Assista Agora

O Hobbit - Uma Jornada Inesperada | Visitamos o set do filme na Nova Zelândia!

Sonho nerd realizado: Omelete na Terra-média

Steve Weintraub
25 de Outubro de 2012

Hobbit poster

O Omelete enfim pode revelar que esteve no set da trilogia O Hobbit na Nova Zelândia!

Em junho passado fomos ao país do outro lado do planeta, mais precisamente à cidade de Wellington, onde vive Peter Jackson, para ver o que o diretor e seus colaboradores estavam aprontando por lá. A equipe trabalha nas adaptações de um dos livros mais queridos da história da humanidade, o início das aventuras na Terra-média por J.R.R. Tolkien, cujos eventos se passam 60 anos antes da Guerra do Anel. A Parte I desse relato (O Hobbit - Uma Jornada Inesperada) será conduzida pelos nossos parceiros do Collider, enquanto a Parte II (O Hobbit - A Desolação de Smaug), em 2013, será aqui do próprio Omelete.

Durante as próximas semanas publicaremos entrevistas exclusivas realizadas no set!

Fique de olho em omelete.com.br/hobbit! Pra começar a "jornada", nosso relato da visita ao set, pelo nosso correspondente Steve Weintraub!

O Hobbit set 17out2012 06

No começo deste ano, concretizei um sonho: visitei a Terra-média (também conhecida como Nova Zelândia). Como um grande fã de Peter Jackson e sua trilogia O Senhor dos Anéis, minha visita foi tudo o que esperava e mais. No set, com alguns outros repórteres, pude observar algumas cenas sendo filmadas, entrevistar quase o elenco inteiro e ver em primeira mão o quanto amor está sendo injetado na execução da trilogia O Hobbit e no intuito que ela seja algo tão especial quanto a primeira! Foi uma experiência que jamais esquecerei.

Vale dizer, porém, que na semana em que estive no set, a intenção deles ainda era de lançar "apenas" dois filmes. Desde então, O Hobbit foi dividido em três longas. Dessa forma, parte do que eu presenciei ali - e que estará no segundo filme - continua em segredo e será divulgada apenas em 2013 (junto com parte da cobertura do Omelete, que viu cenas dos filmes 2 e 3). Isso quer dizer que por mais que eu queira contar sobre ____ enfrentando ____, ou o quão incrível foi presenciar Peter Jackson dirigindo ____, no momento devo me calar.

50 COISAS SOBRE O HOBBIT - UMA JORNADA INESPERADA

Durante a minha visita descobri muitas coisas e detalhes sobre os filmes, que foram rodados em 3D e a 48 quadros por segundo (o normal é 24 quadros). Conheça abaixo algumas dessas novidades:

  • O tempo todo existiam duas equipes de filmagens simultâneas. A primeira dirigida por Peter Jackson e a segunda, por Andy Serkis (Gollum).
  • Os truques de perspectiva forçada que foram usados em O Senhor dos Anéis não funcionam em 3D, então a produção teve que encontrar maneiras diferentes de colocar personagens de estaturas distintas em cena. Peter Jackson inovou mais uma vez a tecnologia de efeitos especiais, agora com algo chamado "câmera de movimento simultâneo" (slave motion cam). Essa tecnologia permite que personagens de tamanhos distintos sejam filmados simultaneamente na mesma cena, mas em estúdios diferentes. Ela foi usada, por exemplo, quando Ian McKellen (Gandalf) filmou suas cenas com os anões e Martin Freeman (Bilbo) no Bolsão. Dois sets foram construídos para sequências como essa: um normal e um pequeno, com os atores atuando separadamente, mas ao mesmo tempo, neles. A tecnologia da "câmera de movimento simultâneo" foi criada também para que Ian McKellen se sentisse "menos miserável", já que atuava o tempo todo sozinho. Agora ele usa um ponto no ouvido e pode atuar em tempo real - ainda que em outro lugar - com seus colegas, que vê através de um monitor. Devido às diferenças de estatura dos anões, do hobbit e de Gandalf, quase todas as cenas foram rodadas com o mago em outro estúdio - exceto uma que o cineasta não conta qual foi.
  • As filmagens duraram 254 dias.
  • Para os produtores, O Hobbit é mais próximo de um conto de fadas que seu antecessor, já que as motivações são um tesouro, que está guardado por um dragão. Ou nas palavras de Peter Jackson, "O Senhor dos Anéis é sobre o bem contra o mal. O Hobbit é mais um conto de fadas".

