47

Homem de Ferro | Bob Layton diz que não quer mais trabalhar com a Marvel

"A editora só está pensando em dinheiro"

Érico Assis
28 de Novembro de 2011

Homem de Ferro

Bob Layton é um dos autores que ficou associado aos quadrinhos do Homem de Ferro na Marvel Comics. Junto a David Michelinie, ele co-escreveu e arte-finalizou períodos clássicos da série do herói nos anos 70 e 80. Na última década, retomou a parceria com o colega e o personagem para projetos especiais.

Mas acabou seu último projeto. Em uma postagem no Facebook, Layton diz que está insatisfeito com a última minissérie em que trabalhou, Iron Man Forever, e que a Marvel anda pensando demais em dinheiro e menos em HQs de qualidade desde que virou subsidiária da Disney.

"Me pareceu que ficar lançando um número infinito de minisséries de concepção fraca para conseguir bons gráficos de vendas virou a força motriz da Marvel/Mickey. Confesso que esta última minissérie do Homem de Ferro não é nem um pouco parecida com o que eu e David Michelinie pretendíamos. Putz, tivemos duas equipes editoriais e levou mais de um ano para fazer estas quatro míseras edições chegarem à porcaria que são. A história foi aprovada e editada por um comitê sem rosto, aí passou pelo departamento de vendas para ser aprovada. Departamento de vendas? Sério?", escreve Layton.

"Por mais que eu adore o Homem de Ferro (e todos os meus fãs pelo mundo), sinto que é impossível fazer o tipo de história que vocês esperam de mim nesta situação."

O escritor e arte-finalista ainda diz que, para chegar a esta opinião, recebeu conselhos do ator Edward James Olmos durante um jantar. "Quando falei da minha frustração com o que acontece na Marvel, ele se aproximou e disse: 'O que mais uma maldita minissérie do Homem de Ferro vai fazer pelo seu legado de 35 anos?'. Eu percebi que ele estava certo."

Leia mais sobre Homem de Ferro
Leia mais sobre Marvel Comics


Compartilhar

Comentários (47)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Junior Junior (02/12/2011 08:00:54)   18 0
Larguei a Marvel a mais de um ano. E não me arrependo. Só não largo a DC de vez por que tem varios personagens que curto muito (na concorrente só gostava do Homem-Aranha que cagaram e dos X-men que depois da dupla Fraction/Land não me desceu mais).



Paladino Paladino (29/11/2011 22:13:31)   155 0
Caraca, palavras fortes vindo de alguem de dentro da Marvel, vamos torcer por tempos melhores na casa das ideias!!!

Pena que atualmente os figuroes so querem grana, grana, grana!!!



Zé da Fiel Zé da Fiel (29/11/2011 22:10:40)   0 0
Mas o mundo é só dinheiro mesmo (x2)



marcelo marcelo (28/11/2011 20:03:19)   -9 0
a tá? agora é a disney do ratinho narigudo que é a grande culpada, o homem de ferro sempre foi e sempre será o maior herói da terra para mim, mas devo dizer que a senhorita marvel já vem dando cagadas com o blindado há quatrocentos anos, com inúmeras armaduras (como esta aí amostra)pô é tanta armadura já feita que o stark deve dizer assim, preciso enfrentar o dínamo escarlate e com qual armadura eu vou ? e até hoje o homem de ferro tem inimigos abaixo da média, até um dragão de cueca ele tem ?



Gustavo A. Gustavo A. (28/11/2011 19:16:55)   13 3
Lembro bem da fase do Homem de Ferro com o Bob Layton. Ótimas histórias, ficaram na lembrança. E além de escrever bem o cara é ótimo na arte também. Vale a pena procurar.



Mr.Natural Mr.Natural (28/11/2011 17:38:49)   640 2
o mundo do "marketing e departamento de vendas" e podre mesmo,fora o ego de editor que quer ser maior que o personagem.



elias elias (28/11/2011 17:28:31)   8 2
pois é ,eis aí a famosa "faca de dois legumes':
para que os quadrinhos voltem a ter uma certa qualidade nos roteiros e desenhos é preciso que os filmes baseados em hqs fracassem nas bilheterias.
e a longo prazo isso parece improvável já que nos proximos dois anos teremos pelo menos quatro super produções, a mais esperada(por mim) Os Vingadores deverá ser sucesso, e se for ,o mais certo é que façam uma liga da justiça.
enquanto isso os quadrinhos de super-herois caminham para seu fim.
triste...



