ai, OK! é necessário enxugar as cenas para caber em 2:30. Mas, o pior é que certas passagens não são fiéis ao proposto por Tolkien,Ex. Depois da cena das aranhas, todos os anões são salvos e presos juntos por Elfos. No livro, Thórin, é preso antes, o que gera uma certa preocupação entre os anões de não saberem o paradeiro de seu líder. O filme deturpou essa passagem tensa do livro. No livro,apesar de belíssima e divertida, não há luta entre Elfos e anões durante os "barris soltos", Os Elfos só percebem que os anões fugiram, quando já estão na cidade do lago.O filme omitiu uma importante passagem do livro em que Bombur cai no lago negro e é enfeitiçado, permanecendo adormecido com um sorriso nos lábios,durante boa parte da viagem. É uma cena engraçada e fundamental, pois reavalia o papel de cada anão durante a jornada, resolveram trocar por Kili sendo atingido por uma flecha e sendo cuidado por uma Elfa inexistente no livro. Tudo bem, é uma personagem que poderia existir no mundo da Terra Média, mas criaram um romance "Romeu e Julieta" que fere a regra fundamental de Tolkien que é: Anões odeiam Elfos.E pelo que me lembro, As cenas de Beorn são muito rápidas, merecia alguns minutos a mais. Fora isso é um grande filme, daria 4 ovos, foi um grande acerto ampliar a importância de Bard, e discordo de quem acha que o filme termina de repente. Claro que dois filmes de 3 horas, seriam o ideal para fazer jus a obra de Tolkien, mas "A desolação de Smaug" termina no momento certo para o Gran Finale.


Diogo Diogo (02/01/2014 11:58:00)   1 0
Concordo plenamente contigo, muitas cenas são diferentes das vistas no livro; por exemplo quando chegam na cidade do lago e Thorin anuncia que ele é filho de Thráin e neto de Thrór as pessoas entram em choque e o mostre da cidade fica entre acreditar ou não neles, os anões são bajulados pelos cidadãos com comida e roupas novas e quando partem para a montanha vão com remadores e e guias para indicarem o caminho, kili e fili e chegando na montanha solitária eles ficam vários dias procurando uma forma de subir a montanha e isso causa uma grande angustia a todos, depois disso ficam dias para achar a entrada secreta, mas está otimo como em senhor dos anéis muita coisa tem que ser modificada para o contexto do filme.
O final do filme está corretissimo como termina para o gran finale como você disse!


G. brucew G. brucew (31/12/2013 23:21:41)   1419 -2
Só pergunto uma coisa no meio de tão belíssimo filme, por que eles não pintam as sobrancelhas dos elfos de loiro também??? É muito estranho aquelas cabeleiras loiras com uma baita de uma sobrancelha negra!!!



Andrey Andrey (31/12/2013 10:36:08)   302 -1
Só consegui assistir ontem, mais valeu a pena, muito bom, o primeiro eu gostei bastante, mais esse foi melhor.
Agora o problema é esperar um ano pra assistir a conclusão da trilogia.



sem avatar Tayso (30/12/2013 22:26:58)   0 -1
Pessoal, o cara que aparece em primeiro plano na sequência de abertura do filme, antes da câmera entrar na taverna, comendo uma coxa de ave parece o Peter Jackson, alguém percebeu?


Diogo Diogo (02/01/2014 11:42:59)   1 -2
Realmente era o Peter Jackson, notei de primeira kkkk.


David David (30/12/2013 21:58:32)   500 -2
Gostei muito do filme! Melhor que o primeiro.

5 ovos merecidos!



Diogo Diogo (30/12/2013 11:00:21)   1 -1
Realmente gostei muito da Desolação de Smaug, curto muito o trabalho de Peter Jackson e achei legal a maneira que conduziu o filme, logico que é necessário estender pra aumentar a arrecadação todo mundo sabe, mas é fácil ver as 2h45min de filme tranquilo, muitas cenas não existem no livro do Hobbit como em Senhor dos Anéis mas são necessárias para dar um ar renovado "minha opnião".
Não me prendo ao passado e não acho que nenhuma adaptação tem que seguir ao pé da letra, li o livro a 20 anos atrás e a uns meses novamente pra relembrar e achei fantástico.

Cena legal do dialogo de Legolas com Gloin:

-Légolas: De quem são essas fotos?
-Gloin : Minhas!
-Legolas: Quem é esse anão, seu irmão?
-Gloin : Minha Mulher!
-Legolas: E essa criatura horrível?
-Gloin : Meu filho, Guimli!



Pi Pi (29/12/2013 12:16:24)   -3 -1
Como esse filme pode ser definido como excelente??? No máximo regular/bom. O crítico recebeu alguns ingressos pra família???

O filme tinha tudo pra ser bom se não fosse a manobra do estúdio pra faturar alguns milhões a mais. Concordo que uma produção dessas é cara e o lucro é necessário, mas é inegável que o resultado dos dois primeiros capítulos são medianos e talvez possam ser salvos pela parte 3. Falando nisso, que "final" foi aquele!? Foi pra garantir que estaremos lá daqui um ano????



Anderson Anderson (29/12/2013 01:50:29)   430 -1
Falam da duração. Mas quando sair DVD com setecentas horas a mais, vai esgotar as vendas..2

jktu



sem avatar Dakkon (27/12/2013 22:21:28)   -1 -1
Nossa!
O Omelete está comprometido com o filme? Elogia só por que acompanhou a produção?

Mesmo esquecendo que existe um livro que inspira o filme, a obra tem tantas falhas de roteiro e problemas nas motivações dos personagens que a crítica parece ter sido feita por um leigo.

Valia uma nova resenha.


Pi Pi (29/12/2013 11:45:53)   -3 -2
Concordo com você. Isso é a prova que "críticos" podem ser comprados. Escrever que um filme desses é excelente comprova que basta um passe livre no estúdio pra qualquer filme ser considerado ótimo. 47 Ronin é candidato ao Framboesa de Ouro, se alguém do Omelete visitou o Set, podemos considerá-lo entre os finalista do Oscar????

Por essas e outras, decido assistir a um filme, pelo meu feeling e não pela opinião de terceiros.


entouces entouces (27/12/2013 14:43:15)   27 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Publicidade
Luh Luh (26/12/2013 17:11:43)   -10 0
5 OVOSOS

AMO

VOU ASSISTIR FELIZ *-*



sem avatar Sérgio (26/12/2013 16:42:42)   4 0
Sugiro também a seguinte crítica, para quem não gostou do filme:

http://cinematographecinemafilmes.wordpress.com/2013/12/16/o-hobbit-a-desolacao-de-smaug-2013/

Abraço



Victor Victor (26/12/2013 13:06:19)   253 -1
Pior filme do Peter Jackson, na minha opinião.