Versao maior 18Out2012

  • No livro de Tolkien, Bilbo não sentiu os efeitos negativos do Um Anel pois Tolkien só os inventou anos depois, para O Senhor dos Anéis. Na trilogia haverá citações a esses efeitos - que aumentarão de filme a filme. "Da primeira vez que ele o usar, o anel será apenas um anel de invisibilidade. Mas a cada vez que ele colocá-lo, seus efeitos se farão sentir mais e mais", disse Jackson.
  • O Hobbit usará muitos dos apêndices que Tolkien escreveu para O Senhor dos Anéis, incluindo as razões pelas quais Gandalf escolheu Bilbo para a jornada. Gandalf se recorda de Bilbo quando era criança, notando que ele tinha um apreço especial por histórias de aventura e perigo - e fica decepcionado ao reencontrá-lo 18 anos depois como um gorducho, conservador e adequado Hobbit do Condado.
  • Peter Jackson ficou muito relutante de assumir a direção de O Hobbit quando Guillermo del Toro deixou o cargo. O que mais o "aterrorizava" era o grupo de 13 anões. Mas ele mudou de ideia e hoje adora os desafios de dirigir tanta gente em tela, chamando-os de "a grande alegria do trabalho".
  • Martin Freeman prestou muita atenção à atuação de Ian Holm como o Bilbo mais velho em O Senhor dos Anéis, mas não se sentiu preso a isso na hora de criar seu próprio Bilbo.
  • O primeiro dia no set de Freeman foi a cena com Gollum (Andy Serkis) na caverna. Segundo Freeman, Peter Jackson faz uma média de seis takes por cena - normalmente devido a razões técnicas.
  • Gandalf será mais amável em O Hobbit que sua versão de O Senhor dos Anéis, mas isso não significa que não existam momentos intensos (as cenas com Thorin em especial - haverá uma relação ligeiramente antagônica entre os dois líderes).
  • Ian McKellen disse que gostaria de ver uma minissérie de televisão com umas 13 horas de duração que adaptasse o livro em cada detalhes minucioso.
  • McKellen também comentou que não vê muita conexão entre Gandalf o Branco e Gandalf o Cinzento - e que ele não gosta muito do primeiro. "O Cinzento é muito mais divertido e vivo". Ele garante também que o filme o mostrará menos "mandão" que o livro.

O Hobbit set 17out2012 09

  • Richard Armitage, o Thorin Escudo-de-Carvalho, deixou sua própria barba crescer para o papel e não precisou usar barba postiça. O ator tem 1,88 metro e jamais imaginou viver um anão. Graças à tecnologia, ele pôde interpretar um... ainda que Thorin seja um dos mais altos de sua raça, com 1,57 metro.
  • Tanto o pai quanto o avô de Thorin foram acometidos da "doença do dragão", uma obsessão letal por ouro.
  • A primeira cena gravada com todos os anões juntos foi a sequência do Bolsão, incluindo a canção entoada por eles.
  • Para Armitage imaginar a destruição que Smaug causou nas terras de seu povo, ele pensou em como seria se ele fosse um sobrevivente de Hiroshima.
  • O roteiro foi retrabalhado ao longo das filmagens de forma a refletir as ideias e interpretações de cada ator e as vozes que encontraram para seus personagens.
  • Armitage atuou com lábios cortados e sangue na boca de verdade durante uma cena longa, já que havia batido seu próprio escudo no rosto.

O Hobbit 18set 2012 01

OS EFEITOS E O DESIGN DE O HOBBIT

  • Matt Aitlen, da WETA Digital, disse que eles - como muita gente notou nos trailers - não redesenharam Gollum. Apenas aplicaram os novos recursos tecnológicos disponíveis, para tornar seu comportamento mais natural e realista.
  • Os 48 quadros por segundo exigiram da equipe de efeitos especiais o dobro de trabalho no processamento e cálculos dos efeitos especiais, mas foi apenas um trabalho braçal. O verdadeiro salto criativo foi na mudança de 2D para o 3D.
  • Nenhum dos elementos digitais criados para O Senhor dos Anéis foi reaproveitado em O Hobbit. O salto tecnológico em 10 anos foi grande demais.
  • Uma das maiores inovações técnicas desde O Senhor dos Anéis foi em relação à maquiagem. Um novo tipo de silicone usado no rosto dos anões não requer o nível de manutenção da que era utilizada por Gimli, por exemplo, na primeira trilogia. E parece muito mais realista, além de ser resistente aos elementos e mais rápida de aplicar (uma hora contra três horas e meia). A maquiagem mais lenta é a de Bombur, que leva 1h45.
  • As câmeras RED Epic registram qualquer minúcia das maquiagens e quando funcionam a 48 quadros por segundo ficavam nítidas - e meio amareladas - as aplicações protéticas. Para compensar, eles adicionaram mais vermelho às maquiagens.
  • Devido às melhorias na tecnologia de filmagem, está cada vez mais difícil enganar o público com maquiagem e tornar as linhas que separam o corpo do que é falso e aplicado invisíveis. Para tanto, a equipe de O Hobbit emprega camadas de acrílico finíssimo e lâminas de silicone impregnadas com "corpúsculos" (pequenas células flutuantes) que refletem a luz de maneira semelhante à pele humana. Algumas dessas camadas não passam de 0.1mm. A película captura a umidade entre as lentes da câmera e o ator, ajudando a "borrar" as divisões entre maquiagem e pele. A nova tecnologia digital de alta definição ignora a umidade, exigindo esse tipo de esforço e aprimoramento das equipes de efeitos especiais.
  • A única tecnologia de maquiagem que permanece exatamente a mesma de O Senhor dos Anéis é a usada para as orelhas dos elfos - a gelatina. Entre 600 e 800 orelhas élficas foram criadas para os filmes.
  • Os novos pés de hobbit são muito melhores que os originais. Em O Senhor dos Anéis foi usada uma espuma de látex colada nos pés. Agora são quase chinelos, que podem ser vestidos e removidos ao longo do dia, para o conforto dos atores. A nova tecnologia também permite que os dedos dos pés se movam.