Alerson Alerson (28/11/2011 14:31:14)   382 4
E me negativaram uma vez quando disse que a Disney era a mais interesseira dos estúdios...essa busca por lucro respingou até na Marvel agora.


sem avatar Felipe (29/11/2011 12:04:12)   14 0
Acho fácil jogar a culpa na Disney agora. A Marvel vem avacalhando suas histórias há no mínimo uma década, com uma porrada de séries paralelas e desnecessárias, crossovers horrorosos, enredos pífios que beiram o ridículo e reformulações que insultam até mesmo os mais fanáticos fãs de quadrinhos que existem. Os executivos da Disney visam o lucro tanto quanto os da Marvel, da DC ou qualquer outra empresa de grande porte, e essa busca por números cada vez maiores é inversamente proporcional à qualidade oferecida.

Lucas Lucas (29/11/2011 13:44:50)   339 0
Será mesmo que a Marvel estava tão ruim assim antes da Disney comprá-la? Que eu me lembre a década de 90 não foi uma década boa nem pra Marvel nem pra DC. Já no começo do século XXI a Marvel lança de cara uma revista que se tornou um clássico instantâneo: Os Supremos. Também houve a estréia do Justiceiro do Ennis, o Ultiverso(que até a chegada do Loeb era fodão demais), os X-Men do Morrison... Se não curte essa fase da Marvel, beleza. Mas desprezar falando que é tudo coisa péssima, é sacanagem.

Quanto ao lucro, eu também acho que uma empresa ficar sem lucratividade é sacanagem. Por mim, a Marvel pode ter 100 títulos, assim como a DC ou qualquer outra, mas dos 100 pelo menos 70 títulos tem que ser bem escritos.


Lucas Lucas (28/11/2011 13:50:46)   339 1
Enquanto isso na Marvel Todos Chupa!



Remdiel Remdiel (28/11/2011 13:21:55)   391 2
Bundas foram chutadas.



Publicidade
Leonardo Leonardo (28/11/2011 13:17:24)   -7 1
Um grande problema hoje com a execução de tarefas é que quem senta na cadeira e lê um briething se tornou cada vez mais um operador, tendo q se preocupar sempre com os prazos dos ótimos planejadores q decidiram fazer um mba qualquer e colocar regra na criatividade, isso de um modo geral!



sem avatar sandro (28/11/2011 12:55:05)   -30 -2
A Disney tá mais do que certa, quadrinhos é uma mídia falida, a Marvel e a DC sabem disso e a Disney é muito bem sucedida nos seus negócios, eles querem primeiro obter lucro para recuperar o que investiram e isto é mais do que certo. Em relação a qualidade, os filmes e desenhos Disney estão entre os melhores do mundo isso ninguém pode negar. Tem sempre alguém pra reclamar.


Roberto Roberto (28/11/2011 19:06:05)   118 0
cara, você tem certeza mesmo de que a disney produziu grandes filmes e desenhos nos últimos tempos?
amigo, faz decadas que os estúdios disney não fazem nada que preste, nada que chegue aos pés do que um dia a Disney já foi.
quem anda salvando na área de anições na disney é a Pixar Animation, a empresa do mickey só distribui.
que essa empresa é mercenária, isso é velho, só não via quem não queria, aja visto os processos de plágio que a empresa recebeu ao longo dos anos, o mais vergonhoso de todos na minha opinião é o do Rei Leão (leia-se Kimba o Rei Leão).
o mercado de quadrinhos está ruim por conta do material meia boca que vem saindo, eu não culpo os filmes,, tão pouco a mídia digital.
veja o japão por exemplo, é um pais tecnológico por natureza, mas ainda mantém as vendas das historias em papel (mangás), com números astronômicos se comparados aos outros países.
eis os mais vendidos entre 14 e 20 de novembro para se ter uma ideia:

*1, 159,659 *,358,083 REAL vol.11
*2, 145,343 2,652,700 One Piece vol.64
*3, 130,536 *,130,536 Skip Beat! vol.29
*4, 117,007 *,117,007 Mahou Sensei Negima! vol.36
*5, *76,597 *,*76,597 GTO: Shonan 14 Days vol.9