Anderson Anderson (29/12/2013 01:35:54)   430 -2
Não, aquele que a guria morreu e ficou vendo com fantasma é pior.


sem avatar Rafael (26/12/2013 11:10:11)   3 4
De fato, acho que não vi o mesmo filme que o Érico Borgo.
Péssimo roteiro, péssima trilha sonora, incoerências sem fim, acréscimos desnecessários à trama do livro, muito CGI artificial.
Só vale o ingresso pelas cenas de ação, cenários e o espetáculo visual em 3D.

Peter Jackson trilhando o mesmo caminho de George Lucas: primeiro faz uma obra-prima épica perfeita em todos os sentidos, depois surta com o estado da arte da tecnologia e estraga uma mitologia soberba.
Porque Del Toro saiu do projeto??? shit


sem avatar Jackson (27/12/2013 15:57:58)   182 -1
Pelo menos ele aprendeu(e muito bem) a utilizar o 3D. =P


sem avatar Thobias (25/12/2013 10:47:54)   9 -1
O filme está bom, concordo com os demais: as cenas da floresta negra, dos barris, da entrada na montanha e do dragão são as melhores. E sabem porquê todos pensam assim? Porque tem o Bilbo o personagem mote desta desnecessária trilogia (2 filmes seriam ótimos). Eu li O Hobbit e acho que, sinceramente, este filme prejudicou o objetivo final que era contar a história antes do SdA. Ao invés de trabalharem mais a relação Bilbo com o Um Anel,Bilbo em relação as mudanças de temperamento de Thorin, Gandalf com Sauron.
Coisas desnecessárias deste filme: relação Killi com Tauriel, luta de Legolas com Orcs na lake town, foco demais em Bard. Se o próximo filme for desse nível infelizmente o PJ vai ter estragado adaptação de uma das melhores obras literárias infanto - juvenis de todos os tempos.

OBS: aplausos para o cara que comentou sobre o ouro aquecido/derretido em cima do dragão. Coisa de burro mesmo. Nota que no livro isso não acontece.



Samael Samael (24/12/2013 11:33:58)   65 0
Ok, acho que não é necessário cuidado com SPOILERS aqui, em todo caso: meu comentário contém SPOILERS!

De um modo geral, gostei do filme, mas me irrita essa mania atual de Hollywood de esticar a massa até o ponto de ruptura, transformando todo blockbuster em trilogia ou algo mais longo do que deveria ser. Jogos Vorazes, por exemplo, que é uma trilogia, mas vai ter QUATRO filmes. Obviamente, a intenção primordial não é contar bem a estória, mas sim faturar mais com ela, não importando o quanto de enchimento de linguiça será necessário colocar no meio da trama.

O Hobbit, claramente, não tinha enredo para ser uma trilogia. Poderiam ter feito no máximo em duas partes muito bem contadas e olhe lá. Eu preferiria que tivessem feito apenas um filme do Hobbit, obra mais infantil do Tolkien, e que deixassem uma nova trilogia para a adaptação do Silmarillion (que, alias, pelo caráter bíblico, poderia render uma série de filmes "únicos", com começo e fim, mas encaixados numa trama geral maior).

Agora, sobre o roteiro, tem algo no final que me fez ficar com vergonha alheia. Como é que os anões tentam matar um dragão jogando algo muito quente em cima dele? GENTE! TENTARAM MATAR UM DRAGÃO COM CALOR! Que foi isso? Tentaram matar o Smaug de tanto rir?

Eu já me decidi: vou torcer pelo Smaug na final da trilogia. A Terra-Média não merece ficar na mão dos idiotas!



sem avatar Kenji (23/12/2013 21:51:19)   -1 -1
De uma maneira geral, gostei de como o filme foi apresentado. A história não será tão emocionante como no SDA, pois o próprio livro não o é. O aspecto mais negativo de ambos os filmes foram alguns personagens excessivamente caricatos, como alguns anões que não parecem combinar com o cenário. Achei interessante o "romance" entre a elfa e entre Kili (que não se parece em NADA com um anão). Pra aqueles que acharam essa sub-trama um absurdo, vale lembrar que Gimli também possuía uma admiração especial por Galadriel



sem avatar Lucio (22/12/2013 14:25:37)   -2 -2
Se o dragao Smaug tivesse sido apresentado como um ser mais estranho,obscuro,e que nao falasse o filme teria outro tom...Seria mais ou menos como foi com o Balrog...
Seria outra coisa...transmitiria medo, tensão...Acho que isso poderia ter sido passado ao cinema.
Mas preferiram algo mais fantasioso,infantil...


Rodolfo Rodolfo (22/12/2013 22:55:38)   351 -2
Nos livros do Tolkien todos os seres selvagens fantasiosos (como dragões) ou reais (como águias), têm seus próprios dialetos e alguns conseguem falar na língua comum, que para nós é o inglês.

Na trilogia O Senhor dos Anéis há várias passagens nos livros em que os personagens conversam com animais mas que o diretor, Peter Jackson, optou por cortar isso dos filmes devido ao tempo que era muito apertado para colocar animais falantes nos longas sendo exatamente o inverso que ocorre na trilogia O Hobbit que para começar é apenas um livro e pequeno de menos de 300 páginas, além de claramente ter uma pegada mais infantil.

sem avatar Miss Scarlett (23/12/2013 12:22:30)   387 -2
O barato do Smaug é justamente ele ter "personalidade", a conversa dele com o Bilbo é muito interessante e muito melhor do que aparecer apenas como uma fera irracional só tacando fogo em tudo. E Smaug é cruel, mas ele tbm é curioso e vaidoso, os elogios e a conversa do Bilbo acabam interessando a ele.

sem avatar Lucio (23/12/2013 13:58:35)   -2 0
Sim.Sabemos que no livro acontece dessa forma.Eu falo da adaptação para o cinema.Acho que poderia ser de uma forma mais obscura...Não precisa também não falar nada..mas enfim...Queria uma atmosfera,uma tensão maior.