O Hobbit 08Set2012 07 5

  • Todos os anões usam braços e mãos falsas, além de botas bem maiores que seus pés, para distorcer as proporções e fazê-los parecer menores na câmera. Alguns dos atores usam duas botas: uma gigante exterior e outra menor e mais confortável, dentro da primeira.
  • As tatuagens de Dwalin são pintadas em seus braços falsos e estampadas nas partes reais do seu corpo, como a cabeça.
  • Algumas das perucas custaram até 10 mil dólares.
  • As perucas de Galadriel, Legolas e Frodo são exatamente as mesmas que os atores usaram em O Senhor dos Anéis.
  • Thorin foi o anão mais difícil de criar. Ele foi o que mais foi alterado na fase de design.
  • A equipe de efeitos especiais de O Senhor dos Anéis realizou 500 ilustrações conceituais para a trilogia. Esse número saltou para 8000 na trilogia O Hobbit.
  • A equipe de design não apenas teve o desafio de individualizar cada anão, mas também precisaram acertar cuidadosamente as proporções para que todos parecessem perfeitos em tela.
  • Nenhum dos atores usa maquiagem prostética abaixo do nariz para manter as bocas completamente livres, valorizando suas atuações e diminuindo o tempo de maquiagem.
  • A individualização dos anões inclui peculiaridades como: Ori é adorado pela sua mãe e ainda usa os lacinhos que ela amarrou aos seus cabelos antes de ele sair na jornada. Dwalin é um guerreiro experiente e mostra suas cicatrizes como troféus. Dori controla o dinheiro do grupo e gosta de arrumar seu cabelo de maneira excêntrica. Bifur tem um machado orc cravado em sua cabeça, o que lhe causa um tique nervoso e alguns problemas mentais. Bombur é o mais gordo e forte dos anões e gosta de usar sua barba como uma corda para enforcar orcs. Gloin tem referências diversas a seu filho, Gimli, e os dois vão se parecer tanto nas roupas quando no armamento. Nori tem a silhueta mais dramática. Balin não tem bigode. Thorin é o mais simétrico e bonito de todos, devido à sua nobreza.
  • Jed Brophy, o Nori, interpretou vários personagens em O Senhor dos Anéis.
  • Quase 800 armas foram criadas para os 13 anões, cada uma para um tipo de ator específico: atores principais, dublês de escala, dublês de ação e dublês para cavalgar. Variações também foram feitas para cenas distantes e close-ups.
  • Muitos elementos cenográficos são feitos com impressoras 3D e melhorados manualmente, por artesãos.
  • O Hobbit tem um tom mais alegre em relação a O Senhor dos Anéis - e isso se reflete nas roupas.

O Hobbit 18set 2012 10

  • O figurino de Gandalf é o mesmo de A Sociedade do Anel, mas ele ganhou um cachecol élfico. Porém, a roupa não é a mesma que Ian McKellen vestiu no primeiro filme. Esta está guardada sob condições controladas e preservada. A WETA valoriza cada item criado dentro de suas instalações como artesanato neozelandês.
  • O visual e costumes de Bilbo foram inspirados diretamente no próprio Tolkien, já que ambos, criador e criatura, segundo Peter Jackson, são "cavalheiros do campo". Há seis figurinos diferentes para Bilbo, que refletem suas mudanças ao longo do filme.
  • Tudo o que é visto na tela foi criado para o filme, incluindo os botões das roupas. Obviamente, com a tecnologia HD de 48 quadros por segundo, os figurinos também tiveram que ser aprimorados (ou tornados ainda mais artesanais) - uma costura moderna de máquina aparece na tela.
  • A minúcia no processo de fabricação das roupas incluiu preocupações como o artesanato dos anões: por terem os dedos largos e mãos gorduchas, eles são incapazes de pequenos detalhes de costura, então tudo teve que ser feito mais grosseiramente.
  • No livro, os anões são distinguiveis pelas cores de seus capuzes. A ideia era um tanto simplista para o filme, então essas cores foram incorporadas em elementos diversos do figurino dos 13 personagens.