One Piece já ultrapassou 3 milhões no volume 64, e está a mais de 10 anos sendo publicado.
concordo que isso se deve muito ao fato da cultura japonesa ser diferente, mas creio que o motivo principal desses hq's/mangas venderem tanto, é a qualidade!
o que me afasta de um hq é a má qualidade do conjunto que o constroi, e convenhamos que isso está se tornando lugar comum nos quadrinhos das duas gigantes americanas, sendo que a DC parece estar se dando bem com o "reset" que está promovendo.
bom, já estou me estendendo demais. rs
o Sr Bob está certo em seu desabafo, é muita falta de consideração com um profissional o que a disney está fazendo.

abraços!

sem avatar Pablo (29/11/2011 08:22:32)   7 1
Detalhe, eles antes de publicarem o volume completo, publicam capitulo por capitulo semanalmente, pra vc ver o tanto q não é falido o manga, se fosse pensar assim, o livro seria algo falido, e não é, na verdade é fonte de inspiração pra muitos filmes...


ChloMoLover ChloMoLover (28/11/2011 12:48:37)   -200 2
Todo mundo que fala essa verdade aqui é negativado, mas quando aparece uma notícia de um empregado de lá falando isso vocês apoiam.

Vai entender...

Enfim, não falou nada mais que a verdade.



sem avatar GOMERTO (28/11/2011 12:11:07)   -174 0
ATE QUE ENFIM UM EMPREGADO DA MARVEL SE REBELOU CONTRA a infantilidade que a dysney causou ao comprar a marvel e infantilizar os super herois para incrporalos ao seu puclico infantil,,,este filme dos vingadores vai ser uma comedia para criança e adolescente ficarem rindo de piadas e cliches sem graça...


sem avatar Marcos (28/11/2011 13:19:27)   137 0
Um? Só sum?
Tem gente descendo o cacete na Marvel e na DC toda semana.
É mais do que óbvio que grandes corporações só se preocupam com lucro para seus acionistas.
E isso afeta a criatividade? Dãããã! Claro que sim.
É por isso que tanta gente está aproveitando o filão aberto da internet e da queda dos custos de impressão para lançar seus projetos autorais.
Já está mais do que claro que quem quer fazer "quadrinho de autor" tem que sair das grandes editoras. Aliás, a Image não surgiu à toa nos anos 90.


Rogue Rogue (28/11/2011 11:29:35)   594 1
Antigamente eu não ia com a cara do Facebook mas percebi que o site é um ótimo meio de.... Desabafo!
Boa, Bob!



Valter Valter (28/11/2011 11:23:28)   7 0
tss tss já trabalhei com Disney é o processo padrão deles.Pelo que eu li a mesma forma q usam para publicidade serve para a parte criativa rss.....foda.. tem coisa q não funciona assim



Lady Octarina Lady Octarina (28/11/2011 10:58:39)   514 2
Todos sabíamos que algo de ruim aconteceria quando foi anunciado que a Marvel seria comprada pela Disney. O trágico é que, enquanto todos acharam que o pior que aconteceria seria a infantilização de histórias e personagens e coisas do gênero (e muitos ainda acreditam que as histórias para adultos deixaram de ser prioridade, principalmente após o cancelamento de Punisher Max), deixamos de perceber que o real perigo era que a Casa das Ideias deixasse de fazer jus ao título para adentrar cada vez mais numa lógica de mercado. O que não deveria nos surpreender; eis o mundo atual...


Rogue Rogue (28/11/2011 11:37:22)   594 3
Como diria o Coronel Nascimento: "Maldito sistema!" xD

Willian Willian (28/11/2011 13:39:04)   54 1
Perfeito o seu comentário, desde de o começo dessa transição da Marvel para a Disney algo já começava a feder. Tá aí o resultado. Lamentável uma editora da grandeza da Marvel hoje em dia tendo que ter suas idéias aprovadas por um comitê de imbecis burocratas para que suas HQs sejam publicadas.

sem avatar Bruno (28/11/2011 17:26:45)   12 2
Mesma coisa aconteceu com a Pixar, ela foi forçada a fazer continuações que não queria e acabo saindo Carros 2 =/, os projetos da pixar originais como Wall-e e Toy Story são muito bons, quando Toy Story acabou eu fiquei feliz que tudo tive-se acabado bem, mais com essas cagadas em prol do lucro já estou vendo eles começarem a ferrar toda a magia do negócio para obter o maximo que elas podem dár =/ triste...


RicardoTR RicardoTR (28/11/2011 10:17:43)   224 2
"A editora só está pensando em dinheiro", infelizmente isso é algo que os leitores já sabem faz tempo!
Eu sei que a Marvel/Disney é uma empresa e, portanto quer ver lucro, mas não custa nada se esforçar um pouco mais!
Seria bom voltar a colecionar revistas mensais!