Tocha Tocha (31/12/2013 15:33:18)   27 0
A parte em que aparece o Dragao é a melhor, passa toda uma atmosfera e um tensão enorme. Quando ele abre os olhos e começa a falar "eu sinto seu cheiro" vc pensa FuDEU


Hellboy Hellboy (21/12/2013 22:55:51)   59 0
Não sei se alguém mais concorda, mas a cena do Beorn ficou totalmente descartável, parece que só está lá para que os fãs não ameacem ele de morte!


Ivan Ivan (22/12/2013 01:57:30)   -416 1
Várias cenas são descartáveis. 3 filmes dessa história chega a ser ridículo.


LuizCooler LuizCooler (21/12/2013 15:57:29)   452 0
Agora sim, fui assistir de novo o O HOBBIT 2 em 2D e legendado...
Rapaz, quanta diferença, e pra melhor...
Em 2D e sem a bosta do HFR a Terra Média ficou mais "suja", mais a ver com a película de cinema tradicional ao qual estamos acostumados, os efeitos visuais ficaram melhores e mais bonitos, vide o encontro do GANDALF com o NECROMANTE, as magias do NECROMANTE ficaram mais críveis e "bonitas", as cenas de ação ficaram mais fluidas e muito mais fáceis de enxergar/acompanhar.... as rajadas de fogo do SMAUG ficaram muito mais com cara de fogo...

Sinceramente, quem assistiu em HFR e gostou, meus pesames... não dá nem para comparar... terão que melhorar muito a tecnologia de efeitos visuais sob o efeito do HFR...

tinha dado 4 ovos, subi a nota para 4,5 pois a experiência de assistir o filme ficou muito melhor... não dou 5 pois ainda acho que a fotografia do filme ficou inferior ao 1º HOBBIT e porque faltou muito do humor clássico dos anões... SIM, é isso mesmo, HUMOR e AVENTURA tem tudo a ver...



LuizCooler LuizCooler (21/12/2013 17:15:17)   452 0
Esqueci de mais um detalhe, de suma importância...

Mais uma vez, e como o próprio título do filme, temos um HOBBIT salvando TODOS das situações mais difíceis... assim como foi na trilogia do ANEL...

Interessante notar que no começo do livro do SENHOR DOS ANÉIS, TOLKIEN afirma que o livro trata dos HOBBITs...

e o PETER JACKSON continua levando essa afirmação do TOLKIEN como suprema verdade... uma evidência simples e divertida...

Losovoi Losovoi (21/12/2013 18:09:34)   293 0
De fato, também vi nas duas, na HFR, por alguns momentos parecia Once Upon a Time. No mais discordo de você, o filme é longo demais e burocrático. A decisão de fazer três foi puro caça níquel.

sem avatar Miss Scarlett (23/12/2013 12:27:22)   387 -2
Será que esse HFR não varia de cinema pra cinema mão? Talvez as salas não são tão adequadas. Eu vi no Cinemark Diamond Mall em BH, sala XD, adorei o que vi.


Publicidade
sem avatar Mauricio Junio (21/12/2013 13:00:11)   7 1
Smaug foi o melhor dragão criado na historia do cinema mundial. Super bem trabalhado e com uma voz de arrepiar!

Ansioso para o terceiro!


sem avatar Rodrigo (22/12/2013 23:38:17)   48 0
https://www.youtube.com/watch?v=rWVeZx2IP30


sem avatar fabricio (20/12/2013 22:58:41)   24 1
Fui só eu ou teve mais alguém que riu na cena em que o Legolas fala ao Gloin sobre o Gimli?
E vendo a atuação e a simpatia do Balin dá pena saber que ele morre nas Minas Moria e que sua tumba aparece na Sociedade do Anel.


sem avatar Leonardo (21/12/2013 00:57:59)   36 0
Sim amigo, somos dois bons nerds.
Aliás, esse filme está cheio de easter eggs

Ivan Ivan (22/12/2013 01:59:29)   -416 0
A foto do Gimli foi umas das poucas referências que ficaram boas.

sem avatar Rodrigo (22/12/2013 23:38:08)   48 0
https://www.youtube.com/watch?v=rWVeZx2IP30

sem avatar Leonardo (23/12/2013 00:53:49)   36 0
Os easter eggs que eu percebi:
-Gimli.
-A elfa chamando o Legolas de "mellon", amigo em elfo. É a palavra secreta para entrar em Minas Moria em A Sociedade do Anel.
-A vila Bree.
-Pônei Saltitante.
-Olho de Sauron e o Sauron.
-Athellas (Espada do Rei), também aparece em A Sociedade do Anel.


Kobaia Kobaia (23/12/2013 02:08:16)   -20 0
Não lembro dessa cena que menciona Gimli

sem avatar Miss Scarlett (23/12/2013 14:38:12)   387 -2
A cena do foto do Gimli é qdo os anões estão sendo colocados nas celas.


sem avatar Lucio (20/12/2013 21:43:32)   -2 0
Os temas que deram motivaçao,e tornaram a trilogia um grande sucesso,foram a amizade,lealdade,coragem e amor.Agora some isso a uma terra media, fantástica.
Em "O hobbit",esses ingredientes estao um pouco estilhaçados,sem foco.
So que faço uma ressalva:Teve um momento que emocionou:O dialogo entre Killi e Tauriel...Todo aquele momento foi especial,interessante,adicionado ao cenario em geral e a musica "feast of starlight" ao fundo...Consegui sentir o que senti nos melhores momentos da trilogia,e bateu a saudade..



VALBERT VALBERT (20/12/2013 20:51:07)   -8 -1
MEU DEUS! A desolação de Smaug é totalmente sem sal! Uma amarração de 2 filmes p/ chegar na montanha, e chegou numa facilidade retada. O dragão fica conversando cara a cara com Bilbo e os anões, mas na hora de matar, ñ consegue. O elfo Legolas e a "namoradinha" ñ acrescentaram em nada ao filme. E o final?? O dragão sai da montanha e vai em direção a cidade do lago pra destruí-la e Bilbo diz: - O que fizemos?? e termina nele. DECEPÇÃO ESSE FILME!


sem avatar Leonardo (21/12/2013 02:30:07)   36 -1
Não seja chato. Também fiquei com a sensação de coito interrompido. Mas quanto mais coisas relacionadas a Senhor do Anéis melhor.