Bilbo 18Set2012

CENÁRIOS DE O HOBBIT

  • Esta versão de Valfenda será muito mais colorida e brilhante, pois os anões e Bilbo chegarão à cidade no meio do verão. Em O Senhor dos Anéis eles mostram o lugar no outono.
  • Os reinos dos anões são projetados de forma a compensar sua baixa estatura.
  • O filme mostra flashbacks da cidade de Dale, que Tolkien não descreve muito no livro. O departamento de arte então buscou pistas na geografia da Terra-média. Por tratar-se de uma cidade alpina e de ter rios correndo por entre os edifícios, eles se inspiraram um pouco em Veneza. O tom é de "cidade de veraneio".
  • A nova tecnologia exigiu que o departamento de arte se aprimorasse no nível de detalhes de sets e objetos cenográficos. Ao invés de usar materiais como plástico para fingir uma textura, muitas vezes eles tiveram que usar materiais de verdade, mais caros. Ainda que dê muito mais trabalho, isso melhora a atuação dos atores, já que eles interagem com materiais de verdade quase o tempo todo.
  • O uso de uma nova tecnologia "Technocrane" - que pode colocar a câmera em qualquer ponto do set - também forçou o departamento a preencher todos os espaços dos cenários.
  • O maior cenário construído para Uma Jornada Inesperada é o Condado. Partes dele estavam prontas desde O Senhor dos Anéis, mas ele foi aprimorado. Assista a um vídeo que mostra o lugar e explica as novidades na construção.

Ao final, o consenso no set é que a trilogia O Hobbit será muito maior e mais impressionante do que O Senhor dos Anéis. Tendo visto o que vi, não tenho motivos para duvidar. Ao longo das próximas semanas publicaremos entrevistas com os principais integrantes do elenco e equipe! A página http://omelete.com.br/hobbit/ é nossa central do filme, reunindo todas as entrevistas.

O primeiro filme, O Hobbit - Uma Jornada Inesperada (The Hobbit - An Unexpected Journey) estreia em 14 de dezembro de 2012. A segunda parte, O Hobbit - A Desolação de Smaug, tem estreia marcada para 13 de dezembro de 2013. O último filme, O Hobbit - Lá e de Volta Outra Vez (There and Back Again), chega às telas em 18 de julho de 2014, sete meses depois do segundo, encerrando a trilogia.

Leia mais sobre O Hobbit



Comentários (55)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar ellen (10/11/2012 18:47:09)   0 0
isto é uma continuação do senhor dos aneis ?


Fábio Fábio (03/12/2012 16:36:56)   19 0
Meu Deus...

Baxin Baxin (04/12/2012 20:06:26)   246 0
Não,se passa cerca de 60 anos antes da guerra do anel,a história vai mostrar Bilbo bolseiro tentando recuperar o tesouro dos anões que estar com o dragão Smaug.É basicamente isso,vai ser o melhor filme do ano na minha humilde opinião...

Raul Raul (12/12/2012 22:43:25)   1069 -1
Sim, esse é o Senhor dos Anéis 4.


sem avatar Rodrigo (31/10/2012 22:03:23)   0 0
''A sede pela Terra-Média, toma conta do meu imaginário
Desde a Queda de Sauron e Adeus no élfico portuário
Então Omelete se fez Embaixador nesse cenário
E trouxe para mim as primeiras imagens do Condado

Nas histórias de O Hobbit e em todas as Eras
Vi lendas serem fatos, e fatos tornarem lendas
Vagante não é vadio, e como Rei andou em sendas
E um verde é cada verde, seja em galhos ou relvas

Saber que vou rever Gandalf, o Mago Cinzento
É reencontrar um pai que há muito não se via
Omelete trouxe rápido como Gwaihir, a Águia-Vento
Que o Istari usará cachecol de élfico acabamento

Ori é o de lacinho, por sua mãe é adorado
Dwalin é velho guerreiro, troféu é sua cicatriz
Dori é o tesoureiro, com cabelo estranho arrumado
Bifur com machado na cabeça, não morre por um triz
Bombur é o mais gordo, com a barba está armado
Glóin é pai de Gimli, da Sociedade o mais torado.

Nori é o que tem a silhueta mas dramática
Balin será Senhor de Moria, e não tem bigode
Fili e Kili são moços, adoram uma sátira
Oin faz fogueira que espanta o frio do norte
Bofur tem chapéu esquisito, de sua forma simpática
Thorin é o mais nobre. Sua Orcrist ninguém pode

É dele que se intitula o nome dessa jornada
Hobbit Bilbo, baixinho e bem batoteiro
Hobbit bom, barão de seu próprio Bolsão
Hobbit Bolseiro, bravo companheiro não deixa na mão

Já diziam os Brandebuques
E falavam os Tûks
Omelete era como um Bolseiro:
- Traz surpresas o ano inteiro

Já cochichavam os Justas Correia
Os Bolgers, Pés-Peludos e Tolpeira
Omelete revela-se como um Gamgee:
Correm novidades em seu sangue

Já falavam os Bolseiros
Com ajuda dos Gamgees
Que o resto das famílias
Metidos! ''Não se engane!''