Robson Robson (28/11/2011 10:38:41)   65 0
Concordo com você. Não é problema nenhum, uma empresa visar lucros. O problema é quando ela quer lucrar com porcarias.

Bruno Bruno (28/11/2011 11:32:12)   19 0
E o mais bizarro é a visão míope de curto prazo. Cara!!! Se você só está pensando em lucro, mais um motivo pra fazer material de qualidade!! Onde está o lucro em perder leitores???


Filipe Filipe (28/11/2011 10:07:02)   405 1
Uma hora isso vai mudar e as historias mensais vão ganha a atenção que merecem.



sem avatar Igor (28/11/2011 09:22:20)   20 2
Justiça seja feita, a Marvel ainda faz algumas coisas muito boas, especialmente quando nos afastamos dos personagens mais MAINSTREAM

A série da X-Force (Dark Angel Saga especialmente) é uma das melhores coisas que ja li nos ultimos anos ...

A série de X-23 + Gambit da Marjorie Liu estava excelente tambem

E estou curtindo tudo o que tem sido escrito para Norman Osborn

(SPOILERS A FRENTE - SPOILERS A FRENTE)

.... desde sua fuga da prisao, os novos vingadores sombrios, etc

O foda são os personagens mais famosos, tipo o Aranha. Cagaram legal esses caras...





Publicidade
Lauro Lauro (28/11/2011 08:56:41)   2535 5
Layton foi muito corajoso ao declarar essas coisas...

Impressionante como vemos que o pessoal da "velha guarda" tem criticado abertamente cada vez mais, não apenas a Marvel, mas a DC também.


Dark Dark (28/11/2011 10:15:26)   617 2
Moore que o diga


Emissário Emissário (28/11/2011 07:56:37)   177 2
Muita porcaria está sendo escrita e lançada pela marvel antes mesmo da Disney virar dona dela, é só se lembrar do Aranha e seu pacto com mefisto.

É não é de hoje, que todo leitor precisa peneirar pra encontrar historias boas no meio de tanto gibi tosco lançado mensalmente (seja da Marvel ou da DC).



Felipe Felipe (28/11/2011 07:49:51)   62 3
Já faz anos que deixei de comprar quadrinhos de Dc/Marvel por motivos de qualidade de histórias...

Pelo visto, não voltarei a comprar tão cedo.



Vinícius Vinícius (28/11/2011 03:07:05)   28 -2
O futuro são caras brilhantes abrindo selos próprios, com heróis e histórias de qualidade artesanal e espetacular sendo lançadas em edições com baixo número de cópias, fazendo frente com as grandes publicações de editoras grandes... e então essas mesmas editoras grandes compram esses heróis, contratam a molecada que trabalha pros velhões, e o ciclo se repete.


sem avatar César (28/11/2011 06:18:31)   -3 0
Se você for pensar e lembrar dos primórdios, verá q isso já é uma tendência sexagenária. Pois, o Super, capitão Marvel e os borrachudos da DC, eram independentes q chamaram a atenção das,então , grandes.


José José (28/11/2011 00:47:24)   31 1
Eu entendo o lado da Disney colegas:
"Just business!" Querem muitos lucros com poucos riscos!

Duro é saber que vão sempre "engolir" novos talentos, mantendo o cenário estagnado.



sem avatar joão carlos (28/11/2011 00:43:19)   25 0
Engraçado Bob Layton falar isso, mas ele precisa ver que Marvel e DC SÃO empresas, e precisam de vendas e dinheiro para pagar seus contratados e dar estrutura pra que eles possam trabalhar.

Outra coisa, o mercado continua caindo por conta de excesso de material no mercado e geralmente de qualidade questionável,pra não dizer PORCARIA FEITA ÀS PRESSAS.Antes Marvel e DC tinham mais ou menos uns 10, se muto 15 titulos no mercado, hj só franquia mutante tem quase isso, Batman idem , LV umas 4....Então, Bob, vamos parar de romantismo e sermos mais criativos.



Rafa Rafa (28/11/2011 00:28:56)   7 2
mas o mundo é só dinheiro mesmo. A dc tbm só visa o lucro, e faz anos q não vejo uma historia de qualidade nas hq´s. Sinto dizer, mas hj em dia qualidade mesmo está apenas nas hq´s alternativas. Foi bom por um lado a disney comprar a marvel, por causa dos filmes. por outro lado as hq´s ficaram um lixo!!!




None