Gus Gus (21/12/2013 10:53:36)   285 -1
Cara, o Bilbo falando com o dragão, vem da literatura, muitos contos colocam dois personagens "flertando" e quem sai na frente são os mais inteligentes, não importa a força. E aquela cena é ótima colocam dois atores fazendo interpretações espetaculares trocando palavras e frases que você só ve ali. "I am fire, I am death"


Ivan Ivan (20/12/2013 19:24:01)   -416 -6
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Losovoi Losovoi (21/12/2013 18:12:20)   293 -2
Cara, só levo a sério as críticas do Hessel, por mais que discorde de algumas, essas críticas do Borgo são feitas para ir na caixa do DVD. Esse é um dos motivos pelos quais cada vez menos entro no site.


Leandro Leandro (20/12/2013 18:32:23)   1356 1
Diante do que já foi exposto aqui, não vale muito a pena eu tecer mais comentarios sobre o quão foi maravilhosa a experiencia de assistir A Desolação no cinema - duas vezes, em 48 quadros.

Peter Jackson tinha razão, a primeira vez em que você assiste um filme em 48 quadros, você estranha bastante a experiencia. É algo que seus olhos nunca viram antes. Mas, após uma segunda sessão, eles naturalmente assimilam a mesma.

Algo que devo ressalvar é a trilha sonora do Howard Shore. É maravilhoso ouvir suas notas classicas, dando uma continuidade musical iniciada em A Sociedade do Anel. Contudo, comparando a trilha deste com Uma Jornada Inesperada, achei que ficou faltando um certo brilho na sua execução. Talvez isso seja um fator importante já que Shore não regeu e nem orquestrou a trilha de A Desolação de Smaug - trabalho que ficou a cargo de Conrad Pope. Mas, mesmo assim, tem temas muito bons como o da Cidade do Lago, e os temas de suspense do dragão Smaug.

Infelizmente, desta vez, assisti o filme apenas dublado. E, sinceramente, já estou cansado de ouvir a voz do Guilherme Briggs...

Só tem algo que realmente me intrigou no filme inteiro: porque o Legolas tem olhos azuis aqui se, na Trilogia do Anel, seus olhos são castanhos?





sem avatar Rodrigo (22/12/2013 23:37:38)   48 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Gus Gus (20/12/2013 16:07:43)   285 0
Acho que o que aconteceu foi o seguinte: Uma Jornada Inesperada tinha começo, meio e fim. Neste novo filme, pelo ritmo que ele anda, parece que só tem meio. Bilbo sai de foco, e outras coisas entram em pauta assim, "iniciando um fim". Claramente um meio de um filme.


sem avatar Rodrigo (22/12/2013 23:37:27)   48 -2
https://www.youtube.com/watch?v=rWVeZx2IP30


Carlos Carlos (20/12/2013 14:58:24)   205 0
Na saída do cinema vi, na livraria cultura, uma edição luxuosa de O Hobbit que a martins fontes publicou. Lindíssima, pra guardar a vida inteira. Dá um grande presente de natal.


sem avatar Rodrigo (22/12/2013 23:37:19)   48 -2
https://www.youtube.com/watch?v=rWVeZx2IP30


sem avatar Rodrigo (20/12/2013 08:50:16)   -1 -2
Galera, só eu que estou encucado com o orc BOLG? Pesquisem no google por BOLG, e verão que a aparência dele é totalmente diferente da que foi mostrada no filme. Só que o mais engraçado é que antes do lançamento do filme, a imagem do orc havia sido divulgada, dando a impressão de que o orc seria mostrado no filme com as imagens exibiam ele. Achei isso um pouco confuso...


sem avatar Miss Scarlett (20/12/2013 10:34:26)   387 -2
Parece que anteriormente seria outro ator e outra aparência, mas acho que não deu certo e substituíram.

sem avatar Rodrigo (22/12/2013 23:36:33)   48 -2
https://www.youtube.com/watch?v=rWVeZx2IP30


Darkseid Darkseid (20/12/2013 01:57:03)   2405 0
Quem aí se ligou no easter egg desse filme? Peter Jackson aparecendo mais uma vez comendo uma cenoura em Bri?!

No primeiro filme d'O Hobbit, pra quem não sabe, Peter Jackson também fez uma participação rápida no início, caracterizado como um dos anões que tentaram deter a invasão de Smaug a Erebor.

Resta saber como será a participação dele no próximo filme...


sem avatar Miss Scarlett (20/12/2013 10:34:58)   387 0
Ele pode ser um dos homens da Cidade do Lago.

Lucas Lucas (20/12/2013 12:23:39)   5457 3
Foi a primeira coisa que reparei no filme.

Vale lembrar que em A Sociedade do Anel a participação dele é a mesma, um homem comendo uma cenoura quando Frodo e companhia chegam em Bri.

sem avatar Leonardo (21/12/2013 02:35:05)   36 0
Esse filme está cheio de easter eggs.

sem avatar Rodrigo (22/12/2013 23:36:11)   48 -1
https://www.youtube.com/watch?v=rWVeZx2IP30


Publicidade
Malenna Malenna (19/12/2013 22:16:49)   1036 0
assisti o filme hoje e ainda tô encantada! por mais que tenha MUITAS diferenças e adaptações (até porque né, 3 filmes), achei esse muito melhor que o primeiro filme; o ritmo é alucinante, as cenas de ação estão maravilhosas e ter o Legolas de volta é como reviver um pedacinho da primeira trilogia, sensação boa demais!

a cena dos barris e toda a sua sequência foi incrível! e o Cumberbatch? precisa nem aparecer para ser um dos destaques do filme!
e o final é de um desespero agoniante, vontade de já emendar com o terceiro.


sem avatar Rodrigo (22/12/2013 23:35:59)   48 -1
https://www.youtube.com/watch?v=rWVeZx2IP30


Ivan Ivan (19/12/2013 20:58:32)   -416 0
O Omelete se vendeu...Fala bem do filme por que tem direito a cobertura.


sem avatar Miss Scarlett (20/12/2013 10:53:36)   387 -1
Variey, Hollywood Reporter, The Guardian, Empire, Time, Adoro Cinema, Cineclick, Cinepop, Rubens Ewald Filho, Luiz Carlos Merten e vários outros tbm se venderam?

Ivan Ivan (20/12/2013 19:05:40)   -416 0
Se esses que vc citou falaram bem do filme, então sim; se venderam também.

Losovoi Losovoi (21/12/2013 18:14:01)   293 0
Hoje em dia não se pode mais discordar de nada, custa caro.


sem avatar Lucas (19/12/2013 16:18:42)   -3 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar Miss Scarlett (19/12/2013 16:29:51)   387 0
"Sam e Frodo quase morreram tentando subir na motanha perdida e lá no Hobbit 2 o dragão nem rela em ninguém" Vc sabia que O hobbit é infatil né? E que aliás, O hobbit não é O senhor dos anéis né?
Respeito sua opinião, mas vc tem que levar em consideração que se trata de coisas diferentes. O senhor dos anéis é uma fantasia adulta, muito dramática e complexa e O Hobbit é aventura, quase uma sessão da tarde, no bom sentido.