Mas sobre o Omelete eles estavam certos
Que concretizou seu sonho, indo do Condado à Desolação
E me fez acreditar que meu sonho está mais perto
E me fez ver a Terra-Média e ficar boquiaberto. ''



sem avatar Rodrigo (31/10/2012 21:13:05)   0 0
''A sede pela Terra-Média, toma conta do meu imaginário
Desde a Queda de Sauron e Adeus no élfico portuário
Então Omelete se fez Embaixador nesse cenário
E trouxe para mim as primeiras imagens do Condado

Nas histórias de O Hobbit e em todas as Eras
Vi lendas serem fatos, e fatos tornarem lendas
Vagante não é vadio, e como Rei andou em sendas
E um verde é cada verde, seja em galhos ou relvas

Saber que vou rever Gandalf, o Mago Cinzento
É reencontrar um pai que há muito não se via
Omelete trouxe rápido como Gwaihir, a Águia-Vento
Que o Istari usará cachecol de élfico acabamento

Ori é o de lacinho, por sua mãe é adorado
Dwalin é velho guerreiro, troféu é sua cicatriz
Dori é o tesoureiro, com cabelo estranho arrumado
Bifur com machado na cabeça, não morre por um triz
Bombur é o mais gordo, com a barba está armado
Glóin é pai de Gimli, da Sociedade o mais torado.

Nori é o que tem a silhueta mas dramática
Balin será Senhor de Moria, e não tem bigode
Fili e Kili são moços, adoram uma sátira
Oin faz fogueira que espanta o frio do norte
Bofur tem chapéu esquisito, de sua forma simpática
Thorin é o mais nobre. Sua Orcrist ninguém pode

É dele que se intitula o nome dessa jornada
Hobbit Bilbo, baixinho e bem batoteiro
Hobbit bom, barão de seu próprio Bolsão
Hobbit Bolseiro, bravo companheiro não deixa na mão

Já diziam os Brandebuques
E falavam os Tûks
Omelete era como um Bolseiro:
- Traz surpresas o ano inteiro

Já cochichavam os Justas Correia
Os Bolgers, Pés-Peludos e Tolpeira
Omelete revela-se como um Gamgee:
Correm novidades em seu sangue

Já falavam os Bolseiros
Com ajuda dos Gamgees
Que o resto das famílias
Metidos! ''Não se engane!''

Mas sobre o Omelete eles estavam certos
Que concretizou seu sonho, indo do Condado à Desolação
E me fez acreditar que meu sonho está mais perto
E me fez ver a Terra-Média e ficar boquiaberto. ''



sem avatar Rodrigo (31/10/2012 21:10:08)   0 0
''A sede pela Terra-Média, toma conta do meu imaginário
Desde a Queda de Sauron e Adeus no élfico portuário
Então Omelete se fez Embaixador nesse cenário
E trouxe para mim as primeiras imagens do Condado

Nas histórias de O Hobbit e em todas as Eras
Vi lendas serem fatos, e fatos tornarem lendas
Vagante não é vadio, e como Rei andou em sendas
E um verde é cada verde, seja em galhos ou relvas

Saber que vou rever Gandalf, o Mago Cinzento
É reencontrar um pai que há muito não se via
Omelete trouxe rápido como Gwaihir, a Águia-Vento
Que o Istari usará cachecol de élfico acabamento

Ori é o de lacinho, por sua mãe é adorado
Dwalin é velho guerreiro, troféu é sua cicatriz
Dori é o tesoureiro, com cabelo estranho arrumado
Bifur com machado na cabeça, não morre por um triz
Bombur é o mais gordo, com a barba está armado
Glóin é pai de Gimli, da Sociedade o mais torado.

Nori é o que tem a silhueta mas dramática
Balin será Senhor de Moria, e não tem bigode
Fili e Kili são moços, adoram uma sátira
Oin faz fogueira que espanta o frio do norte
Bofur tem chapéu esquisito, de sua forma simpática
Thorin é o mais nobre. Sua Orcrist ninguém pode

É dele que se intitula o nome dessa jornada
Hobbit Bilbo, baixinho e bem batoteiro
Hobbit bom, barão de seu próprio Bolsão
Hobbit Bolseiro, bravo companheiro não deixa na mão

Já diziam os Brandebuques
E falavam os Tûks
Omelete era como um Bolseiro:
- Traz surpresas o ano inteiro

Já cochichavam os Justas Correia
Os Bolgers, Pés-Peludos e Tolpeira
Omelete revela-se como um Gamgee:
Correm novidades em seu sangue

Já falavam os Bolseiros
Com ajuda dos Gamgees
Que o resto das famílias
Metidos! ''Não se engane!''

Mas sobre o Omelete eles estavam certos
Que concretizou seu sonho, indo do Condado à Desolação
E me fez acreditar que meu sonho está mais perto
E me fez ver a Terra-Média e ficar boquiaberto. ''



Igor Igor (30/10/2012 17:19:58)   239 0
O que seria interessante e ao mesmo tempo curioso é ver o Slow motion em 48 frames por segundo. Ficaria como se fosse 24 frames por segundo, ou seja, sem aquelas interrupções de imagem, como se o projetor estivesse com defeito.



sem avatar Monique (30/10/2012 15:17:54)   0 0
O que eu mais gostei da vizita ao set foi que novamente pude apreciar esse sentimento de superação, talento e paixão do elenco que transbordou pela tela na trilogia senhor dos anéis. O filme foi tão encantador que ao ver a versão estendida percebi qual era o segredo, a dedicação e o amor dos que dele vaziam parte. Essa vizita ao set só transpareceu mais isso. 10 anos se passaram, novas tecnologias surgiram e com elas novos desafios que pelo jeito estão sendo superados brilhantemente. É incrível como a adaptação e superação vêm de todos, desde os atores como Ian e Martin que evoluíram sua atuação com a câmera de movimento simultâneo, como a WETA e a equipe de maquiadores e designers com seu meticuloso trabalho em relação às câmeras RED Epic que revelam todos os detalhes, e é claro nosso querido e audacioso diretor Peter Jackson que se adaptou a dirigir um grande numero de pessoas em tela. Devido aos trailers e a esse artigo não tenho duvidas de que vai ser fantástico.
Omelete!!!!!! Adorei a matéria, não perdi uma vírgula e a cada frase que li aumentou minha ansiedade pelo filme.
Parabéns e muito sucesso, afinal como diria o elenco do filme...
A jornada continua...

(Rezando muito pra ganhar o mapa autografado pelo John Howe, que me da inspiração e coragem para continuar desenhando).



John Q. Public John Q. Public (29/10/2012 12:43:48)   1 0
Esperando ansiosamente.



jeová jeová (27/10/2012 20:14:50)   0 0
Parabéns pela matéria,estou ansioso pela
estréia e como sempre falo QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊS !!!



Thyago Roberto Thyago Roberto (27/10/2012 00:50:02)   727 0
Parabéns peo artigo, Omelete! Vocês sanaram todas as minhas dúvidas: antes eu pensava que a disputa entre Cloud Atlas e O Hobbit seria acirrada, mas, depois do relato de vocês, não tenho dúvidas: Hobbit ganha de lavada! Pobre Departamente de Efeitos e Maquiagem, o trabalho triplicou com esse filme.

Mais feliz fiquei quando falam que o tom vai ser mais alegre do que Lord Of The Rings, pois é prova que frisam e sabem a diferença entre as duas séries, por se passarem em épocas diferentes.

Acho que quem mais saiu satsfeito com tudo isso foi o Ian McKellen, que não precisa ser mais #foreveralone na hora de atuar, KKKKK

Parabéns, mais uma vez, Omelete, torçendo pelo próximo artico, mas, afinal, quem foi de vocês???

Se fosse eu, eu piraria, tentando cobrir e abraçar tudo de uma vez KKKKK

Flw.



Milena Milena (26/10/2012 23:29:13)   562 0
Cara que super produção, cada detalhe sendo minuciosamente feito e refeito.
Está prometendo ser incrível, muita expectativa!
Ah e parabéns pela matéria. Show!



Publicidade
Bernardo Bernardo (26/10/2012 22:18:14)   1 0
Gostei mais que nenhum de vocês tentou encontrar o Tom Bombadil!!
Parabéns pela mágica matéria a todos!
Obrigado



sem avatar Adler (26/10/2012 21:51:32)   4 1
O omelete alegria me traz
Dizendo para mim como O Hobbit se faz
Um grande filme com certeza será
Mas cabe a mim apenas esperar
O sucesso de O Senhor dos anéis eu gostei
E o Hobbit me traz essa emoção outra vez
Muito quero o mapa ganhar
Prometo os seus posts no facebook compartilhar
Deixo aqui minha esperança do prêmio merecer
Ou pelo menos um pouco da sua atenção receber
-Adler Fernandes-

Valeu omelete, amo vocês caras!



sem avatar Adler (26/10/2012 22:35:15)   4 0
Gostei muito da parte das filmagens em lugares diferentes.


Lucas Fernando Lucas Fernando (26/10/2012 21:33:11)   0 0
Achei muito interessante a parte da "slave motion cam" pra filmar os personagens atuando ao mesmo tempo em estúdios diferentes. Que capacidade e qualidade tem o ator, pra atuar sem interagir de fato com os demais personagens (só por som e imagem) e ainda assim conseguir fazer uma boa cena.
Resta agora tentar adivinhar qual a cena que Ian McKellen não estava "miserável".

Ancioso pelo filme, vai ser o bicho!
(E sim, eu quero o livro do sorteio!)