Leandro Leandro (19/12/2013 19:22:58)   1356 3
Velho... Pelo amor de Deus, tenha em mente uma simples coisa:

Não vá assistir O Hobbit, esperando um novo O Senhor dos Aneis! É um preludio! Uma historia que desencadeou todo o caos visto na Trilogia do Anel. A historia d'O Hobbit é a busca do Thorin para recuperar o Reino de Erebor.

Eu cansei de ouvir nas filas das sessoes que, O Hobbit, é um "Senhor dos Aneis IV" ¬¬. Ai as pessoas se decepcionam pq esperava um filme com a mesma grandeza, o mesmo escopo, a mesma trilha sonora de O Senhor dos Aneis! Isso é ridiculo! São dois filmes, e duas historias, completamente diferentes.

Eu vi A Desolação de Smaug, e não me decepcionei pq sabia exatamente o que eu iria ver! Sabia exatamente o que esperar da historia, pq é uma simples aventura. Uma missão de reconquista e não uma missão para salvar a Terra-Média.

sem avatar Edemundo (20/12/2013 00:05:07)   8 0
As pessoas já estão reclamando que o filme do jeito que está ficou diferente do livro, imagina então se fosse do jeito que vc disse, com o dragão batendo e queimando os anões.

Malenna Malenna (20/12/2013 01:51:00)   1036 0
o problema é esse, sabe? reclamar achando que tá indo ver uma continuação de O Senhor dos Anéis ou, mesmo sabendo que é um prelúdio, achar que o contexto é o mesmo.

não é e nunca vai ser e enquanto pensarem assim a decepção só vai aumentar. é o mesmo universo sob uma outra perspectiva e se você assistir com essa ideia em mente, vai perceber como esse filme é incrível!

sem avatar Rodrigo (22/12/2013 23:35:25)   48 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


sem avatar Lucio (19/12/2013 15:39:21)   -2 0
Bom,vamos aguardar se "Desolação" irá ganhar prêmios,oscar,como aconteceu na trilogia.
Porque não basta barulho e ação...O que faz um filme bom e merecedor de prêmios,é toda a construção de uma narrativa.
Ainda assim fico na torcida.


sem avatar Miss Scarlett (19/12/2013 16:26:24)   387 -2
Prêmios tbm não querem dizer nada, tem muito filme bom, diretor, ator que nunca ganhou Oscar na vida e muitos mais ou menos ganharam.

sem avatar Rodrigo (22/12/2013 23:34:06)   48 -1
https://www.youtube.com/watch?v=rWVeZx2IP30


sem avatar Miss Scarlett (19/12/2013 14:38:49)   387 0
Cara, eu até entendo que fãs mais puristas fiquem chateados com algumas mudanças, mas isso não afetou em nada minha diversão. Primeiro porque eu já fui de mente aberta sabendo que haveria mudanças, depois porque algumas passagens do livro eu realmente queria que fossem alteradas desde, eu se fosse roteirista tbm alteraria algumas coisas.

Enfim, eu adorei o filme, dou 5 ovos, com uma ou outra ressalva, mas no geral, achei o filme sensacional. Eu até queria mais Beorn, mas não aquela coisa de mostrar anão de 2 em 2, porque isso é legal no livro, mas no cinema não ia prestar, eu queria que mostrasse ele conversando com o Gandalf, parece que essa cena foi filmada, a julgar por aquele banner que foi divulgado no ano passado e algumas fotos, vamos ver se sai na versão estendida. Tbm achei rápida a parte da Floresta das Trevas, mas entendo perfeitamente que precisou ser editada, senão iam reclamar do início demorado igual aconteceu no filme anterior. Eu como fã, queria mais, porém compreendo que os cortes foram necessários.

Fora isso, eu AMEI, adorei o filme, a parte das Aranhas, a forma como Legolas e Tauriel foram introduzidos foi muito bem colocada (e foda-se se ela não tá no livro, adorei a Tauriel, ela não é só uma elfa badass ou interesse amoroso, achei bacana ela se preocupar com os anões, acho que isso fará toda diferença no terceiro filme, além disso, achei muito bonito o diálogo dela com o Kili sobre a lua e as estrelas etc). Eu adorei o Rei Thranduil, a atuação do Lee Pace foi meio "afetada", mas eu gostei, porque mostrou um lado diferente dos elfos, que nem sempre são sábios e bondosos como os do Senhor dos anéis (só cortaria aquela parte que ele fala com a Tauriel sobre o Legolas ter se afeiçoado a ela, aquilo não acrescenta em nada, só olhares e insinuações já bastavam). A parte da fuga nos barris, não preciso nem comentar muito, que sequência alucinante!!! Gostei do ato de heroísmo do Kili tbm, dos anões jogando a arma um pro outro, a parte do Bombur foi bem engraçada.
Cidade do Lago, adorei a subtrama política, foi bom ter uma boa apresentação do lugar, e especialmente do Bard (Luke Evans foi muito bem), tem gente que acha que isso não tá no livro, mas Tolkien deixa subentendido uma tensão política no local, ele só narra isso brevemente. Tbm deram destaque a prefecia do Rei Sob a Montanha, a reação do povo da cidade qdo soube da volta do rei (ISSO ESTÁ NO LIVRO SIM, bastar ler e prestar atenção).
E por fim, Erebor, que maravilha, tudo ali, desde a abertura da porta, Bilbo como sempre se sobressaindo pela inteligência. Seu confronto com Smaug ao mesmo tempo tenso e divertido (as reações do Bilbo claro), e no livro tbm Smaug apesar de ser aterrorizante, tem uma veia sarcástica, e que dragão Magnífico, que excelente trabalho de voz de Benedict Cumberbatc. E novamente, Martin Freeman mostrando que é o ator perfeito pro papel de Bilbo, dosando drama e humor, sendo esperto e corajoso, aventureiro e ao mesmo tempo impressionado por tudo que ele conhece, tudo isso na medida. Adorei o fato dos anões não ficarem se cagando de medo (eu entendo isso no livro, não to criticando o livro, mas não teria graça, vc esperar tanto pros caras chegarem lá e no fim das contas eles ficarem se escondendo), aliás, quero mencionar tbm o excelente trabalho do Richard Armitage, vc vê na expressão dele toda a carga emocional do personagem.

As cenas em Dol Guldur foram maravilhosas, obrigada Peter Jackson por ousar, por não ter medo de mimimi de fã purista. Obrigada por explorar a Terra-média e nos deleitar com essa maravilha.

Sobre o romance (se é que isso pode ser chamado assim, pra mim foi mais uma empatia) entre Kili e Tauriel, acho que extrapolou um pouco, nada contra ter algo entra elfa e anão, mas isso não é necessário para o desenvolvimento do filme, sei que isso vai se desenrolar no próximo, vai ter algum efeito no desfecho do Kili, mas nesse filme não precisar dar tanto destawue nessa parte, mas ok, não ajudou, mas não atrapalhou.

Sobre a "separação" dos anões, estou otimista de que isso terá muito impacto no terceiro filme e deve servir em parte até pra substituir os corvos falantes, creio eu. E até mesmo pra questão da relação entre Thorin e seus sobrinhos que foi pouco desenvolvida no filme anterior ou mesmo no livro.

Veredicto: FILME FODA, que venha 2014.

ps: desculpem eventuais erros.


sem avatar Miss Scarlett (19/12/2013 14:48:22)   387 -1
Vi duas vezes, a primeira em HFR 3D, que foi show de bola, é a primeira vez que vi nesse formato (ano passado foi só 3D) e realmente dá uma sensação maior de imersão, parece que é tudo real, e vc se acostuma rápido. A outra sessão vi em 2D mesmo, as duas legendadas.

Ah, a apesar do Beorn aparecer pouco, gostei demais do trabalho do ator, do sotaque, deram um ar de mistério pro personagem, espero que ele apareça mais na forma humana do terceiro filme. Já que Peter Jackson tá inventando coisa mesmo, espero que invente bons momentos pra ele.

sem avatar Gustavo (19/12/2013 17:06:11)   -2 -2
Olá....
Gostei bastante da sua opinião e acabo também por entender a necessidade de adaptar um pouco a estória do livro, pois se esta fosse seguida formalmente, ficaria bem sessão da tarde mesmo (rs). Não acho isso um defeito na narração do Tolkien, mas somente uma busca diferente de público e enredo, como já citado pela Miss Scarlett. Aproveito para reforçar a decepção pela minúscula participação de Beorn, que pra mim poderia ser bem mais explorado.

O filme não pecou nada em cenas de ação, que foram sabiamente inseridas por Peter Jackson, pois sabemos que o livro deixa a estória um pouco "morna", talvez com exceção do encerramento.

Contudo tenho uma sensação incômoda que tenho que partilhar: existe mesmo a necessidade de dividir em 3 filmes? é claro que aumenta nosso entretenimento, mas vejo esse artifício com o objetivo puramente de aumentar um pouco mais as cifras obtidas pelo estúdio, pecando assim por alargar demasiadamente algumas cenas, expandir diálogos e reforçar as "explicações" desnecessárias, conforme já oportunamente citado na crítica principal.

Poeta CICERO Poeta CICERO (19/12/2013 17:11:28)   295 -2
Gostei da sua resenha e concordo com tudo!
As mudanças foram muito bem vindas!!!

Se tiver facebook me adiciona, lá!!!

http://CASTELOdeMARCAS.blogspot.com.br

Andrei Andrei (19/12/2013 17:45:33)   73 0
Gustavo somos modestos ao falar em aumentar um pouco mais a cifra, já que deve ser um aumento de mais 1,5 bilhões no total. Concordo com você, totalmente desnecessário os 3 filmes. 1 filme já seria o suficiente. 2 no máximo se Jackson estivesse disposto a inserir personagens novos, tal como foi muito bem feito com a elfa. Agora, o senhor dos anéis era uma trilogia para contar a história do gollum, a história do frodo e sam, a história do aragorn, do gandalf e de vários personagens paralelos. Já o Hobbit é a história de um único grupo indo para uma montanha. Não dá para levar 3 filmes para isso acontecer.

Darkseid Darkseid (19/12/2013 21:13:04)   2405 0
Eu concordo com relação a Beorn, como eu comentei antes, essa parte do livro (Estranhos Alojamentos) foi tão resumida no filme que a participação de Beorn se limitou a uma pequena ponta, o que acabou prejudicando a introdução da história no longa-metragem, eu suspeito que a participação dele será mais aproveitada na versão estendida, e eu gostaria sim que pelo menos essa parte tivesse sido mantida intacta no filme, tanto na questão do humor (o que iniciaria a história de forma mais leve e a partir daí ir evoluindo o tom até o desfecho de alta tensão), quanto, principalmente, no que diz respeito a apresentação de Beorn, que no livro foi perfeitamente desenvolvida, não deixando dúvidas a respeito do fato de Beorn ser um dos seres mais poderosos e perigosos da Terra-Média no período em que a história d'O Hobbit se passa.

No filme, a decisão dele em ajudar os anões e o mago foi muito precipitada e imprudente para alguém que não confia em absolutamente ninguém (principalmente, conforme alteração feita no filme, para alguém que já teria sido escravizado), seria melhor manter a abordagem em que ele ouve toda a história narrada por Gandalf, oferece abrigo (para manter o grupo sob vigilância e poupar temporariamente a vidas deles) só pra ganhar tempo e tirar essa história a limpo, investigando a região onde os Wargs supostamente sitiaram os anões.

Mas é isso, vamos aguardar o lançamento da versão estendida (provavelmente no final do ano que vem), pra ver se essa passagem de Beorn foi filmada de forma mais adequada.

sem avatar Edemundo (19/12/2013 23:58:20)   8 1
Concordo com tudo oque disse Scarlett. Quando vi o filme consegui perceber o quanto que P.J. prestou atenção em pequenos detalhes que estavam no livro, ele colocou no filme tudo que estava no livro, nem que essa coisa seja discutida em poucas linhas que passam desapercebidas (como a situação política da Cidade do Lago que vc citou ai em cima).