Marcelo Marcelo (26/10/2012 21:25:27)   13 1
Excelente matéria! Bom estar saboreando cada momento da produção dessa que será com certeza a maior experiência da cultura pop de todos os tempos.

"O roteiro foi retrabalhado ao longo das filmagens de forma a refletir as ideias e interpretações de cada ator e as vozes que encontraram para seus personagens."
ISSO se perderia em uma dublagem, infelizmente.(?)



Luke Luke (26/10/2012 15:50:32)   694 1
"Ao final, o consenso no set é que a trilogia O Hobbit será muito maior e mais impressionante do que O Senhor dos Anéis."

Visch.

\o/!



Dj Well Gonçalves Dj Well Gonçalves (26/10/2012 02:17:25)   5 0
Nossa! adorei a materia, li com toda atenção! c tivesse mais paginas, estaria lendo com todo carinho. parabens STEVE, fez um otimo trabalho nesta materia!
adorei as curiosidades da qual algumas eu não imaginava!



Poeta CICERO Poeta CICERO (26/10/2012 00:52:43)   296 2
ATENÇÃO!!!

Participem da CAMPANHA:

Dubladores originais do SENHOR dos ANEIS
em HOBBIT!!!

Milhares de fãs brasileiros estão pedindo
para não trocarem as vozes dos personagens
da TERRA-MÉDIA.

Ajude-nos...


Roberto Roberto (26/10/2012 01:59:26)   357 0
milhares de fãs?
sério mesmo?
e eu achando que FÃ de verdade assiste com som original, e não com dublagem porca.
até mesmo a da trilogia é nojenta, o Golum então é vomitante.
a dublagem mata uns 60% do filme, quero mais que nem saia dublado, e que se foda quem nao for assistir! kkkkkkkkkkkkkk

abs

Dj Well Gonçalves Dj Well Gonçalves (26/10/2012 02:15:21)   5 0
Eu quero facil sou fã de tolkien, gosto de filmes dublados! e gostaria muito que mudasse a equipe de dublagem!!!
como podemos protestar?

Poeta CICERO Poeta CICERO (27/10/2012 00:46:56)   296 0
Caro Roberto

Você é um cara egoísta!!!
Tem milhares de pessoas no Brasil que não
conseguem acompanhar a rapidez das legendas.
E fora o fato que existem crianças que ainda estão aprendendo a ler e analfabetos também.

O Brasil não é um país de POUCOS como nos, mas sim de MUITOS que não conseguiram ter chances na vida.

Eu graças a Deus, não me encaixo em nenhuma dessas categorias acima citadas.
Eu sou um fã da dublagem brasileira
e principalmente da dublagem desse filme
que marcou minha vida.

Caro DJ Well,

Eu não quero que TROQUEM a dublagem, ta LOuCO!!!

Eu quero manter os dubladores originais
do SENHOR dos ANEIS em HOBBIT.

Estou protestando enviando varias reclamações nos sites da Warner.




vitor vitor (25/10/2012 23:41:34)   22 0
Muito legal essa materia, poderia fazer bem mais



Flávio Flávio (25/10/2012 19:04:20)   21 0
ótima matéria!!!!! =D



Tyler Durden Tyler Durden (25/10/2012 18:58:27)   2888 -1
por que o del toro nao quis dirigir ?


Ivan Ivan (26/10/2012 11:05:34)   -416 0
Atrasos na produção.


Publicidade
Tyler Durden Tyler Durden (25/10/2012 18:40:22)   2888 -1
Quanto tempo duraram as filmes da primeira triologia "O Senhor Dos Anéis" ?


Roberto Roberto (26/10/2012 02:11:14)   357 1
voce quer saber a duração dos filmes, ou quer saber quanto tempo durou as filmagens?

as filmagens duraram 18 meses.

a duração de cada filme é:

A Sociedade do Anel - 178min
As Duas Torres - 179min
O Retorno do Rei - 201min

a versão extendida eu nao lembro ao certo, mas em cada filme tem no minimo mais 40min a mais, sendo que O Retorno do Rei tem aproximadamante 4h e 20min.
e já adianto que a versao extendida é excepcional, eu nunca mais vou conseguir ver a versao de cinema.

abs

Tyler Durden Tyler Durden (26/10/2012 08:06:43)   2888 -1
Obrigado roberto, queria saber quanto durou as filmagens e perguntei errado =D mas valeu por nao sabia que a versao extendida tinha tanto a mais assim.