Em relação a Tauriel, sei lá, gostei dela e tal, muito legais as partes que ela luta e até a parte que ela ora eu gostei, mas sei lá achei que ficou um pouco tosco o triangulo amoroso dela com Kili e Legolas, acredito que P.J. fez isso pra chamar atenção do publico adolescente crepúsculo, mas enfim o filme ficou excelente de qualquer maneira.

sem avatar Miss Scarlett (20/12/2013 10:46:47)   387 -2
Pois é pessoal, é isso aí. Eu já aceitei o fato de ser uma trilogia, mas tbm gosto de pensar como seriam 2 filmes. Anteriormente terminaria com a fuga de barris. Sei lá, se fossem dois, muito do que vimos nesses dois primeiros teria que ser cortado, talvez parte bacanas do livro seriam mais editadas, mas ficaria um bom material pra versão estendida, seria bom pra todo mundo, pq os fãs como nós ficaríamos com as versões estendidas e para o bando de reclamão o filme seria mais compacto. Enfim, mesmo sendo trilogia, umas coisas dariam pra cortar e ter 3 filmes menores. Eu cortaria umas coisas como a participação do Radagast (afinal, Gandalf poderia fazer tudo sozinho) ou pelo menos diminuiria, e cortaria alguns excessos na parte dos elfos e da cidade do lago, mesmo ainda sendo trilogia, eu tiraria pelo menos 20 minutos de cada filme. Volto a bater naquela tecla, o diálogo entre Tauriel e Thranduil sobre as aranhas é importante, porque fala do mal que tá crescendo e tal, e é importante para conexão com LOTR, mas aí vem o Thranduil falar da afeição do Legolas pra ela, PRA QUÊ? Isso poderia ficar na versão estendida. Radagast curando o bichinho no primeiro filme, um pouco da festa do bolsão poderia ser editado (NÃO CORTARIA de jeito nenhum as canções, acho que o Peter fez mto bem em deixá-las no filme). Mas ainda assim, eu gosto dos filmes, curti muito os dois. E suspeito que o último será o melhor de todos, sempre achei aquela tensão da negociação antes da batalha uma das melhores partes do livro. E espero que peter tenha reservado bons momentos pro Beorn, que ele seja o "campeão" da batalha, se isso não acontece vai ser minha vez de reclamar bastante aqui, hahaha.

sem avatar Rodrigo (22/12/2013 23:33:46)   48 0
https://www.youtube.com/watch?v=rWVeZx2IP30


sem avatar Alexandre (19/12/2013 05:42:39)   4 0
E dificil ver pessoas falando da encheção de linguiça tals e tals,falando pq o peter não colocou coisas no senhor dos aneis cara o senhor dos aneis foi o primeiro filme de grande escala dele e não tinha carta branca ainda diferente do hobbit,logico que queria a parte do tom bombadil e outras coisas mais a fase do tom iria lembrar a fase hobbit que vemos no filme e o sda e outro tom...
Outra pq diabos vou ver um filme de fantasia pra ver realidade cientificamente comprovada e tals tals quero me divertir e ver coisas mentirosas mesmo abrir a boca ver coisas que me lembra minha infancia nos tempos de otimos desenhos diferente de hj...
Ai vem a porcaria do povo que logico nem deve saber q sao tres filmes falando pq do final porra queria que termina-se onde...
Otimo filme me divertiu bastante babei na parte dos barris,da floresta,de dol gondur,do smaug,tauriel pra mim foi bem vinda achei bacana embelezou o filme pq so ver anão barbudo não da,e legolas me fez lembrar das fases do abismo de helm e da batalha de pelennor...
Li os livros e como ja foi dito não quero o filme igual o livro somente a essencia e o filme passa isso e melhor com uma abordagem mais adulta.
Queria que alguns diretores aprendesse a encher linguisa como o peter,e queria mt ver ele fazendo o senhor dos aneis com total liberdade q deram pra ele com o hobbit...


sem avatar Rodrigo (22/12/2013 23:33:07)   48 -1
https://www.youtube.com/watch?v=rWVeZx2IP30


Andrei Andrei (19/12/2013 02:39:22)   73 -1
Eu sou um grande fã do Senhor dos Anéis, mais até dos filmes do que dos livros, apesar de já ter lido todos. Fui tanto no primeiro quanto no segundo Hobbit com toda boa vontade para que Peter Jackson me agrade nessa nova empreitada. Já na primeira cena de A desolação de Smaug percebe-se que que o filme está melhor produzido e editado que a primeira parte, as cenas de ação estão mais instigantes e os personagens mais complexos. Apesar de todos esses pontos positivos, não posso deixar aqui a minha impaciência constante que só fazia eu me perguntar o porquê de estar sendo enrolado por Jackson. Dividir o livro em 3 partes foi de muirpto mal gosto, fazendo a história dos anões em certo ponto perder espaço para cenas improvisadas que não adicionam nada ao universo de Tolkien!


Andrei Andrei (19/12/2013 17:34:55)   73 0
Lúcio e Lucas, argumentos são bons. Só adiciono que A Sociedade do Anel era um livro complexo e que apesar do tamanho do filme, ainda demos falta de um evento ou outro. Já o Hobbit, eles tentam valorizar demais partes rápidas do livro sem criar diálogos cativantes. Outro detalhe, eu considero os personagens da trilogia mais carismáticos nos filmes do que nos livros, já com os anões, Jackson não consegue essa proeza, pouco mostram da sua personalidade.

Rodolfo Rodolfo (22/12/2013 23:05:42)   351 -2
Realmente, com treze anões nem mesmo o Tolkien conseguiu colocar todos em evidência. No livro os que mais se sobressaem são Thorin, claro, e Balin, depois Fili e Kili e depois o Bombur sempre dormindo, cansado etc. Os outros são muito pouco mencionados.


sem avatar Lucio (18/12/2013 23:59:13)   -2 0
Fiquei desapontado com os efeitos especiais,principalmente nas lutas.A qualidade nesse quesito,na trilogia do anel,se mostra,evidentemente,maior,e um tanto real,diferente dos filmes do hobbit.Isso muitos estao notando.
Por exemplo,a luz emanada do dragao mostra-se um pouco artificial,muito brilho..e o que dizer daquele ouro derretendo?Parece desenho...
Agora lembram daquele aço,ou algo assim,derretendo,quando Elrond reforjou a espada,usada por Aragorn?Ou então os orcs sendo criados por Saruman?Impressionante,perfeito.Agora comparem...
Nao se trata do primeiro Hobbit ou este ser arrastado ou calmo,afinal "A sociedade do Anel" foi digamos,tranquilo,poetico,e foi interessante do começo ao fim,nao deixando cair a peteca em nenhum momento.
Trata-se dos efeitos,e da devida valorizaçao,tensao a cada cena da aventura do Bilbo.Isso se torna um desafio,ja que hoje lidamos com o olhar um pouco banalizado,rapido sobre as coisas.
Digo isso como cineasta.