Lih Lih (25/10/2012 18:10:07)   5 1
Não vejo a hora da estréia!



sem avatar O (25/10/2012 17:53:45)   145 0
Galerinha vocês podem me responder uma coisa, infelizmente e arrependidamente não assisti nenhum dos filmes da trilogia "Senhor dos Anéis" no cinema - pretendo ler os livros ano que vem, e não tive a oportunidade e tempo de ver os filmes por completo na TV. Sendo assim, estou contando os dias e dinheiro para estar na estreia do primeiro filme dessa futura trilogia épica- já que sou muito fã de Lewis e seus livros(que fora amigo de Tolkien), acredito que me identificarei muito com o universo "Tolkien". Somente estou com receio de não compreender o filme devido não ter assistido a trilogia anterior, algum de vocês que já leram os livros, poderiam me informar se terei esses problemas no filme, tais como não compreender, e assim não conseguir captar essa história maginífica?


larissa larissa (25/10/2012 18:29:59)   292 0
nenhum problema, O Hobbit é um livro com acontecimentos anteriores aos contados em LOTR
mas até o lançamento do filme dá tempo de assistir a trilogia.

Daniel Daniel (25/10/2012 19:58:44)   178 0
cara, cê tu não tiver tempo pra ler tudo, faz assim: assista os três filmes, depois leia O Hobbit e depois dá uma lida nos apêndices d'O Senhor dos Anéis (estão no final d'O Retorno do Rei) e no capítulo "Dos anéis de poder e da Terceira Era" d'O Silmarillion. cê vai chegar craque no assunto pros acontecimentos que eles vão abordar nessa nova trilogia.

sem avatar O (26/10/2012 10:00:26)   145 0
Obrigado galera!
Irei tentar assistir a trilogia antes do filme, mas só fiz a pergunta porque realmente estou sem tempo...
E o livro não tem geito, só ano que vem mesmo; novamente obrigado.

sem avatar O (26/10/2012 11:20:53)   145 0
jeito*


larissa larissa (25/10/2012 17:24:26)   292 1
impossível não se impressionar,e dar ainda mais valor ao filme quando se lê essas coisas..
tipo >> 'A minúcia no processo de fabricação das roupas incluiu preocupações como o artesanato dos anões: por terem os dedos largos e mãos gorduchas, eles são incapazes de pequenos detalhes de costura, então tudo teve que ser feito mais grosseiramente.'

coisa linda..pensar nesse tipo de detalhe só engrandece a obra final



Jefferson José Jefferson José (25/10/2012 16:48:03)   1530 3
O Omelete desossou com essa matéria, muito boa!
Eu era meio novo na época da trilogia do anel e felizmente vou presenciar a trilogia do Hobbit com todas as forças.
Esses filmes farão história assim como os outros fizeram!



sem avatar Diogo (25/10/2012 16:37:35)   4 3
Parabéns pela matéria. Sensacional. Vai ser incrível se eles conseguirem superar a trilogia do Senhor dos Anéis e mesmo que não consigam vai ser incrível também.

Apesar de eu gostar bastante do trabalho do Guilherme Dell Toro, não poderia estar mais feliz de ver o Peter Jackson no projeto. Graças a isto não teremos aqueles fãs chatos que iriam ficar disputando para ver quem é o melhor diretor.



rodrigo rodrigo (25/10/2012 16:13:56)   6 3
"Para Armitage imaginar a destruição que Smaug causou nas terras de seu povo, ele pensou em como seria se ele fosse um sobrevivente de Hiroshima."

Essa foi a curiosidade que mais me chamou atenção.



rodrigo rodrigo (25/10/2012 15:32:42)   32 2
Equipe Omelete!!!
Sensacional a matéria!!!
Meus sinceros parabéns!!



Carlos Carlos (25/10/2012 15:10:01)   632 2
Excelente matéria. Uma das melhores que já vi no Omelete. Ao mesmo tempo minuciosa e generalista, pegando vários ângulos, pontos de vista e setores da produção. Principalmente a partir de
50 COISAS SOBRE O HOBBIT - UMA JORNADA INESPERADA.

Parabéns Omelete!!



sem avatar DEMETRIUS (25/10/2012 14:57:26)   145 3
"Peter Jackson ficou muito relutante de assumir a direção de O Hobbit quando Guillermo del Toro deixou o cargo por causa do grupo de 13 anões, algo que o "aterrorizava". Mas ele mudou de ideia e hoje adora os desafios de dirigir tanta gente em tela, chamando-os de "a grande alegria do trabalho".
Eu não poderia estar mais grato por isso!



Publicidade
Gilberto Gilberto (25/10/2012 14:55:24)   311 2
Muito boa a matéria
Espero pelas entrevistas.

50 Dias para a estréia.



Raizo Raizo (25/10/2012 14:51:57)   160 2
Grande matéria.



Ale Marques Ale Marques (25/10/2012 14:49:00)   602 3
fantástico! não vejo a hora de assistir esse filme na telona.



Tiago de Lima Castro Tiago de Lima Castro (25/10/2012 14:36:25)   155 2
Engraçado que a questão dos pés dos hobbits, o Peter Jackson comenta em um dos extra da Sociedade do Anel que ele se arrepende de ter feito os atores ficarem tanto tempo de maquiando, que gostaria que esse processo fosse mais simples, e ele conseguiu pelo jeito.




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.