Lucas Lucas (19/12/2013 14:00:27)   5457 4
Também notei isso, em O Senhor dos Anéis os efeitos especiais, a ambientação, fotografia e etc pareciam mais reais, havia um tom mais ''medieval''.

Mas acho que foi feito assim em O Hobbit para condizer com o tom do filme. Por mais que muitas coisas tenham sido acrescentadas, ainda é uma história infantil.

Darkseid Darkseid (19/12/2013 21:32:04)   2405 -2
A diferença é que essas cenas que você citou (o reforjamento da espada de Elendil, o nascimento dos Uruk'Hai e boa parte das cenas de luta do Senhor dos Anéis) foram feitas na marra, sem CGI e/ou com figurantes (como nas cenas de ação e no visual dos Orcs), sendo que determinados detalhes em alguns momentos, e muitas outras cenas foram complementadas por CGI, e outras totalmente elaboradas por CGI. Nesses novos filmes, todos os recursos, que antes foram desenvolvidos colando a mão da massa (e complementados, ou não, por CGI), foram criados totalmente por CGI. Quase todos os Orcs são feitos por CGI, como se viu no primeiro filme d'O Hobbit (sendo que só um ou outro é um figurante com maquiagem).

Pra mim, os efeitos visuais CGI desses novos filmes d'O Hobbit estão quase perfeitos, muito melhores do que os d'O Senhor dos Anéis, e melhores até do que a grande maioria dos outros filmes do gênero na atualidade. Mas, lógico, alguns pequenos detalhes ainda ficam meio "defeituosos", pois os efeitos CGI ainda estão se aproximando da perfeição.

sem avatar Rodrigo (22/12/2013 23:32:45)   48 -2
https://www.youtube.com/watch?v=rWVeZx2IP30


sem avatar fabricio (18/12/2013 22:54:47)   24 0
Erebor ficou sensacional, me lembrou na hora Moria.


Darkseid Darkseid (19/12/2013 21:33:00)   2405 -1
Pois é, é mais ou menos o mesmo padrão de engenharia e arquitetura: o padrão dos anões.

sem avatar Rodrigo (22/12/2013 23:32:33)   48 -1
https://www.youtube.com/watch?v=rWVeZx2IP30


Poeta CICERO Poeta CICERO (18/12/2013 16:27:09)   295 1
SENSACIONAL!!!

Se eu tivesse feito uma aposta sobre o
dragão Smaug teria ganhado de todo mundo.

SPOILER: Eu fui o único que falei que ele
não morreria neste filme, apenas na
ultima parte da trilogia!!!

Toda história arrastada do primeiro filme
foi corrigida deixando esta sequência mais
dinâmica e mais fluida. Todas as tramas
paralelas são muito desenvolvidas, o que
faz Bilbo (personagem central) perder
um pouco seu destaque.

Alterações muito bem vindas com o
acréscimo de Legolas que diga de passagem,
teve os melhores momentos do filme.
(Apesar de parecer que ele estava meio
gordo em relação ao SENHOR dos ANEIS)

Beorn que é um personagem de grande potencialn o livro teve
pouco destaque na trama, mas acredito que
por causa do foco do filme.

Gandalf encontrando o Necromante é um
grande momento do filme.

O dragão SMAUG nem se fala!!! Já percebe-se
que o cara é MALVADO de CARTEIRNHA e com
os diálogos mais sinistros que ele faz
com o Bilbo.

OBS: Não me espantei com final porque já
imaginava que Peter Jackson iria aproveitar mais o dragão!!!

Agora só em Dezembro de 2014

NOTA: 9



Darkseid Darkseid (18/12/2013 20:35:37)   2405 2
Você não foi o único que acreditava que Smaug não morreria nesse filme, eu também acreditava nisso, inclusive eu já desconfiava que o desfecho do filme seria justamente no final do 12º capitulo do livro (Informação de Dentro), com Smaug voando em direção a Esgaroth.

Eu achava muito estranho o povo ficar comentando na rede que o final desse filme mostraria a morte de Smaug, pois ele é praticamente o maior vilão dessa aventura e não poderia ter seu final logo no segundo filme. Além disso, eu já deduzia que Peter Jackson manteria o esquema de adaptação de 6 capítulos nesse segundo filme, o que já deixava claro pra mim qual seria a última cena do filme.

Lucas Lucas (18/12/2013 21:05:09)   5457 1
Também não achei que Smaug morreria nesse filme, mas achei que o Peter Jackson faria um desfecho plausível.

sem avatar Priscila (18/12/2013 22:38:52)   30 0
Também amei a presença do Legolas neste filme, adorei todas as cenas dele, apesar de ter ficado com peninha do ciumento. A cena dele com o Gloin quase me matou de rir.

Quanto ao Beorn, acho que ele merecia mais destaque,espero que apareça mais no próximo filme. A única conclusão a que cheguei ao final do filme, é a de que terei mais um ano de espera por "Lá e de volta outra vez", deixaram todos os acontecimentos para o último filme, com certeza será fantástico.

sem avatar Miss Scarlett (19/12/2013 14:06:02)   387 0
"Eu achava muito estranho o povo ficar comentando na rede que o final desse filme mostraria a morte de Smaug, pois ele é praticamente o maior vilão dessa aventura e não poderia ter seu final logo no segundo filme. Além disso, eu já deduzia que Peter Jackson manteria o esquema de adaptação de 6 capítulos nesse segundo filme, o que já deixava claro pra mim qual seria a última cena do filme"

O mesmo aqui, eu tbm pensei a mesma coisa, até porque os leigos ficariam sem entender o que ainda faltava pro terceiro filme.

Rodolfo Rodolfo (22/12/2013 23:20:31)   351 -2
SPOILER


Eu acho, posso estar errado daqui a um ano, mas eu acho que o filme 3 ficará inchado demais com a explosão da fúria de Smaug sobre a cidade e a batalha dos 5 exércitos nos portões de Erebor, pois na minha humilde opinião, nem mesmo Tolkien conseguiu fazer um desfecho muito bom pro livro. Ou talvez Smaug viva mais um pouco no filme e só morra durante a batalha pelas mãos do Bard. E por falar nisso achei um saco a história criada das tais flechas negras e coisa e tal.
O que vcs acham?

sem avatar Rodrigo (22/12/2013 23:32:19)   48 -2
https://www.youtube.com/watch?v=rWVeZx2IP30


Publicidade

Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.